Página inicial > Biblioteca in Lisboa, Lisboa > National Library of Portugal Análise

National Library of Portugal

Biblioteca em Lisboa, Lisboa
+351217982000
Avaliações: 25 | Classificação geral: Perfeito
Excelente
13
bom
9
Médio
0
Mau
1
Terrível
2
1 image 2 image 3 image 4 image 5 image 6 image

Campo Grande 83, 1749-081 Lisboa, Portugal

Avaliações

06/14/2020
ASM BUENOS AIRES

Biblioteca Nacional da Argentina recebe livros sobre Aristides de Sousa Mendes A doação dos livros sobre Aristides de Sousa Mendes surge na sequência do convénio estabelecido entre a Biblioteca Nacional Mariano Moreno (Biblioteca Nacional da Argentina) e o Centro Simon Wisenthal. O convénio destina-se à criação do Fundo Simon Wiesenthal na Biblioteca Nacional Mariano Moreno, a partir de doações de material bibliográfico sobre o anti-semitismo e o holocausto, explica Victor Lopes, luso-argentino e realizador de um documentário sobre o diplomata português. Os livros agora oferecidos foram ‘Memórias de um neto’ e ‘Aristides de Sousa Mendes. 50 anos de memória’, ambos da autoria de António Moncada S. Mendes, seu neto. João Ribeiro de Almeida, Embaixador de Portugal na Argentina e Victor Lopes, argentino com raízes portuguesas, realizador de um documentário, sobre Aristides de Sousa Mendes, doaram os dois livros à Biblioteca Nacional Mariano Moreno, numa cerimónia em que esteve presente a diretora da biblioteca, Elsa Barber. Aristides de Sousa Mendes (18 de julho de 1885 – 3 de abril de 1954), foi cônsul de Portugal em Bordéus, França, quando aquele país se encontrava sob ocupação alemã, durante a Segunda Guerra Mundial. Contra a vontade de Oliveira Salazar (à altura Presidente e ministro dos Negócios Estrangeiros), o diplomata português concedeu milhares de vistos de entrada em Portugal a refugiados, principalmente de origem judia que fugiam da Alemanha, mas também a outros indivíduos, que simplesmente procuravam asilo, pois desejavam fugir de França, em 1940. Durante três dias e três noites, em junho de 1940, terá concedido 30 mil vistos. O primeiro reconhecimento veio em 1966 de Israel que declarou Aristides de Sousa Mendes, ‘Justo entre as Nações’. Em 1986, o Congresso dos Estados Unidos emitiu uma proclamação em honra do seu ato heróico. Mais tarde, em 1998, foi finalmente reconhecido por Portugal, tendo sido condecorado a título póstumo com a Cruz de Mérito pela República Portuguesa, pelas suas ações em Bordéus. O Presidente da República de então, Mário Soares, apresentou desculpas à família Sousa Mendes e o Parlamento português promoveu-o postumamente à categoria de embaixador. O rosto de Sousa Mendes apareceu impresso em selos em vários países.
06/14/2020
aniloraczinha

Um dos poucos lugares, a par da Gulbenkian, onde me sinto em paz e com todos os recursos para trabalhar.
03/14/2020
Daniel Vitor Gomes

Biblioteca muito bonita em termos estruturais. WiFi, cafeteria, casa de banho limpa. Poderia ficar aberta até mais tarde, mas eu entendo que os funcionários precisam ter vida tb rsrs. Leve moeda de 1 Eur pro cacifo/ locker.
02/14/2020
Rud Castro

O espaço é bem confortável para estudos e pesquisas, no entanto fica próximo ao aeroporto da Portela, onde o barulho dos aviões são constantes.
10/14/2019
Miguel Santos

Biblioteca com excelente espaço, amplo, versátil e apesar de arquitectura Estado Novo renovado recentemente. Peca muito pelo serviço minímo que presta aos utilizadores: têm uma sala de estudo apenas mediante pagamento de anuidade e uma sala de acesso geral com ruído insurdecedor, ininterrumpto; horários restritos; funcionários ruidosos. Serve sobretudo a comunidade idosa que a frequenta, inadequada para estudo, excepto mediante o pagamento da anuidade. Quer num espaço, quer noutro exigem muitas regras (não entrada com mochilas, proibição de uso de telemóveis) incongruentes com o desleixo que se verifica.
10/14/2019
José Pedro R.

