Página inicial
>
hospital in Porto, Porto
> Hospital Santo António: Edifício Neoclássico Análise
R. Prof. Vicente José de Carvalho 37, 4050-366 Porto, Portugal
Avaliações

06/14/2020





I was received with courtesy and processed very efficiently through triage and radiography (suspected broken foot) and discharged with treatment and good advice. I am very grateful.

03/14/2020





Sou acompanhada à vários anos, e só tenho a dizer bem, um dos melhores Hospitais do Norte

03/14/2020





O Hospital Geral de Santo António (HGSA), antigamente Hospital Real de Santo António, localiza-se na antiga freguesia de Miragaia, na cidade e distrito do Porto, em Portugal, que integra o Centro Hospitalar e Universitário do Porto.
Hospital geral, central e universitário, é responsável pelo ensino do Mestrado Integrado em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto. Apesar de instalado em um edifício de grande valor histórico e arquitetónico, é um hospital moderno e bem equipado do país, sendo uma referência de qualidade na prestação de cuidados de saúde.
Começado a construir em 15 de julho de 1770 em terrenos vagos, na época, nos arrabaldes da cidade, o Hospital de Santo António é o mais palladiano dos edifícios portugueses, projeto do arquiteto inglês John Carr. Desenvolve-se em vários andares, de modo sóbrio, simples e simétrico, mas com volumes bem definidos animando a superfície. Possui arcada e aparelho no piso térreo, formando um embasamento. Corpo central com colunas, simulando um templo clássico, ladeado por vários corpos que avançam e recuam até aos torreões nas esquinas. O primeiro piso é recuado, possuindo varanda e balaustrada, lateralmente ao corpo central, com várias portas coroadas por frontões triangulares e curvos. A decoração é muito resumida, limitando-se a algumas (poucas) esculturas, urnas e elementos arquitetónicos clássicos.
O edifício do Hospital de Santo António está classificado desde 1910 como Monumento Nacional.
Hospital de Amarante
::
Hospital Melo
::
Hospital de São Martinho
::
Hospital da Ordem de São Francisco
::
Unidade Hospitalar de Famalicão (Centro Hospitalar do Médio Ave, EPE)

09/14/2019





Edifício neoclássico o Hospital de Santo Antônio, classificado como monumento Nacional de inorme importância patrimonial, é um ex libris da Cidade do Porto e seu hospital mais representativo, sendo o primeiro a ser construído para fazer face à população da Invicta, que no século passado foi infestada com várias epidemias como resultado da falta de infraestruturas existentes originando várias doenças infecciosas.

06/14/2018





Só tenho agradecer a todos que me acolheram Médicos,enfermeiros e todos os auxiliares nota 100.
Excelente serviço Profissionais de grande entrega.

06/14/2018





Hospital público situado no coração da cidade invicta.

06/14/2018





Jolie établissement et très bon docteur

06/14/2018





Dos melhores hospitais do país. Serviço público de qualidade.

06/14/2018





Enfermarias arejadas e pessoal médico, enfermagem e auxiliares competentes, acolhedores e eficientes.

06/14/2018





O Hospital Geral de Santo António (HGSA) MHM, antigamente Hospital Real de Santo António, localiza-se na antiga freguesia de Miragaia, na cidade e distrito do Porto, em Portugal.
Hospital geral, central e universitário, é responsável pelo ensino do Mestrado Integrado em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto. Apesar de instalado em um edifício de grande valor histórico e arquitectónico, é um dos mais modernos e equipados hospitais do país, sendo uma referência de qualidade na prestação de cuidados de saúde.
Começado a construir em 15 de Julho de 1770 em terrenos vagos, na época, nos arrabaldes da cidade, o Hospital de Santo António é o mais palladiano dos edifícios portugueses, projecto do arquiteto inglês John Carr. Desenvolve-se em vários andares, de modo sóbrio, simples e simétrico, mas com volumes bem definidos animando a superfície. Possui arcada e aparelho no piso térreo, formando um embasamento. Corpo central com colunas, simulando um templo clássico, ladeado por vários corpos que avançam e recuam até aos torreões nas esquinas. O primeiro piso é recuado, possuindo varanda e balaustrada, lateralmente ao corpo central, com várias portas coroadas por frontões triangulares e curvos. A decoração é muito resumida, limitando-se a algumas (poucas) esculturas, urnas e elementos arquitectónicos clássicos.
O edifício do Hospital de Santo António está classificado desde 1910 como Monumento Nacional.
Fonte: Wikipedia