Página inicial
>
Monumento in Santa Cruz, Aveiro
> Cruzeiro de Roge Análise
Excelente | |
bom | |
Médio | |
Mau | |
Terrível |
Portugal
Avaliações

06/14/2020





Local de culto, a igreja e o cruzeiro são muito importantes

06/14/2020





O melhor cruzeiro de Portugal é não só. Grande monumento e em bom estado de conservação. A quem não conhece, recomendo vivamente a visita.

06/14/2020





Cruzeiro muito bonito. foi reconstruído, parcialmente, após um temporal de dezembro de 1945.
Inscrição romana do penedo de Lamas
::
Quinta do Corvo
::
Estátua Maria Onduna Braga
::
Estátua do Pintor Henrique Medina
::
Memorial de Alpendorada

02/14/2020





Contemporâneo da Igreja Paroquial de São Salvador, o cruzeiro de Roge encontra-se implantado no seu adro, e comunga da mesma linguagem barroca que caracteriza a fachada do templo. Quando em 1947 a direcção geral dos edifícios e Monumentos Nacionais consolidou o cruzeiro e restaurando a cruz entretanto caída, foi possível proceder à leitura da data 1762, em dois ferros que pertenciam à estrutura interna do monumento. Este ano de 1762 faz avançar ligeiramente a cronologia do cruzeiro em relação às Igreja que se pensa ter sido edificada em meados do século XVIII, conforme corrobora a data 1755 escrita no intradorso do arco triunfal. O mesmo utilizado no cruzeiro de Roge é relativamente comum no Norte do País, simbolizando por outro lado um dos valores mais importantes da vivência religiosa exterior de setecentos. Profusamente esculpido este cruzeiro conjuga motivos vegetalistas com figuras de atlantes que geralmente carregam os mais variados elementos sobre as costas e outros símbolos cristãos, como a cruz bem visível no topo desta longa estrutura. Sobre uma série de degraus erguem-se quatro figuras de atlantes coroados, sobre os quais assenta o soco paralelipidedico com molduras onde se inscrevem motivos antropomórficos e vegetalistas. Sobrepõe-se-lhe a coluna, cujo fuste exibe enrolamentos e aves no primeiro terço, sendo o restante seccionado por losangos com botões florais dispostos em linhas helicoidais cruzadas. A coluna é rematada por um capitel coríntio, e o conjunto com cerca de 14 metros de altura termina numa cruz assente sobre ampla esfera.

06/14/2018





Olá, sou natural desta localidade e muitas vezes durante brincadeira em criança tentei trepar o cruzeiro. Mais esclareço que este monumento foi reerguido (tinha sido derrobado por uma tempestade) pelo meu avô de nome Manuel Tavares Brandão.

06/14/2018





Lindo,monumento Nacional único no seu género.A ⛪ também vale a pena!