Página inicial
>
Igreja in Azurara, Porto
> Church of Santa Maria de Azurara Análise
R. Nossa Sra. da Conceição 72, 4480-171 Azurara, Portugal
Avaliações

06/14/2020





Fantástica. Pena estar encerrada...

06/14/2020





Igreja bem conservada muito bonita.

06/14/2020





Tesoro oculto camino a Vila do Conde...hermosa iglesia del siglo XVI
Igreja Paroquial de Gulpilhares
::
Church of São Mateus
::
Igreja Evangélica Aliança Missionária das Nações Church
::
Church of the Third Order
::
Universal Church of the Kingdom of God

06/14/2020





Igreja onde cresci. É linda... Antiga economia história

03/14/2020





Lugar muito bonito e com vista para o mar.... Lindo para relaxar nun dia de sol.... Construção com mais de 500 anos um verdadeiro monumento. Merece ser visitado uma vez

02/14/2020





Da terra onde nasci. Nela fui batizado, fiz as comunhões e o Crisma e tudo o mais. Com a ajuda de Meu Padrinho, Dr. Ruiz, estudei-a como monumento. D. Manuel I autorizou e foi a população quem a custeou e dedicou à Mãe do Céu, Santa Maria (a nova). Vale a pena visitá-la desde que aberta.

09/14/2019





A Igreja de Santa Maria de Azurara ou Igreja Matriz de Azurara ou Igreja de Azurara (séc. XVI-XVII) é um templo católico localizado em Azurara, concelho de Vila do Conde, distrito do Porto, Portugal; encontra-se classificada como Monumento Nacional (Decreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910).
A construção da igreja ter-se-á iniciado cerca de 1502, na sequência da autorização de D. Manuel I para se edificar uma nova igreja paroquial em Azurara em substituição da pequena Capela de Nossa Senhora da Apresentação; dessa edificação original sobrevive a imagem da Virgem integrada num nicho na parte superior do Portal. No essencial a construção terminou c. 1522, com a conclusão da capela-mor; a torre sineira é posterior, datando do final do século XVII.
A estrutura exterior das naves é rematada por uma fiada de ameias e a cabeceira encontra-se flanqueada por quatro contrafortes. O edifício caracteriza-se por algum ecletismo estilístico, com estrutura manuelina de grande sobriedade. O portal principal foi decorado com motivos de grotesco (este conjunto de linguagem ao romano derivou dos modelos que a partir das primeiras décadas do século XVI alastraram a todo o Noroeste português).
O interior é composto por três naves de cinco tramos marcados por arcos de volta perfeita, suportados por pilares lavrados com motivos vegetalistas. A capela-mor, executada por mestre Gonçalo Lopes, é coberta por uma abóbada de nervuras de gosto manuelino. Destaque-se ainda o revestimento azulejar da cabeceira, datado do século XVIII e proveniente da oficina de António Rifarto. Os altares das naves laterais integram pinturas do século XVI, salientando-se o retábulo de Nossa Senhora do Rosário (c. 1574), de Francisco Correia. O retábulo da capela-mor foi executado pelo entalhador Francisco Machado (1720).

09/14/2019





É uma localidade que se orgulha de bem receber quem por lá passa. Tem um património religioso excepcional a começar pela Igreja da Misericórdia recentemente recuperada das talhas.

09/14/2019





Meu monumento preferido ! Minha terra , minha igreja ....❤

08/14/2019





Local de culto religioso tem bons acessos e hoje é dia de festa de Nossa Senhora das Neves

07/14/2019





A minha Matriz de Azurara,da freguesia onde nasci e fui criada e vivi durante vários anos! É um Monumento Extraordinário Novecentista de Estilo Manuelino, digno de ser visitado! Com a sua talha dourada no Altar Mor! E lindos Altares com os seus respectivos Santos! Destaque para a imagem da N Sra de Fátima,N Sra do Leite e uma extraordinária imagem de Cristo Crucificado! Nela fui baptizada,fiz as comunhões,casei,baptizei os meus filhos e tbm lá fizeram as suas comunhões! De uma beleza e riqueza histórica excecional! Recomendo uma visita, pois vão adorar!!❤️

06/14/2018





Início de construção remonta ao séc XVI.
Predomina o estilo Manuelino na sua construção.
De anterior capela existente neste mesmo lugar,sobrevive a imagem da Virgem, existente em nicho visível na parte superior do pórtico principal de entrada.
Carece alguns trabalhos de manutenção, para limpeza dos fungos visíveis no seu exterior.

06/14/2018





Arquitetura lindíssima, interior desconhecido, pois está sempre fechada.

06/14/2018





Um monumento de grande beleza. Não deixe se poder de observar vários detalhes exteriores ( Gárgulas ícones que serviam como protectoras dos sacerdotes e crentes dos seres malignos que quisessem entrar em sua igreja.)

06/14/2018





Igreja Matriz de Azurara
Foi construída no século XVI, a fachada principal é ladeada por uma torre retangular e o pórtico manuelino é constituído por um arco de moldura lavrada e ladeado por colunas em espiral