Página inicial
>
Igreja católica in Correlhã, Viana do Castelo
> Igreja de Nossa Senhora da Guia Análise

Igreja de Nossa Senhora da Guia
Igreja Católica em Correlhã, Viana do CasteloAvaliações: 1 | Classificação geral: excelente
Excelente | |
bom | |
Médio | |
Mau | |
Terrível |
Avaliações

11/15/2019





No término da Avenida dos Plátanos encontra-se a Igreja da Nossa Senhora da Guia, que teve origem na Confraria com o mesmo nome. O templo da Confraria, dos finais do século XVI e princípios do XVII, limitava-se a uma ermida que na altura se denominava de São Vicente Mártir.
Entretanto, o crescimento da Confraria no segundo quartel do século XVII e o estado ruinoso da ermida devido à sua proximidade com o rio, foram as razões que levaram à construção de um templo maior. Assim iniciaram a construção do novo templo com as pedras do que foi o antigo hospital dos Gafos, uma vez que este tinha sido alienado à Misericórdia e destruído devido à abertura da Rua Cardeal Saraiva.
Em 1746 viria a sofrer uma campanha de obras, da qual foi acrescentada a galilé e a casa anexa. No interior viria a sofrer uma campanha decorativa com azulejos seiscentistas, algumas talhas proto-barrocas e trabalhos de estuque e talha neoclássico.
A Igreja da Nossa Senhora da Guia desenvolve-se numa planta longitudinal, formada por nave única e capela-mor. À direita desta foi anexada a torre sineira de planta quadrada, a sacristia e casa paroquial.
O acesso à igreja é feito por uma galilé aberta em três lados por arcos de volta perfeita. O arco principal é encimado por uma janela oval e rematado por um nicho com a imagem da Nossa Senhora da Guia, ladeada por volutas e foragéus.
A fachada é rasgada por um portal em verga reta e igualmente ladeada por volutas e foragéus. Este é ladeada por duas janelas.
O interior é composto pela nave e capela-mor revestidas por um silhar de azulejos de padrão policromado e pela capela-mor com o retábulo em talha dourada.
O conjunto da igreja, talha dourada e azulejos, estão classificados como Imóvel de Interesse Público.
A capela está situada junto da margem esquerda do rio Lima e no lado montante da ponte velha.
Albagado
::
São Paio de Cima
::
Abótega
::
Portuzelo
::
Nossa Senhora do Minho
Comentários recentes sobre outros lugares próximos Igreja de Nossa Senhora da Guia
Atualização: fui trocar a cafeteira hoje e levei uma hora no trânsito para voltar à loja. O gerente Jean foi até as traseiras e pegou um novo jarro de uma caixa diferente. Quando ela a levou para a frente para o associado me ajudar, ele perguntou que só faltava isto. Respondi-lhe que não tinha a certeza, por isso abri a caixa e abri a cafeteira onde se colocou a borra de café e havia resíduos lá dentro. Disse-lhe que tinha a certeza de que era uma cafeteira previamente devolvida e que queria uma totalmente nova. O gerente da loja ouviu e fez uma cara rude. Eu não vou voltar para esta loja. Jean é grosseira e se você me perguntar eu deveria ter conseguido um desconto por estragar minha viagem de sábado para trocar uma cafeteira na loja dela. Eles nunca deveriam ter tido uma cafeteira usada devolvida em seu andar de vendas. Viajaram 45 minutos até a loja que tinha a cafeteira que eu queria em estoque. Quando cheguei em casa, tirei-a para a montar e faltava a jarra Thermal! Liguei para a loja e disseram-me para a devolver. Expliquei que era longe e disseram-me para a levar para a loja mais próxima, mas essa loja não a tem em stock, por isso teria de esperar que fosse encomendada. A razão de eu ter viajado 45 minutos foi para que eu a tivesse imediatamente. Eu enviei um e-mail de banho de cama e além do atendimento ao cliente dois dias atrás e nunca recebi uma resposta. Acho que hoje vou levar mais 45 para a loja para poder trocar por uma cafeteira completa.
O namorado e eu entramos pensando que o lugar estava aberto e afinal eles estavam fechados e tinham as luzes acesas e a porta estava aberta. Disseram-nos para sair após 20 minutos de estarmos na loja e disseram-nos que não podíamos comprar os nossos artigos. Não voltaremos por causa da rudeza com que fomos tratados. Tente outra loja de antiguidades, porque não é aqui. Eu dava-lhe zero estrelas se pudesse. E sugiro que tranquem as portas quando for hora de fechar, presumo que isto seja senso comum.