Igreja Santa Maria de Paredes

Igreja Católica em Paredes de Coura, Viana do Castelo
Avaliações: 1 | Classificação geral: Perfeito
Excelente
0
bom
1
Médio
0
Mau
0
Terrível
0
1 image 2 image 3 image 4 image 5 image 6 image

4940-534 Coura, Portugal

Avaliações

12/15/2019
João Jaques

Na lista das igrejas situadas no território de Entre Lima e Minho, elaborada por ocasião das Inquirições de D. Afonso III, em 1258, Santa Maria de Paredes de Coura é citada como sendo uma das igrejas pertencentes ao bispado de Tui. Neste documento, cujo original se encontra na Torre do Tombo, denomina-se "Sancta Marina de Paredes". Figura no catálogo das mesmas igrejas, que o rei D. Dinis mandou organizar em 1320 para determinação da taxa a pagar, denominando-se "Sancte Marie de Paredes". Fazia parte do arcediagado de Cerveira. Em 1444, D. João I conseguiu do Papa que este território fosse desmembrado do bispado de Tui, passando a pertencer ao de Ceuta, onde se manteve até 1512. Neste ano, o arcebispo de Braga, D. Diogo de Sousa, deu a D. Henrique, bispo de Ceuta, a comarca eclesiástica de Olivença, recebendo em troca a de Valença do Minho. Em 1513, o Papa Leão X aprovou a permuta. Em 1546, no Memorial de Rui Fagundes, feito no tempo de D. Manuel de Sousa, aparece enquadrada na Terra de Coura. Na cópia de 1580 do Censual de D. Frei Baltasar Limpo sobre a situação canónica destes benefícios, refere-se que o direito de apresentação da metade sem cura desta igreja era do arcebispo e o da outra, com cura, de leigos. Segundo Américo Costa, esta igreja foi abadia da apresentação dos viscondes de Vila Nova de Cerveira. Em termos administrativos, há a referir que, em 1755, esta freguesia pertenceu à comarca de Viana do Castelo, em 1839à de Valença, e, em 1852, a Monção. Em 1878, finalmente, passou a pertencer a Paredes de Coura. Pertence à Diocese de Viana do Castelo desde 3 de Novembro de 1977.

Comentários recentes sobre outros lugares próximos Igreja Santa Maria de Paredes

Pessoal simpático e conhecedor. A única reclamação seria que a encomenda de portas francesas que foi comprada no depósito de casa nunca foi feita a tempo. O gerente não parava de dizer na próxima semana que elas seriam entregues. Finalmente depois de meses de telefonar e ser informado na próxima semana eu cancelei o pedido. Não houve problemas em obter um reembolso, o que tornou a provação inteira não insuportável.
Liguei para marcar uma consulta, avisei que era um certificado de grupo único e uma declaração de impostos padrão. Aconselharam-me que era a partir de 75 dólares. Aparentemente porque o contabilista me deu conselhos sobre o que reclamar, a taxa subiu para $165. Mais do dobro da taxa padrão porque ele demorou 10min para analisar o que eu podia reclamar. Eu esperava talvez $100 no máximo, mas $165 é ridículo para nem mesmo 10mins. Em segundo lugar, o contador não tinha idéia do que eu podia reclamar, ele acabou de passar pela minha última declaração de impostos de outro agente, então realmente, o conselho dele foi o que eu já sabia.

Deixe um comentário para Igreja Santa Maria de Paredes