É uma excelente biblioteca que melhorou bastante nos últimos anos, quer em termos de rapidez na entrega dos livros na sala de leitura, quer na simpatia dos funcionários. Um dos melhores locais, a par da Gulbenkian, para fazer investigação, com uma sala de leitura monumental que é muito inspiradora. O serviço de Bar é ótimo, a cantina também presta um bom serviço. Sinto-me muito bem vindo. Agradeço à direção da BN e aos seus funcionários.
09/14/2019
Rui Teixeira

Bem situado, com muito estacionamento pessoal simpático
08/14/2019
JOSE MATEUS MANIES LOURENCO

Excecional em termos de serviço público!! Um exemplo a seguir por outros.
06/14/2018
Bruno Ferrari

Os funcionários (balconistas) da sala de Referência (onde faz o cartão de leitor) são mal humorados, impacientes e não explicam as coisas direito. O atendimento deles é muito ruim, deixa muito a desejar. Péssimos funcionários. Já os funcionários da seção de Manuscritos Reservados são excelentes. Se todos na BNP fossem iguais a eles, estaria ótimo, mas infelizmente tem muitos funcionários ruins...
06/14/2018
QUAD LisbonRental

In Campo Grande, you’ll find an endless collection of books (is the depository of the greatest bibliographic patrimony of Portugal), as well as exhibits made for the curious. The building itself is very interesting of achitect Pardal Monteiro
06/14/2018
Joaquim Almeida

Uma Biblioteca que orgulha Lisboa e Portugal
06/14/2018
Ana Pinto

Um excelente espaço para se estudar (sossegado, agradável e confortável), tendo livros que de outra forma não conseguiria consultar. Aconselho!!!
06/14/2018
Fernando Correia

Uma Biblioteca de grande qualidade, bem situada, bem dirigida e técnicos conceituados que nos atendem com rigor e, em simultâneo, com simpatia e afabilidade.-
06/14/2018
Luca

Uma brincadeira! Vim aqui só para consultar um livro mas só há duas opções: cartão semanal ou anual. Ser roubado para ficar na biblioteca 2/3 horas foi demasiado e decidi ir-me embora. Comprarei o livro on line que me custa menos...
06/14/2018
Catarina Arraes

Fica bem localizada, não é o ideal para ver se está de viagem, a mala quase não coube nos cacifos onde é obrigatório colocar a mala se quisermos entrar.
06/14/2018
Luisa Paiva Boléo

Vou há anos a esta biblioteca e está cada vez melhor. Só posso elogiar o acervo, o atendimento e os serviços.
06/14/2018
Luis Barbosa Rodrigues

Excelente biblioteca, excelente acervo, excelentes funcionários. Infelizmente o ar condicionado, na área de leitura encontra-se frequentemente desligado, dificultando desnecessariamente o trabalho e reduzindo a respetiva produtividade.
06/14/2017
Mariana Galera Soler

Organizada, limpa e silenciosa. Com pequenas e graciosas exposições. Para fazer um cartão de leitor, que permite a consulta dos livros, custa 3 euros para uma semana ou 12 euros para um ano
06/14/2017
Antónia Prata

Uma referência como biblioteca nacional tanto a nível arquitectónico como os recursos disponibilizados.
06/14/2017
Maria Bateira

Muito bom para estudar/trabalhar tranquilo. Só falta estacionamento de bicicletas!!
06/14/2017
Mário Correia

Biblioteca de grande qualidade. Boas salas de leitura e uma cafetaria de apoio. Tens bons acessos de transportes públicos e parque de estacionamento. O horário é que poderia ser alargado até mais tarde. Fecha às 19:30h.
06/14/2017
Helder Renato Cordeiro

Magnifica, imponente, muito completa e um belo exemplar arquitectónico.
06/14/2016
Nuno Fernandes

Edifício imponente recentemente ampliado. Uma referência para quem gosta de literatura.
06/14/2016
Pepe Segura Martínez

Un vestíbulo precioso pero una biblioteca difícil de disfrutar por el visitante ocasional. Los jardines en un estado lamentable.
06/14/2015
Manuel Felizol

Serenei de um forte vento, escutei lá fora o cravo, como se flor em jarro, fosse embarque, ora, de um país, que era meu. Então permaneci, inerte, tive por fim a ilusão numa forte contrariedade, em reflexo e saudade, se em mim em poesia, guiasse por reflexão, esta recordação do mundo da criatividade, ó há arte do lírio cravo, da norte Europa que parte quando guia já tarde.

Deixe um comentário para National Library of Portugal