Página inicial > Igreja in Azurara, Porto > Igreja Santa Maria de Azurara Análise

Igreja Santa Maria de Azurara

Igreja em Azurara, Porto
Avaliações: 2 | Classificação geral: excelente
Excelente
2
bom
0
Médio
0
Mau
0
Terrível
0
1 image 2 image 3 image 4 image 5 image 6 image
Domingo 12–7PM
Segunda-feira 12–7PM
Terça-feira 12–7PM
Quarta-feira 12–7PM
Quinta-feira 12–7PM
Sexta-feira 12–7PM
Sábado 12–7PM

R. Dr. Américo Silva 43, 4480-159 Azurara, Portugal

Avaliações

09/15/2019
João Jaques

Tal como em Vila do Conde, também os azurenses aproveitaram a passagem do Rei D.Manuel I para Santiago de Compostela, em 1502, para lhe falarem da pretensão de construir uma igreja paroquial e lhe pedirem a comparticipação régia. A nova igreja foi levantada junto da anterior Capela de Nossa Sra. da Apresentação, e foi dedicada a Santa Maria a Nova (Nª Srª do Leite). Resultou num templo de grandes dimensões, inserido num terreiro desafogado voltado para o mar. Fachada principal tripartida, revelando a estrutura interna, com o lado esquerdo marcado por torre sineira de dupla ventana, tendo os vãos rasgados em eixo composto por portal de volta perfeita, de decoração manuelina, e por rosácea. O portal em arco de volta perfeita, assente em fino colunelo, sobre bases de toros e escócias, com arquivolta boleada, envolvido por arquivolta côncava.Ladeado verticalmente por colunas de feixes espiralados, travadas por uma arquitrave profusamente decorada. No topo deste portal, partindo da ambas as colunas , um arco abatido, formado por troncos sobrepostos, e ao centro um nicho onde se encontra a escultura da Nª Srª da Apresentação, da antiga igreja. A torre sineira foi levantada no século XVII, e apresenta uma configuração semelhante à da Matriz de Vila do Conde construida na mesma época. Original é o topo do frontispicio com um pequeno frontão semicircular, parcialmente revestido com placas cerâmicas ladeado por duas esferas armilares. Capela mor (1552) de planta rectangular, com abóbada de cruzaria nervurada, com os simbolos do Rei D.Manuel I (Esfera armilar e Cruzes de Cristo) nos fechos das abóbadas. Foi concebida e construida por Gonçalo Lopes o Velho em 1552. Retábulo em talha dourada, de autoria de Francisco Machado, com boas esculturas de S.Pedro e S.Paulo. Os azulejos de 1737 de António Vital Rifarto, com a representação de um Lava-pés e uma Última Ceia. A nave é constituida por três naves cobertas com travejamento de madeira e telha, divididas em 5 tramos de arcos de volta perfeita, apoiados em pilares oitavados de faces alternadas de duas larguras. Dois anéis em forma de corda envolvem as colunas, a meia altura e junto aos capiteis, decorados com motivos vegetais.
08/15/2019
Gabriela Silva

Uma das igrejas mais bonitas do país

Comentários recentes sobre outros lugares próximos Igreja Santa Maria de Azurara

Eu já estive neste local muitas vezes no passado e nunca tive um único problema lá. Eu acho que a seleção é ótima e muito bem organizada. Normalmente vou lá por equipamento de jogo, mas comprei televisão inteligente e o processo foi muito fácil. Eu esperava sinceramente que fosse difícil, mas demorou apenas trinta minutos desde o momento em que entrei e saí. Eu me diverti muito lá em todas as visitas passadas.
Eu literalmente apareci há cerca de 45mins a caminho de casa do trabalho. O autocarro estava atrasado e não me apetecia mesmo cozinhar o jantar. Eu pedi um cubano para o meu marido e uma sandes de salada de galinha de jacaré em centeio marmoreado para mim. Ambos os empregados foram simpáticos e educados. Apesar de estarem prontos para fechar, não me senti apressada. Eles têm um sortido de sabonetes feitos à mão, guloseimas locais, vinhos locais e enormes bolachas caseiras. De qualquer forma, os sanduíches. O meu marido disse que o cubano dele era muito bom e bem feito. Exactamente como ele gosta deles. O meu sanduíche de salada de frango com jacaré estava AMAZENTADO. Tem a quantidade certa de pontapés e os pickles e os tomates equilibram-na tão bem. O centeio marmoreado também era um bom perfil de sabor, em vez do tradicional pão branco. Vamos definitivamente pedir daqui novamente. Pode vir a ser o nosso novo local favorito.

Deixe um comentário para Igreja Santa Maria de Azurara