Página inicial
>
Igreja católica in Carreço, Viana do Castelo
> Igreja Paroquial de Carreço Análise
Igreja Paroquial de Carreço
Igreja Católica em Carreço, Viana do CasteloAvaliações: 4 | Classificação geral: Perfeito
Excelente | |
bom | |
Médio | |
Mau | |
Terrível |
Largo da Igreja 360, Portugal
Avaliações

06/15/2020





Igreja paroquial de planta longitudinal composta por três naves e uma capela-mor. Devido a várias reformas ao longo dos anos, apresenta características de arquitetura manuelina, maneirista e barroca. Na capela-mor, destaque para o retábulo barroco e para alguns caixotões, no teto, representando cenas da Paixão de Cristo.
Segundo uma antiga tradição, a Igreja paroquial estaria situada no local onde se encontra a Capela de S. Paio (Lugar de Carreço), hipótese porém difícil de provar, pese embora um antigo cemitério que por lá haveria.
É possível que Carreço tivesse dois padroeiros, como acontecia noutras freguesias medievais: S. Paio e Santa Maria. Mais tarde prevaleceria apenas Santa Maria com o início da construção da nova igreja paroquial.
O corpo principal da Igreja foi terminado em 1605 (como uma data gravada numa coluna da Igreja atesta), mas a sua construção remonta às últimas décadas do séc. XVI (época do estilo manuelino tardio e maneirismo renascentista). Mas a Capela-mor só foi terminada em 1645 (sendo reitor António de Abreu Pereira).
No séc. XVII, as paredes da capela-mor foram recobertas de azulejo decorativo. No que respeita ao azulejo das paredes do corpo da igreja, sabe-se que em 1689 ainda não tinha sido acabado.
Em 1700, o Visitador da Colegiada de Valença recomenda aos paroquianos que façam uma torre para os sinos; mais tarde, em 1755, o visitador recomenda que construam uma nova torre; em 1758 essa nova torre já estaria construída.
É no séc. XVIII que a igreja foi muito beneficiada com diversas obras: termina-se de colocar os azulejos a toda a volta no interior, tecto de madeira na capela-mor, em caixotões com pinturas alusivas à vida e paixão de Cristo.
A igreja apresenta planta basilical de três naves separadas por arcos formeiros apoiados em seis pares de colunas clássicas. Constitui-se por: nave central, capela-mor (mais estreita que as restantes partes da Igreja), seis altares e duas sacristias.
Exteriormente, os alçados são formados por silhares regulares, com poucas protuberâncias; a fachada apresenta uma porta de arco inteiro com caneluras esquemáticas, com uma moldura de cordame entrelaçado e uma rosácea, introduzida recentemente.

06/15/2020





Ótimo lugar para estar, reflectir e viver para católicos.

06/01/2020





Hübsche Kirche auf dem Caminho Portuges da Costa. Ein Halt lohnt sich.
Assembleia de Deus em Viana do Castelo - CADP
::
Capela de Nossa Senhora da Agonia
::
Capela de Santa Cristina
::
Capela Senhor do Socorro
::
Igreja dos Santos Mártires

06/15/2018





Boa terra , com gente acolhedora