Igreja

Igreja em Azueira, Lisboa
Avaliações: 2 | Classificação geral: Perfeito
Excelente
1
bom
1
Médio
0
Mau
0
Terrível
0
1 image 2 image 3 image 4 image 5 image 6 image

Vila Franca do Rosário, 2665-001, Portugal

Avaliações

06/15/2020
Paulo Renato Santos Ferreira

A Igreja de Vila Franca do Rosário destaca-se pela galilé cenográfica e teatral que antecede a fachada principal, a qual deveria fazer parte de um projecto arquitectónico mais vasto, mas não concluído. De facto, os volumes escalonados correspondentes à zona da nave e da Capela-mor, são relativamente simples, apresentando apenas janelas com moldura de cantaria nos pisos superiores. É, pois, a galilé que lhe confere grande imponência e que torna este imóvel o eixo estruturado do adro murado em que se insere. A construção do templo remonta à segunda metade do Séc. XVI (1567) e, a crer na lápide tumular existente no pavimento da nave, estaria, com certeza, concluída em 1580. A sua origem relaciona-se com uma lenda onde se conta a aparição de Nossa Senhora ao pastorinho Fernando, e em que a Virgem lhe ordena a edificação de uma ermida nesse mesmo local, garantindo que, para tal não faltariam recursos. Apesar das reticências iniciais do pai do pastor, as obras da Igreja iniciaram-se a expensas deste lavrador e, de acordo com as instruções de Nossa Senhora, a sua imagem, que deveria figurar no novo templo, encontrava-se na ermida de Santa Comba, localizada nas proximidades (Lucena, 1987, pp. 53-54). Esta lenda que justifica a construção do templo, deverá ainda explicar a ligação à Santa Comba, cuja imagem se encontra na Capela-mor, a par da representação da padroeira da Igreja. O primitivo edifício deverá ter sofrido grandes danos em consequência do terremoto de 1755, mas desconhece-se o alcance dos estragos, pelo que é difícil perceber se a galilé é uma obra posterior inacabada, ou se é o resultado do sismo do Séc. XVIII, não tendo chegado a Igreja a ser reparada na totalidade, no entanto, parece que esta estrutura que antecede a fachada é, claramente, uma obra de linguagem barroca, de modelo erudito. A iconografia referente à invocação do templo, percorre rodo o espaço e, no portal são visíveis motivos evocativos do rosário, tal como o azulejo que o ladeia representa a lenda a que já me referi. A mesma temática encontra-se no interior, ao nível da pintura dos tectos: a nave, em abóbada, alude ao episódio em que a Virgem entrega o rosário a São Domingos de Gusmão. Ainda no interior, além do púlpito e do coro alto, este último sobre a porta principal, salientam-se os dois altares colaterais de talha dourada e, na Capela-mor, o retábulo é uma obra mais tardia, Podemos concluir que a singularidade da galilé deste templo, que radica em modelos arquitectónicos de grande erudição, é o seu elemento de mais significado, contrastando fortemente com o interior, de grande depuração decorativa, facto que evidencia uma descontinuidade estética. Esta Igreja foi classificada como IIP - Imóvel de Interesse Público pelo Decreto n°29/84, DR I Série n° 145 de 25-06-1984.
07/15/2019
Ngawa Shherpa

really beautiful with tap of the hill historical Manson I love it i will recommend you to visit you have a lot different transformations service

Comentários recentes sobre outros lugares próximos Igreja

Loja WORST...Os funcionários da Cypress Home Depot de 2020 NÃO são AJUDADOS. Ou você consegue o que precisa na loja, porque você terá que arrancar a ajuda deles. Eles não são realmente rudes, é só que são LAZY e se não for o departamento, você não está recebendo ajuda. Eles são educados de uma maneira desrespeitosa, o que significa que estou aqui por 8 horas sorrindo e indo para casa, mas eles realmente não fazem seus trabalhos.
Enquanto eu era tratado profissionalmente e com cortesia quando vim para testar carros, este não era o caso quando eu vim para comprar. O gerente de vendas, Noah falou comigo de forma condescendente e sexista, comparando o meu pedido para negociar o preço com as compras na Nordstrom's durante uma venda com 50% de desconto. Declarando que eu não pediria um preço diferente e ambos são de varejo quando eu declarei que não são iguais. Também me disseram que eu estava tirando vantagem por causa do preço que estava listado no site vs. o preço do adesivo. Quando afirmei que não estava a tirar vantagem de ninguém ou de nada - recebi uma palestra sobre o preço on line versus o autocolante e a bola foi largada na ponta deles e ele não ficou contente com isso e estava a funcionar a meu favor, etc. etc. Depois fui questionado se eu queria mesmo o carro. Então agora eu estava sendo intimidado e intimidado. Que humilhação! Acho que em 2020, uma mulher e especialmente uma mulher de cor não pode defender a si mesma, negociar ou questionar taxas. Eu também contactei o concessionário principal que ainda não respondeu. Devo ficar surpreendido? Não os vou recomendar. E parte triste é que o Noah foi-me recomendado. Não há desculpa para a forma pouco profissional, humilhante e desrespeitosa com que me falaram.

Deixe um comentário para Igreja