Página inicial
>
Mosteiro in Vilela, Porto
> Mosteiro De Vilela Análise
EM602 441, 4580-660 Vilela, Portugal
Avaliações

06/14/2020





O Mosteiro de Vilela, faz parte de um importante conjunto Conventual de origem medieval, profundamente remodelado na era moderna e classificado como Monumento de interesse Público. Terá sido fundado no século X e coutado em 1128 por D. Teresa. Habitado por Cônegos Regrantes de Santo Agostinho que se uniram em 1595 à congregação de Santa Cruz de Coimbra e no início do século XVII une-se ao Mosteiro da Serra do Pilar. O estado de ruína acentuado por um forte temporal dá início à construção da nova Igreja em 1752, bem como à reconstrução das dependências do Mosteiro. A Igreja voltada a Norte tem uma fachada seccionada por pilastras que definem nas extremidades as bases das Torres sineiras. O portal é de verga recta coroado por volutas invertidas e janelão no qual se encontra o nicho com a imagem de Santo Agostinho. No interior sente-se a verticalidade do templo e os retábulos apresentam uma simbiose entre a talha neoclássica e o rococó. O complexo conventual desenvolve-se paralelo à Igreja composto por três volumes numa planta em U, apenas com a ala Norte adosasada à torre sineira, com um portal profusamente decorado ao gosto rococó. O corpo oeste é de planta cruciforme onde sobressai uma varanda alpendrada com cinco arcos semicirculares, voltada a Este e cujo acesso se faz por dois lanços de escadas convergentes. Desde 2006 que este imóvel conventual é propriedade do Município.

06/14/2020





Espaço grande bem conservado. pena estar a maior parte do tempo fechado ao público . A quem responsável sugiro que pense abrir mais tempo. Mostrem o que é bonito e valioso

06/14/2020





Obrigado pela vossa recepção!
Monastery of the Holy Cross
::
Saint Michael's Monastery
::
Igreja de Santa Maria de Gondar
::
Mosteiro de S. Miguel de Refojos
::
Mosteiro de S.Simão da Junqueira

06/14/2018





Mosteiro localizado em Vilela, Lordelo, perto de Paredes , devotado a S.Estevão.
Muito bem arranjado e conservado.

06/14/2018





Bonito e bem conservado mosteiro.
Se bem que uma parte dele está fechado maior parte do ano a parte da igreja onde são celebradas as missas semanais está muito bem conservado e aberta ao público.
A história deste mosteiro é nobre e está escrita.