Página inicial
>
Igreja católica in Balazar, Braga
> Igreja de Santa Maria Madalena Análise
Igreja de Santa Maria Madalena
Igreja Católica em Balazar, Braga
Avaliações: 30 | Classificação geral: Perfeito
Excelente | |
bom | |
Médio | |
Mau | |
Terrível |
Braga, Portugal
Avaliações

06/14/2020





A Igreja de Santa Maria Madalena, também conhecida como Igreja da Falperra, é uma igreja que foi construída com o propósito de santuário. Situada na serra da Falperra, nos arredores da cidade de Braga, Portugal. A igreja situa-se na fronteira entre a freguesia de Nogueira e de Santa Cristina de Longos, esta já pertencente ao concelho de Guimarães.
A igreja foi construída no século XVIII, com projecto do arquitecto André Soares, por iniciativa do arcebispo D. Rodrigo de Moura Telles.
É um exemplar da arquitectura religiosa Barroca.
O interior está revestido de azulejos do século XVIII do ceramista Policarpo de Oliveira Bernardes.
Em abril de 2016, a Direcção Geral do Património Cultural publicou o projecto de decisão relativo à classificação do Santuário de Santa Maria Madalena da Falperra como Monumento Nacional.
O acesso tradicional dos romeiros ao recinto da igreja é feito pelas laterais, através de uma longa alameda pedonal em declive (Avenida da Madalena) que põe em relação com o templo várias outras construções religiosas. Do lado NE, o ponto de partida é constituído pelo cruzeiro e também uma pequena capela-oratório; a SO, a alameda inicia-se no terreiro defronte da capela de Santo António e do antigo convento do Varatojo (hoje uma unidade hoteleira), abrindo também em sentido oposto até à capela de Santa Marta do Leão (assim denominada por causa da Fonte do Leão erigida na vizinhança). Nos patamares superiores do monte (sentido SSO), localiza-se a capela de Santa Marta das Cortiças e a homónima Estação arqueológica.
Em 3 de novembro de 2016, o Conselho de Ministros aprovou a classificação do Santuário de Santa Maria Madalena da Falperra como monumento nacional. A classificação baseia-se no entendimento governamental de que aquele complexo é “um monumento com elevado interesse histórico e religioso, ao que acresce o seu valor estético, técnico e material intrínseco, a sua concepção arquitectónica, urbanística e paisagística, bem como a sua importância em termos de memória colectiva”.

06/14/2020





Localizado num lugar com uma vista privilegiada.

06/14/2020





Esta capela pertence a freguesia de Longos,de Guimarães
Church of São Lázaro
::
Church of Saint Adrian
::
Church of the Santa Casa da Misericórdia
::
Parish Church of Antas
::
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

06/14/2020





Muito Bonita. Local belo também

06/14/2020





Como católico acho muito bonita a igreja

06/14/2020





Muito bonita e lindas vistas

06/14/2020





Revitalização necessária, casas de banho não há... Bonito sítio, poderia ser melhor

06/14/2020





Por fuera a mí me gusta, por dentro no la pude ver, esta cerrada.

06/14/2020





A Igreja não estava aberta a visitação. Falta identificação sobre acesso de carros. A vista é mesmo bela. A Igreja apesar de fechada, possui a fachada bem rica de detalhes e de história.

06/14/2020





Não estava aberta a visitação, o acesso através de viatura é possível mas não esta claramente identificado no mapa, mas vale muito a subida dos degraus para admirar, bom local para fazer um descanso da correria.

06/14/2020





Muito bonita! Vale a pena visitar.

06/14/2020





Bem localizado.
Na extremidade de Guimarães, com uma vista magnífica da cidade de Braga.

06/14/2020





Um belo exemplar do rococó português!

06/14/2020





Muito bonita por fora, porém sem casa de banho

06/14/2020





De dia é lindo... À noite belíssima,

06/14/2020





Igreja lindíssima! A talha dourada foi desenhada pelo mestre André Soares e executada por Jacinto da Silva (retábulo-mor de 1763 e retábulos colaterais de 1766).

06/14/2020





Uma igreja que pouco conhecem mas muito bonita e com uma grande visita.

06/14/2020





Preciosa referencia al estilo manuelino portugués

02/14/2020





A igreja de Santa Madalena da Falperra, está localizada no ponto mais alto da Serra da Falperra. Ali se identifica como uma série de outros santuários, como o Bom Jesus, o Sameiro e o de Santa Marta das Cortiças. A Capela ou Igreja de Santa Madalena da Falperra também é denominado como santuário de Santa Maria Madalena da Falperra e que durante o Arcebispado de D. Diogo de Sousa se realizaram obras numa Capela ali existente da época medieval. Estas obras abrangeram uma pintura no templo e a execução do retábulo. Na centúria de seiscentos viria a sofrer outra campanha de obras, em que os retábulos tiveram o douramento. Em 1693 não satisfeita com a Capela de então a Irmandade de Santa Maria Madalena de Falperra decidiu reconstruir o templo num Lugar mais salubre e que sobretudo fosse mais visível desde a cidade de Braga. Ainda no final deste século foi projetada sobre a planta um losango desconhecendo-se totalmente o seu autor. Na centúria seguinte a irmandade mandou fazer uma nova fachada sendo também o autor do retábulo principal e da escadaria. Este conjunto da Falperra acaba por se tornar numa das obras mais notáveis do arquiteto, que marca a introdução do rococó na arquitetura Bracarense.

02/14/2020





Capela lindíssima apesar de mal cuidada

12/14/2019





Histórico,único e lindo de morrer.

12/14/2019





Edifício muito bonito e histórico, apesar de mal tratado seu arredor, mas vale a pena visita esta Capela que está classificada como monumento histórico desde 2017 e separa os concelhos de Braga e de Guimarães, construída em estilo rococó e dedicada a Santa Maria Madalena. Sendo referênciada anterior a meados do século XVI sofreu uma alteração no século XVII que lhe dá a atual imagem sendo o arquiteto responsável por essa intervenção nada mais que André Soares.

08/14/2019





Inserida numa montanha muito embelematica por vários motivos um deles os desportos automobilísticos, com vistas para cidade de Braga. existe um restaurante perto muito bom dona Júlia recomendado.

07/14/2019





É uma pena estar a entrar em degradação acelerada.

07/14/2019





Sitio lindo mas a precisar de mais atenção pois encontra se pouco degradado

06/14/2018





Monumento muito Bonito, com vistas fantásticas da cidade de Braga. No entanto, como é tradição neste país, está fechada ao fim de semana. É pena, porque Vale bem a visita!

06/14/2018





Fachada preciosa, pero interior no pudimos visitar por estar cerrada. Buenas vistas de Braga desde este lugar.

06/14/2018





Bonita. O exterior está muito desmazelado. O interior não se vê, suponho que só nos dias de culto.

06/14/2017





Arquitectura e paisagem sobre Braga

06/14/2016





Muito bonita. Bela vista sobre a cidade de Braga.