Página inicial
>
Marco histórico in Melgaço, Viana do Castelo
> Casa do Rio do Porto Análise

Casa do Rio do Porto
Marco Histórico em Melgaço, Viana do CasteloAvaliações: 1 | Classificação geral: Perfeito
Excelente | |
bom | |
Médio | |
Mau | |
Terrível |
R. Rio do Porto 151
Avaliações

03/16/2020





Sita na freguesia da Vila, SMP. As armas foram concedidas, a 1/9/1793, ao Dr. João Manuel Gomes de Abreu Cunha Araújo. O primeiro membro dessa família a residir no Rio do Porto parece que foi o Dr. João António, nascido no século XVIII, filho de Bento da Cunha Araújo e de Maria Gonçalves, ou Maria Martins (moradores na Rua do Campo, depois Rua do Espírito Santo, perto da igreja matriz da Vila), casado com D. Maria Gomes de Abreu, ou D. Mariana Gomes Figueiroa (ver “O Meu Livro das Gerações Melgacenses”, vol. I, p. 409). Na obra citada, p. 410, lê-se: «Ora em 17/5/1748 D. António da Glória, mestre doutor de Sagrada Teologia na Universidade de Coimbra e Prior Donatário do Real Mosteiro do Salvador de Paderne e os mais padres conciliares emprazaram por três vidas aos fidalgos da Casa do Rio do Porto o prazo das Serenadas, que pertencera à família da mulher.» No entanto, quem solicitou à rainha D. Maria I a justificação de nobreza e mandou colocar as pedras de armas no frontispício da Casa foi o Dr. João Manuel Gomes de Abreu Cunha Araújo, filho do Dr. João António de Araújo e de D. Mariana Gomes de Abreu, neto paterno de Bento da Cunha Araújo e de D. Maria Martins, e bisneto de Gonçalo da Cunha Araújo e de D. Catarina Esteves; e neto materno de João Gomes de Abreu e de D. Maria Gomes de Figueiroa, e bisneto de Manuel Gomes de Abreu e de D. Jerónima de Castro. Este Dr. João Manuel casou, a 6/8/1768, com D. Isabel Maria, filha do capitão Manuel Luís Pereira da Gama e de Maria de Araújo, moradores no Campo da Feira de Fora, SMP, e faleceu em 1813.
É curioso que esta Casa Solar tenha sido adquirida, na década de vinte do séc. XX, pelo então secretário de finanças em Melgaço, Ernesto Viriato dos Passos Ferreira da Silva, de Braga, casado em Melgaço a 21/9/1918 com Margarida Maria, neta ilegítima do fidalgo da dita Casa, Caetano José de Abreu Cunha Araújo, e de Margarida Carolina de Castro Álvares de Barros. O acontecimento gerou polémica, pois Ernesto Viriato era o chefe dos republicanos no concelho, e foi Governador Civil de Viana em 1925. Acusaram-no de monárquico, mas ele argumentou publicamente que comprara aquela Casa fidalga porque estava em ruínas e queria recuperá-la. O certo é que ali viveu com a família, com o peso daqueles brasões à porta de entrada.
Deckmarine
::
Torre de Fornelos en Crecente
::
Ponte Romana de Dorna
::
Embalse de Retortoiro
::
Bangueses
Comentários recentes sobre outros lugares próximos Casa do Rio do Porto
Uma loja encantadora cheia de efemérides vintage e recicladas: cartão de inventário, embalagem funky dos anos 60, ornamentos vitoriosos cintilantes e todo o tipo de bricolage entre as pernas. Todas as gavetas, recantos e recantos me trouxeram um sorriso à cara. Na época, eu não tinha nenhum projeto em mente, mas não pude resistir a escolher alguns pequenos itens que achei coloridos e inspiradores para a minha coleção de bolsas das próximas temporadas. Mal posso esperar para voltar e estocar os materiais de embalagem recuperados.
Pior atendimento ao cliente por parte do gerente. Sinto pena dos funcionários e de qualquer cliente que queira ir lá pensando que podem conseguir um bom negócio. Ele faz você pagar o preço do que você pensa que está economizando ao colocá-lo no chão e tratá-lo como lixo. ZERO estrelas... Ele não tem tempo para você, para mim ou para os pobres funcionários.
Charles foi um grande prazer e uma grande ajuda. É sempre tão bom conhecer alguém que tem um grande sorriso e está feliz em parar o que eles estão fazendo para ajudá-lo, mesmo que seja fora do departamento deles. Eu não escrevi uma crítica para realmente nada, mas foi tão bom conhecer Charles que eu senti que precisava!