Página inicial
>
Igreja in Pedrógão Pequeno, Castelo Branco
> Monte Nossa Senhora da Confiança Análise
Monte Nossa Senhora da Confiança
Igreja em Pedrógão Pequeno, Castelo BrancoAvaliações: 7 | Classificação geral: Perfeito
Excelente | |
bom | |
Médio | |
Mau | |
Terrível |
Pedrógão Pequeno, Portugal
Avaliações

06/14/2020





Um espaço com uma vista nos seus 360 graus. Revela a beleza do espaço envolvente

06/14/2020





É difícil encontrar palavras para descrever a grandiosidade deste local. A vista é de cortar a respiração, pode-se observar Pedrogão Grande, Pedrogão Pequeno, Barragem do Cabril e o Rio Zêzere. Portugal é um país de paisagens de invejável beleza.

06/14/2020





Situada no topo do monte de Nossa Senhora da Confiança, esta capela foi mandada construir pela família Conceição e Silva, oriunda de Pedrógão Pequeno, no ano de 1902 (projecto do arquitecto Ruynant), sob as ruínas de uma outra mais antiga. Reza a lenda que esta capela mais antiga foi construída no século XIII, por um nobre cavaleiro que, estando nesse tempo sob prisão e a caminho de Coimbra, pernoitou numa cela da cadeia de Pedrógão Pequeno, situada nas imediações da Capela de Santo António. Este fidalgo alegava ser vítima de intrigas na Corte. Durante a noite, resolveu rezar, suplicando à Virgem Maria a protecção e confiança na sua inocência; assim, olhando para o monte em frente, teve a visão do aparecimento entre estrelas da imagem de Nossa Senhora. Nesse momento, prometeu ali mandar construir uma ermida a que, após a sua absolvição, deu cumprimento, sob a invocação de Nossa Senhora da Confiança.
A atual capela possui linhas simples e é composta por uma só nave, com coro, sobre a entrada principal. Os seus altares são de grande valor pela sua talha antiga, a qual pertenceu ao antigo Convento de Santo António da Sertã. Nos altares, estão representados São Jorge, São Francisco de Assis e Nossa Senhora da Confiança (altar-mor).
No teto, podemos observar a pintura de um brasão partido, tendo de um dos lados as antigas armas de Pedrógão Pequeno, uma águia sobre um vale onde corre um rio, e do outro o A e M de Avé Maria sobrepostos em monograma.
Nesta capela tem lugar, anualmente, uma das romarias mais antigas e concorridas da região, entre os dias 7 e 9 de setembro.
No espaço envolvente existem vestígios de um castro da Idade do Bronze Final e do Ferro.
Activar - Associação de Cooperação da Lousã
::
Minisom de Ilhavo, na MultiOpticas (temporariamente encerrado)
::
SUCH - Common Use Service of Hospitals
::
IPDJ - VISEU
::
HART - Human Aid Robotic Technologies

09/14/2019





Festa religiosa em espaço com condições e bastante amplo.

09/14/2019





Local aprazível e com ótimas vistas

06/14/2018





Palco de eventos e companheirismo único

06/14/2017





Vistas panorâmicas sobre a barragem e albufeira do Cabril