Página inicial > Monumento in Fão, Braga > Cemitério Medieval das Barreiras Análise

Cemitério Medieval das Barreiras

Monumento em Fão, Braga
+351253960100
Avaliações: 10 | Classificação geral: média
Excelente
2
bom
3
Médio
3
Mau
1
Terrível
1
1 image 2 image 3 image 4 image 5 image 6 image
Domingo Horário de funcionamento 24
Segunda-feira Horário de funcionamento 24
Terça-feira Horário de funcionamento 24
Quarta-feira Horário de funcionamento 24
Quinta-feira Horário de funcionamento 24
Sexta-feira Horário de funcionamento 24
Sábado Horário de funcionamento 24

R. Cmte. Augusto José Teixeira 36, Fão, Portugal

Avaliações

06/14/2020
Luís Teixeira

Grande descoberta!!! Graças a mim e aos meus colegas que brincavamos e faziamos buracos lá. Foi assim que se descobriu tal relíquia!!!
06/14/2020
Joaquim Barbosa

Dentro do possível está arranjado!
06/14/2020
José Luís Rocha

Sem centro de interpretação... Explicação nula
06/14/2020
João Jaques

O Cemitério Medieval das Barreiras é dos mais significativos monumentos deste tipo em toda a Península Ibérica. O número de sepulturas que foi possível identificar ascende a cerca de duas centenas e as datações oscilam entre os séculos XI e XIV. Tal facto deveu-se ao avanço das areias, verificado a partir do séc. XV, que selou por completo este local, mantendo-o preservado e intacto até ao momento em que se registaram as primeiras intervenções arqueológicas, finais da década de 80 do séc. XX. Os últimos enterramentos realizados neste cemitério terão sido contemporâneos da Peste Negra que devastou as populações europeias. Calculam-se níveis de mortalidade por toda a Europa que terão atingido metade ou até dois terços da população, deixando lugares, vilas e cidades quase despovoados. Entrar neste cemitério não deixa de nos fazer evocar esse período, em que ao medo da morte pela fome ou pela guerra, que assustava o homem medieval de uma forma que dificilmente podemos imaginar, se juntou o medo da peste, num completar da terrível trilogia tardo-medieval de “fome-peste-e-guerra”.
06/14/2020
Afonso Laranjeira

Historicamente muito bom. Informações nod paineis, bastante explicativa. Para chegar, péssimo, faltam informações de como chegar e onde está O local é aparentemente preservado e não há depredação devido a consciência e educação das pessoas locais. O ruim fica pela falta de indicações de onde está e melhorar a informação disponível da internet.
06/14/2020
Celia Laranjeira

Esperava mais... Não existe indicação.. Mas é interessante!
02/14/2020
Francisco Basto

O cemitério medieval de Barreiras, é um dos mais antigos de Portugal, situado na Vila de Fão, está bem patente nas cerca de 144 sepulturas e restos de um edifício, os quais remontam ao período que oscila entre o século XI e XVI. Os túmulos são constituídos em caixa e cobertura de xisto ou com caixa em granito e cobertura de xisto, estando orientados no sentido Poente-Nascente. Os esqueletos dos túmulos estavam ainda razoavelmente conservados o que proporcionou a realização de um estudo antropológico. Do espólio detatado até ao momento salienta-se algumas moedas da primeira dinastia e cerâmicas atribuíveis aos séculos XIII e XIV.
07/14/2019
José Viana

Muito interessante, em termos históricos
06/14/2018
Henrique Santo

local com ruínas medievais. ao lado tem um bom restaurante que não esta referenciado
06/14/2018
Raquel Gonçalves

Esperava algo mais atrativo

Deixe um comentário para Cemitério Medieval das Barreiras