Página inicial
>
Capela in Vila Nova de Gaia, Porto
> Capela do Senhor de Além Análise
Capela do Senhor de Além
Capela em Vila Nova de Gaia, PortoAvaliações: 6 | Classificação geral: Perfeito
Excelente | |
bom | |
Médio | |
Mau | |
Terrível |
R. de Cabo Simão 189, 4430-999 Vila Nova de Gaia, Portugal
Avaliações

06/15/2020





Capela Senhor do Além: Diz a lenda que em 1140 quando Portugal ainda não era um País livre e independente, mas a Cidade do Porto já era gente, uns pescadores que andavam à pesca do sável na margem esquerda do Rio Douro, junto a um pequeno cais que então existia num sopé de um monte chamado Quebrantões, a atual Serra do Pilar, ao recolherem a rede veio envolvida nela uma imagem de Jesus Cristo crucificado. A Capela do Senhor do Além que fica nas abas da Serra do Pilar, mesmo em frente aos Guindais, além Douro, portanto, e daí o nome, e a respectiva Irmandade foram, durante muitos anos, administrados pela Cidade do Porto. Em determinadas ocasiões os Edis Portuenses na qualidade de administradores do templo e da confraria, iam ao lado de lá buscar a imagem do Senhor do Além para que participasse na chamada procissões das Preces. Acontecia por exemplo em tempos de seca ou de inundações. A Câmara organizava então procissões de Preces para pedir chuva se fosse o caso ou para solicitar o termo das calamitosa cheias. Mas também se realizavam com a imagem do Senhor de Além, procissões de graças como aquela que aconteceu no dia 18 de Novembro de 1755. Dias antes a Cidade de Lisboa havia sido destruída por um terrível terramoto. A Cidade do Porto sairia praticamente ilesa dessa catástrofe. Aqui caíra apenas o tecto da Capela de São Roque, que ficava perto da Sé, a Torre da Igreja dos Padres da Congregação de S. Filipe de Nery, Congregados e pouco mais. Logo naquele dia segundo consta na ata da reunião municipal que então se realizou, sendo convocados na forma do estilo a Nobreza e o Povo, foi proposto pelo procurador da Cidade que não tendo acontecido entre nós nem ruína nem mortandade era justo fazer-se uma procissão de Graças e que estas deviam ser rendidas especialmente à Veneranda Imagem do Senhor do Além. Alguns anos antes 1734, a Câmara e toda a Vereação haviam acompanhado a mesma Imagem numa imponente procissão fluvial até junto da Barra por causa de uma grande seca e falta de água na Cidade. Ora sempre que a Câmara ia ao lado de lá buscar a Imagem do Senhor do Além a fim de a levar para a Catedral, tanto à vinda como no regresso o transporte fazia-se sempre com grande solenidade em procissão na qual participavam o Cabido e as várias confrarias da Cidade. Tudo correu normalmente até um dia em que os Cônegos reagiram mal a um convite da Câmara para estarem presentes em mais uma procissão. Tratava-se do regresso da Imagem à sua Capela de lado de lá. Entendiam os membros do Cabido que não deviam andar às ordens de Edis. Que estes não tinham qualquer autoridade para os convocarem a participarem na procissão. E como se dava o caso de a Imagem do Senhor do Além estar na Sé, os Cônegos mandaram dizer à Câmara, mais ou menos isto, só vamos quando muito bem nos apetecer... E não deixaram sair a Imagem da Catedral.

06/15/2020





Espaço mágico. Com uma das pessoas mais simpáticas que já conhecemos. Cheguem, conheçam e batam á porta devagar que serão surpreendidos.

06/15/2020





Abandonada, a Capela do Senhor D´Além, construída em 1877, está situada na rua de Cabo Simão junto ao sopé da Escarpa da Serra do Pilar em Vila Nova de Gaia.
Esta capela é a sucessora do Hospício Carmelita do século XVI. Mereceram em tempos destaque a talha dourada de grande ornamentação no altar e a "Milagrosa Imagem".
Igreja dos Congregados
::
Igreja do Mosteiro de Alpendurada
::
Igreja Velha de São Martinho de Manhente
::
Igreja da Penha
::
Restaurante da Pousada de Amares

06/15/2020





Интересный вид, еще можно подняться по тропе наверх, там открывается отличный вид и нет туристов

10/15/2019





Edifício religioso votado ao abandono mas com edificante passado. Em vias de breve restauro.

06/15/2018





Local com história, abandonado, actualmente habitação do Alberto...