Página inicial
>
Marco histórico in Ponte de Lima, Viana do Castelo
> Casa da Garrida Análise

Casa da Garrida
Marco Histórico em Ponte de Lima, Viana do CasteloAvaliações: 1 | Classificação geral: excelente
Excelente | |
bom | |
Médio | |
Mau | |
Terrível |
Avaliações

03/15/2020





Situada num dos extremos da povoação de Ponte de Lima, a Casa Garrida é uma construção que remonta, muito possivelmente, ao último quartel do século XVIII, denotando uma organização barroca mas com uma gramática decorativa rococó. As suas características permitem inscrevê-la na tradição arquitectónica do Norte do país, nomeadamente, no modelo que integra a capela na fachada (AZEVEDO, 1969, p. 81). Contudo, neste caso a capela foi tratada de forma autónoma, encontrando-se, mesmo, afastada do edifício habitacional, ao qual se liga através de um outro corpo, recuado e aberto no segundo registo por uma colunata, que deverá ter sido acrescentado em época posterior (MESQUITA; LIMA, 1973, p. 11).
A casa da Garrida apresenta uma planta formada pelos três corpos já referidos, cujo reflexo é bem evidente no alçado, igualmente irregular. A fachada da casa de habitação, denota uma tendência horizontalizante e desenvolve-se num plano único, apenas dinamizado pela abertura simétrica de vãos (portas e janelas no piso térreo e janelas de sacada no andar nobre), e pelos respectivos elementos decorativos. Assim, os vãos térreos são encimados por motivos florais, mas flanqueados pelas mísulas que suportam as janelas de sacada. Estas, formam um friso que imprime à fachada uma linha horizontal, mas que se equilibra com o sentido vertical conferido pela ligação entre os vãos dos dois andares. Por sua vez, as janelas superiores são encimadas por motivos florais, enrolamentos e concheados, de gosto rococó, que se unem à volumosa cimalha.
O corpo intermédio destaca-se, apenas, pela colunata e pela sineira, colocada junto à capela. Parte desta fachada é ocupada, no piso térreo, por um dos lanços da escadaria de acesso ao templo.
O alçado da capela, de dimensão reduzida, é definido, nos cunhais, por pilastras com pináculos, e rematado por frontão triangular interrompido por cruz. Ao centro, abre-se o portal, ladeado por pilastras que suportam um amplo entablamento, sobre o qual se rasga uma janela e se exibe a pedra de armas.
O imóvel foi vendido em 1970, após o falecimento do proprietário António da Silva Gouveia Vieira Lisboa, e adquirido por Manuel Gonçalves, encontrando-se, a partir de então, no centro de uma polémica entre o novo detentor e a Câmara Municipal de Ponte de Lima. A questão prendia-se com o facto de Manuel Gonçalves pretender desmontar a casa e reestruturá-la num outro local - uma propriedade sua, situada no concelho de Vila Nova de Famalicão. O arquitecto Viana de Lima chegou a elaborar um projecto de recuperação do imóvel, para a nova implantação, que nunca chegou a ser concretizado (MESQUITA; LIMA, 1973, p. 11). Em 1973, a casa foi classificada como Imóvel de Interesse Publico, inviabilizando-se, assim, esta pretensão.
Igreja Velha
::
Minhovet-serviços Veterinários Lda
::
Metalpaint
::
Taberna Pimenta
::
Ponte Velha
Comentários recentes sobre outros lugares próximos Casa da Garrida
Home Depot em Brookhaven tem um serviço horrível, especialmente no sábado, o dia mais movimentado para um dono de casa ir e obter suprimentos que eles podem precisar para reparos. Não vá especialmente se você é uma mulher que pode precisar apenas de um pouco de instrução sobre alguma coisa. Eu pedi ajuda e fui enviado para outro departamento. Cheguei a esse departamento apenas para descobrir que a pessoa que trabalhava nesse departamento não podia deixar o registo mas ainda assim foi e carregou algumas mercadorias de outras pessoas. Alguém passa a passar por cima de um cortador de relva e sai. Volto a pedir ajuda e peço desculpa por estar ocupado. Então eu continuo de pé enquanto 4 pessoas estão na registradora esperando para ter seus itens comprados enquanto a pessoa está carregando mercadorias que não puderam deixar a registradora para me ajudar. Finalmente, após 22 minutos de pé e totalmente ignorada pelos funcionários, decidi sair. Eu nunca mais vou comprar lá......
Vale a pena a viagem de 2 horas!!! O Pessoal do Home Depot, especificamente os Electrodomésticos onde eu estava a comprar um pequeno frigorífico, não poderia ter sido mais útil. Responderam a todas as minhas perguntas, estavam dispostos a descaixotar 2 frigoríficos para eu ver, incluindo arranjar equipamento em movimento para tirar um da prateleira superior, honrar o preço de venda, e depois carregá-lo no meu carro. Todas as pessoas eram amigáveis e atenciosas. Agora, se eles pudessem abrir uma loja em Boone, NC.... isso seria maravilhoso! Muito obrigado!!