Página inicial
>
ponte in Salamonde, Braga
> Ponte da Misarela Análise
R. do Teixeira 5470, Portugal
Avaliações

06/14/2020





Ponte de misarela ou ponte do diabo e uma ponte romana com muita história.. Os franceses tentaram conquistar por esta ponte mas os nossos bravos guerreiros não o consentiram.. Local muito íngreme mas mt bonito... Adorei a paisagem e a queda de água pequena mas barulhenta..✌️

06/14/2020





Fantástica paisagem e trilho. Água gelada óptima para refrescar.

06/14/2020





Adorei. Local a conhecer. Recomendo. Muito bonito
Ponte D.Zameiro
::
Ponte
::
Régua Pedestrian Bridge
::
Ponte do Zameiro
::
Ponte da "Veiga"

06/14/2020





Local fantástico. Vale a pena uma visita.

06/14/2020





Que bom ver que estão a cuidar do património fas nossas serras

06/14/2020





Vale a pena a caminhada até lá...

06/14/2020





A LENDA DA PONTE DA MIZARELA:
Reza sobre ela, a seguinte lenda:
"Diz-se que um padre, querendo fazer uma pirraça ao Diabo, se disfarçou em salteador perseguido pelas justiças de Montalegre, e foi certo dia, à meia-noite, àquele lugar para passar o rio. Como o não pudesse passar, por meio de esconjuros, invocou o auxílio do Inimigo. Ouve-se um rumor subterrâneo e eis que aparece, afável e chamejante, o anjo rebelde:
- "Que queres de mim?" - perguntou ele.
- "Passa-me para o outro lado e dar-te-ei a minha alma."
Santanás, que antegozava já a perdição do sacerdote, estendeu-lhe um pedaço de pergaminho garatujado e uma pena molhada em saliva negra, dizendo:
- "Assina!".
O padre assinou. O Demo fez um gesto cabalístico e uma ponte saiu do seio horrendo das trevas.
O clérigo passa e, enquanto o diabo esfrega um olho, saca da caldeirinha da água benta, que escondera debaixo da capa de burel, e asparge com ela a infernal alvenaria, fazendo o sinal da cruz e pronunciando bem vincadas as palavras do exorcismo.
Santanás, logrado, deu um berro bestial e desapareceu num boqueirão aberto na rocha, por onde sairam línguas de fogo, estrondos vulcânicos e fumos pestilenciais. O vulgo das redondezas, na sua ignorância e ingenuidade, e não sabemos a origem, aproveita-se da ponte para ali exercer um rito singular.
Quando uma mulher, decorridos que sejam dezoito meses após o seu enlace matrimonial, não houver concebido, ou, quando pejada, se prevê um parto difícil ou perigoso, não tem mais que ir à Mizarela, à noite, para obter um feliz sucesso. Ali, com o marido e outros familiares, espera que passe o primeiro viandante. Este é então convidado para proceder à cerimónia, a qual consiste no baptismo in ventris do novo ou futuro ser. Para isso, o caminhante colhe, por meio de uma comprida corda com um vaso adaptado a uma das extremidades, um pouco de água do rio e com a mão em concha deita-a no ventre da paciente por um pequeno rasgão aberto no vestuário para este efeito, acompanhando a oração com a seguinte ladaínha:
Eu te baptizo
criatura de Deus,
Pelo poder de Deus,
e da Virgem Maria.
Se for rapaz, será ‘Gervás’;
se for rapariga, será Senhorinha.
Pelo poder de Deus e da Virgem Maria,
um Padre-Nosso e uma Avé-Maria. "
O barulhar iracundo da cachoeira no abismo imprime a estas cenas um cunho de tétrica magia. Segue-se depois uma lauta ceia, assistindo, geralmente, o improvisado padrinho. E o êxito é completo: um neófito virá alegrar a família. Claro que se na primeira noite não passar o viandante desejado, a viagem à Mizarela repetir-se-á até o cerimonial se realizar nas condições devidas.
De um dos lados ergue-se um enorme rochedo que o povo denominou "Púlpito do Diabo", por crer que o Demo vai ali pregar à meia-noite, quando as bruxas das redondezas se reunem em magno concílio…
- Mário Moutinho e A. Sousa e Silva, O mutilado de Ruivães

06/13/2020





Depois de estacionar o carro no parque desce-se o alcatrão e na primeira rua do lado esquerdo entra-se na vila. Atravessa-se a vila, e são cerca de 30 min a andar. A estrada é boa mas o percurso tem mtas subidas e descidas, por isso de intensidade média. Aconselhável levar água, comida e protector, bem como saco para o lixo inclusive de toalhitas, pois não existe wc.

05/31/2020





Superbe et la légende est tellement exceptionnelle

05/24/2020





Uma verdadeira obra prima da engenharia, óptimo local para conviver com a natureza

03/14/2020





Local de fácil acesso, ponte muito bem conservada, cascata lindíssima..

