Capela de Santa Tecla

Capela em Castelo do Neiva, Viana do Castelo
Avaliações: 13 | Classificação geral: Perfeito
Excelente
5
bom
6
Médio
2
Mau
0
Terrível
0
1 image 2 image 3 image 4 image 5 image 6 image

Guilheta e Outeiro, R. Porto Carreiro 25, Guilheta e Outeiro, Portugal

Avaliações

06/14/2020
Ana Paula Oliveira

Admirável espaço de culto, inserido num esplêndido enquadramento natural
06/14/2020
Mirai Kibo

Super endroit en ete pourse reposer et se baigner
06/14/2020
Goncalo Rocha

Pequena capela, junto ao Rio Neiva, num local de grande beleza paisagística
06/14/2020
Vitor Ferreira

Perto do rio neiva, e com relva para ali descansar....
06/14/2020
João Jaques

Situada em Antas (Esposende), no lugar de Guilheta, esta capela é a mais antiga da freguesia, porém não se sabe a data da sua formação, apenas provas de que em 1220 já existia, pois era mencionada nas Inquirições de D. Afonso II e D. Afonso III. O santo que dá nome à capela, nomeadamente a Sta. Tecla, está ligada à lenda do seixo ou penedo situado na margem do rio Neiva. Segundo a lenda a santa veio do mar e entrou pelo rio Neiva a dentro, vindo a aparecer em cima dum penedo. Lá deixou a marca na pedra do seu pé. A imagem foi levada para a igreja paroquial mas, sem ninguém adivinhar apareceu novamente a imagem junto ao rio em cima do penedo. Então o seu povo levantou-lhe uma capela e meteu lá dentro a imagem. Mas, a capela tinha a sua porta virada para sul, não virada para o penedo e por “magia” a santa apareceu, outra vez , em cima do penedo. Então o povo, sabendo do agrado da santa, virou-lhe a porta para o mar, para o penedo, onde se situa atualmente, e a santa não mais saiu do seu lugar. A santa, segundo o povo, zela pelos devotos de Guilheta, e está virada para o mar, para conseguir ver o seu povo.
02/14/2020
Thierry Bourdeu

Magnifique chapelle dans un endroit de rêves
01/14/2020
Fábio Ferreira

Perfeito. Muito bom para descansar
11/14/2019
LUÍS CERQUEIRA

Local muito bonito e agradável para passar um dia de verão com bom tempo. Recomendo
09/14/2019
joao gomes campos

Pequena capela localizada na margem esquerda do rio Neiva no lugar de Guilheta na freguesia de Neiva. Não apresenta em termos arquitectónicos ou decoração interior nada de relevante a salientar embora a existência de uma capela anterior em estilo românico possa aqui ter insistido porque era já mencionada no reinado de D.AfonsoII. Lugar de lendas e magias criadas ao longo de séculos de obscurantismo mas inserida numa zona bantante agradável e bem cuidada apreciada pelas sombras proporcionadas pelo arvoredo que a rodea nos meses de verão por se localizar nas proximidades de um açude no rio Neiva muito frequentado por veraneantes que aqui disfrutam as águas frescas e cristalinas.
09/14/2019
Rafael V. Correia

Fantástica localização e o espaço envolvente muito bem cuidado. Parabéns
09/14/2019
Jean Paul Portela

Petite chapelle très joie, mais représenté ouverte.
08/14/2019
Inês Carvalhal

Local muito bonito, junto ao rio.
06/14/2018
Jorge Guedes

Esta é, de acordo com os estudos realizados a partir de documentação antiga, como a capela mais antiga do concelho, datada do séc. XIII. reformulada vezes sem conta ao longo de várias séculos preserva a lenda de ali ter sido depositada a imagem da Virgem de Sta Tecla. Com uma planta simples, está descaracterizada da traça da última reforma em oitocentos, quando lhe adicionaram um pequeno alpendre, em meados do séc. XX.

Deixe um comentário para Capela de Santa Tecla