Página inicial
>
Prefeitura in Sintra, Lisboa
> Proteção Civil de Sintra Análise
Proteção Civil de Sintra
Prefeitura em Sintra, Lisboa
Avaliações: 2 | Classificação geral: média
Excelente | |
bom | |
Médio | |
Mau | |
Terrível |
R. Acácio Barreiros, 2710-437 Sintra, Portugal
Avaliações

06/14/2020





No dia 2 de abril de 2019 a proteção civil foi contactada acerca de um gatinho preso numa árvore num terreno cheio de árvores, silvas, folhas e raízes secas. No dia do acontecimento os bombeiros vieram mas nada fizeram, nem uma análise da situação. A proteção civil disse que alguém tinha vindo ao terreno, porém nada consta disso.
No dia seguinte várias chamadas foram feitos, que foram reecaminhadas para o veterinário da proteção civil, que só atenderam depois de 3 chamadas.
Durante o dia chamadas foram feitas continuamente, porém havia sempre uma situação sempre mais importante que esta.
É compreensível que um gatinho preso numa árvore não tenha tanta importância como um acidente com vários animais a tentarem ser resgatados. Porém dois dias a tentar que alguém viesse para analisar a situação parece-me demais. Sabendo que o gato está preso devido à negligência do dono da quinta, que não limpa a quinta há pelo menos 5 anos.
A falta de ação e inércia por parte destes elementos deixa muito a desejar, para além do facto de serem pouco profissionais e raremente atenderem chamadas.

06/14/2020





À espera de uma desgraça?
Queluz, 29 Novembro 2018
Tendo em conta a atitude assumida pelos Senhores Presidentes da Autoridade Nacional da Proteção Civil e Serviço Municipal da Proteção Civil de Sintra, ao ignorarem os meus vários e-mails, documentados com fotos, referente a uma requalificação inadequada que está a decorrer supostamente, no Rio Jamor em Queluz.
Esclareço:
Parece-me que ao fim destes anos todos, ainda existe quem não conheça o que é o Rio Jamor, e infelizmente, os vários casos das inundações provocadas pelas cheias nele formadas?
Assim como, quantas vidas lamentavelmente ali se perderam por isso?
Confesso que me sinto impotente por durante anos e anos, ter vindo a questionar quem de direito, sobre o estado do leito do Rio Jamor em toda a sua extensão, sem que tenha obtido uma resposta verdadeiramente conclusiva?
Por isso, insisto que é urgente de uma vez por todas que se tomem medidas de grande vulto em todo o caudal do Rio Jamor, e não só numa parte dos 16 km da sua extensão, como está a suceder presentemente pela entidade promotora do município sintrense, como que a tapar com isso os olhos aos habitantes.
Para quem não conhece, a extensão do Rio Jamor como referi é de 16 km, ele nasce na Serra da Carregueira, o principal afluente da margem esquerda é a ribeira de Carenque, e o Rio Jamor, desagua no Rio Tejo.
# A necessidade recorrente de restauros em toda a estrutura do canal e nos seus elementos decorativos, provocados por cheias no Rio Jamor, está relatada em vários documentos, havendo referências desde a conclusão do canal, em 1756.
(citação ao Censos 2011 da Universidade de Lisboa)
Como já referi, há semanas que tem vindo a decorrer uma suposta requalificação de fachada, ao Rio Jamor da responsabilidade do município sintrense, mas apenas na zona do Mercado de Queluz.
Onde curiosamente, tem sido colocado um talude feito apenas com troncos de madeira, o qual depois foi preso com pedras, numa das margens.
Aliás, foi uma das várias fotos que enviei a Vexas.
É degradante constatar o estado do leito do Rio Jamor, repleto do mais variado tipo de vegetação, incluindo uma grande quantidade de canas, e entulho.
Na margem, em que não existe o talude em cimento, é visível ao longo da mesma, vários amontoados de lixo como que a postos de cair para o leito do rio, logo que surgir uma chuvada mais intensa, provocando com isso, os constrangimentos habituais na corrente das águas.
O caudal do Rio Jamor, não é unicamente uma causa das chuvas, ao longo do percurso do leito do rio, são visíveis vários tubos de diversas dimensões utilizados para se efetuarem, várias descargas de?
Nas fotos que envio hoje, procurei incidir sobre o tipo do curso do caudal do Rio Jamor, causador das correntes inconstantes, e igualmente como é óbvio, uma prova da total ausência de qualquer tipo de requalificação.
Para que Vexas entendam a minha intransigente, e insistente decisão em denunciar este caso, moro há mais de quarenta anos na Cidade de Queluz, conheço infelizmente a força do Rio Jamor, presenciei várias cheias no Rio Jamor, assisti ao desmoronamento de um prédio de vários andares junto aos Arcos nas inundações de 2008, assim como a queda do muro em Belas na Estrada Nacional 117 no mesmo ano, e que viria a estar largos anos para ser reparado (talvez por ser da responsabilidade das Estradas de Portugal).
Muro esse que ao cair devido à enxurrada, permitiu o arrastamento para o rio Jamor do carro em que seguiam duas irmãs que morreram, uma das quais acabaria por nunca ter sido encontrado o seu corpo.
Recordo-me, que pouco tempo depois de ter vindo morar para Queluz, das grandes cheias no ano de 1967, que segundo notícias dessa altura no concelho de Sintra, Queluz teria sido considerado como um local mártir pelas cheias no Rio Jamor, e que ainda hoje não se sabe ao certo, quantas pessoas teriam morrido.
No caso de alguma infelicidade vir a acontecer pela insegurança no leito do Rio Jamor, desta vez, não terei nenhumas dúvidas de quem conscientemente, terá de assumir todas as responsabilidades daí devidas.
Camara Municipal
::
Junta de Freguesia de Asseiceira
::
Etar Torres Vedras
::
Espaço Multiusos Pero Pinheiro
::
Parish Council of Cardosas
Comentários recentes sobre outros lugares próximos Proteção Civil de Sintra
O Serviço de Atendimento ao Cliente é Absolutamente IMPRESCINDÍVEL. Eu tinha tentado duas vezes comprar um laptop em duas ocasiões diferentes e não conseguia receber ajuda de um associado, eles só me passavam de uma pessoa para outra. Eu tentei ligar para o local e falar com Gm várias vezes e parece que não consigo que ninguém atenda o telefone da loja. Eu não recomendo a 100% este local!
Um serviço absolutamente horrível. Eu moro em Jackson e este é apenas o sub-contratado que os consumidores usam para o seu plano de serviço. Temos tido problemas com o nosso fogão e frigorífico. O mesmo técnico fez várias visitas à nossa casa e os problemas ainda não foram resolvidos. Conseguimos finalmente tirar um técnico do Consumers hoje e ele descobriu que o técnico Kenwhirl tinha instalado o interruptor errado para o tipo de queimador no nosso fogão. O mesmo técnico Kenwhirl saiu para fazer a manutenção do nosso refrigerador duas vezes. Na sua última viagem, ele nos disse que o controle de temperatura estava errado. Dissemos-lhe que foi onde o técnico anterior nos disse para o mantermos. Ele disse-nos que o técnico anterior não sabia do que estava a falar. Depois de ter deixado a minha mulher, ele puxou a última factura de serviço e adivinhe? Ele foi o técnico que definiu o termóstato da última vez. Fique o mais longe possível destas pessoas!