Página inicial
>
museu in Celeirós, Braga
> Capela de S. Frutuoso Análise
Braga, Portugal
Avaliações

06/14/2020





A Capela de São Frutuoso, também referida como Capela de São Frutuoso de Montélios, localiza-se na Freguesia de Real, Concelho de Braga, Distrito do mesmo nome em Portugal. Foi edificada por iniciativa de São Frutuoso Bispo de Braga e de Dume na segunda metade do século VII, sendo designada como Capela de São Salvador de Montélios. A toponímia Montélios tem o significado de Monte Pequeno. Diversas doações dos as séculos IX e X referem este monte, as quais estão patentes no livro Fidei. O local encontra-se referido como Montêlhos. Durante o século XVII foi incorporada no Convento de São Francisco (Braga) cuja Igreja é atualmente sede da paróquia de São Jerónimo de Real. Encontra-se classificada como Monumento Nacional desde 27 de Março de 1944. Nas inquirições de Dinis de Portugal.

06/14/2020





Constantemente em renovação e com ligação à universidade do Minho em termos de investigação patrimonial.

06/14/2020





Quizás la estructura de época visigoda mejor conservada de toda la Península. Un lugar que cualquier aficionado al Arte o a la Historia tiene que conocer.
Domus da Escola Velha da Sé
::
Museu do Automóvel de Vila Nova de Famalicão
::
Castro Da BOCA
::
Escadórios da Lama
::
IGREJA DE SANTO ESTEVAO

06/14/2020





Edificio visigodo, que se tiene que dar más difusión y facilidad de visita

06/14/2020





Muy reconstruida pero con gran encanto.

03/14/2020





"Abracei as suas oito colunas, pus na cabeça o solideu da cúpula e sonhei-me numa Santa Sofia em miniatura, desfigurada por bárbaros autóctones" (Miguel Torga, "Portugal")

01/14/2020





Capela histórica, preservada, vale muito conhecer. O sino bate a lhe chamar às orações, convite imperdível.

11/14/2019





A data de construção da Capela de São Frutuoso de Montélios não está devidamente esclarecida. Pode ter sido construída na segunda metade do século VII, por iniciativa do Bispo Sao Frutuoso, ou no início fo século X, quando o culto do Bispo Santo foi renovado. É o único exemplar da arte romana-bizantina, em Portugal. Durante o século XVII, foi incorporada no convento de São Francisco. A capela é em estilo pre-românico com traça suevo-visigótica. O seu interior é considerado como exemplar único da arquitectura da Alta Idade Média Galaica. O templo tem planta centralizada, de quatro ábsides iguais, articuladas em redor de um cruzeiro quadrangular.

10/14/2019





Ruínas da Capela de S. Frutuoso , é um edifício antigo da cidade de Braga.

09/14/2019





Such interesting historical place! The oldest Christian chapel (from 7th century) in Portugal is hidden next to main church. Place without tourist, we were here almost alone.
I appreciate free toalets, it was wery welcome far in outskirt of Braga.

09/14/2019





This is a wonderful church on the outskirts of Braga. As opposed to Bom Jesus, there was no one around when I visited and it seemed like I walked through a housing estate to get there. I would advise you to follow the road signs to the place rather than use Google Maps. The Capela de São Frutuoso is also known as the Capela de São Frutuoso de Montélios and is a pre-Romanesque chapel that was originally built by the Visigoths.

09/14/2019





Lugar unico cheio de história.

08/14/2019





A Capela de São Frutuoso, também referida como Capela de São Frutuoso de Montélios, localiza-se na freguesia de Real, concelho de Braga, distrito de mesmo nome, em Portugal.
Foi edificada por iniciativa de São Frutuoso, bispo de Braga e de Dume na segunda metade do século VII, sendo designada como Capela de São Salvador de Montélios.
A toponímia "Montélios" tem o significado de "Monte Pequeno". Diversas doações dos séculos IX e X referem este monte, as quais estão patentes no livro "Fidei". Nas Inquiriçõesde Dinis de Portugal o local encontra-se referido como "Montêlhos".
Durante o século XVII, foi incorporada no Convento de São Francisco (Braga), cuja igreja é actualmente sede da paróquia de São Jerónimo de Real.
Encontra-se classificada como Monumento Nacional pelo Decreto nª 33.587, publicado no DG nº 63, de 27 de março de 1944.
Constitui-se em uma capela de pequenas dimensões, em estilo pré-Românico, com traça Suevo-visigótica, aparentemente inspirada nos mausoléus bizantinos.
O seu interior é considerado como exemplar único da Arquitetura da alta Idade Média Galaica.

06/14/2017





Falta a recuperação do espaço para ficar perfeito.

06/14/2016





A pequena capela de Montélios deve a sua existência a São Frutuoso, bispo de Dume e de Braga durante a época visigótica, que aqui escolheu ser sepultado, na década de 60 do século VII. Esta capela de traça visigótica, parece ter sido inspirada nos Mausoléus bizantinos. O seu interior pode-se considerar como um verdadeiro exemplar da Arquitectura islâmica. À sua volta existia um conjunto monástico bem maior, centro religioso da região neste período, mas que terá sucumbido, muito provavelmente no início do século XVI, quando se procederam às obras de reedificação do Mosteiro por parte dos franciscanos.