03/14/2020





Local mágico. Uma ponte num local cheio de mistério com uma lenda magnífica.

03/14/2020





esplêndida, lindíssimo local para dar umas cacholadas nas lagoas junto da cascata. tenho de voltar no verão.

03/14/2020





Local não muito fácil de acesso, mas sem dúvida local a visitar. Paisagem muito bonito, e sítio encantador. Caminho de terra batida, e deverá ser feito a pé. Apesar disso, aconselho a visita ao mesmo.

02/14/2020





Espectacular, se respira paz y tranquilidad uno de mis lugares favoritos. Merece la pena visitarla

01/14/2020





Lindo lugar,lindas lindas e historias

12/14/2019





Incrível.
Das pontes mais bonitas que visitei.
Enquadrada num local lindíssimo

12/14/2019





A Ponte de Misarela localiza-se sobre o rio Rabagão a cerca de um quilómetro da sua Foz no Rio Cávado, na freguesia de Ferral em Montalegre Distrito de Vila Real, liga as freguesias de Ruivães em Vieira do Minho à de Ferral em Montalegre. Foi erguida na Idade Média e reconstrutiva no início do século XIX. Está implantada no fundo de um desfiladeiro escarpado, assente sobre os penedos e com alguma altitude em relação ao leito do rio, sendo sustentada por um único arco com apenas 13 metros de vão

12/14/2019





Vale a pena a visita, quer pela estrada para lá chegar quer pela envolvente!

10/14/2019





A Ponte de Misarela, também conhecida por ponte do diabo, localuza-se sobre o Rio Rabagão, a cerca de 1 Km da sua foz, no rio Cavado, freguesia de Ruivães , Vieira do Minho. Liga as freguesias de Ruivaes a Ferral de Montalegre. Esta implantada no fundo de um desfiladeiro escarpado assente sobre penedos. Tem um único arco com 13 metros. Foi erigida na Idade Média, no princípio do século XIX. Está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1993. Existe um Lenda: " Diz-se que um padre, querendo fazer uma pirraça ao diabo, se disfarçou em salteador perseguido pela justiça de Montalegre, e foi certo dia , à meia-noite aquele lugar para passar o rio. Como o não pudesse passar, por meio de esconjuros, invocou o auxílio do inimigo, que perguntou o que queria dele. Ele disse-lhe, passa-me pera o outro lado e dar-te-ei a minha alma. Satanás pediu-lhe para ele assinar um o pedido. O padre assinou e o diabo fez aparecer uma ponte. O padre entretanto saca de água benta e benze a ponte e o diabo deu um berro e desapareceu. O povo depois aproveitou-se da ponte que apareceu de uma noite para o dia e comecou a fazer ali um ritual. Quando uma mulher não consegue conceber um filho, vai levada pelo marido e família à ponte de Mizarela, à noite para obter o filho desejado, à espera que passe o primeiro viajante. Este então é convidado para proceder à cerimônia do baptismo " in ventris do novo ou futuro ser". Para isso o viajante tem de colher no rio com uma corda, um pouco de água e com a mão deita-a no ventre da paciente, por um pequeno rasgão , aberto no vestuário para esse efeito acompanhado de uma oração. Segue-se depois uma lauta ceia. Ao lado da ponte ergue-se um enorme rochedo que o povo denominou de pulpit6do diabo.

10/14/2019





Carregada de imensa história.

10/14/2019





Bonita paisagem, vale bem o que se tem de andar para lá chegar.

10/14/2019





Não custa muito chegar mas vale a pena.

10/14/2019





Ponte fantastica com uma caminhada de media dificuldade muito boa seguindo o miradouro inferior

09/14/2019





Interessante mas de muito difícil acesso.

09/14/2019





Vale a pena a visita, impressionante pela obra e pelas vistas.. Para os mais corajosos local para banhos...

09/14/2019





Pour ceux qui aiment la nature et la randonnée, absolument magnifique.

09/14/2019





Local lindo...a não perder, quem por perto passar...

08/14/2019





Merece a visita. Caminho complicado até à ponte. Ponte de facto feita pelo diabo... Com uma cascata que é sem duvida a mais bela dado a força da sua queda de água.

08/14/2019





Une bonne marche pour acceder au pont mais vaut le detour

08/14/2019





Paisagens bonitas, bons acessos

07/14/2019





Local lindíssimo no meio da natureza

07/14/2019





Local tranquilo onde predomina a natureza
Ideal para caminhar e fazer Picnik.
Ainda bem que ainda se preserva estes lugares de excelência.
Recomendo vivamente a conhecer

07/14/2019





Sítio antigo e mágico. O acesso a pé é de dificuldade média através de um caminho em terra batida e pavimento irregular em pedra. Não é fácil de aceder para crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. Junto à ponte há uma bela cascata. Se estiver na zona, merece a visita!

07/14/2019





Ponte antiga. Cheia de historia. Cascata muito bonita

07/14/2019





Local muito agradável e calmo.