Chafariz dos Pasmados

Atração Turística em Vila Nogueira de Azeitão, Setúbal
Avaliações: 10 | Classificação geral: Perfeito
Excelente
8
bom
1
Médio
1
Mau
0
Terrível
0
1 image 2 image 3 image 4 image 5 image 6 image
Sábado Horário de funcionamento 24
Domingo Horário de funcionamento 24
Segunda-feira Horário de funcionamento 24
Terça-feira Horário de funcionamento 24
Quarta-feira Horário de funcionamento 24
Quinta-feira Horário de funcionamento 24
Sexta-feira Horário de funcionamento 24

R. José Augusto Coelho 3, 2925-538, Portugal

Avaliações

06/14/2020
Alberto Estudante

Uma fonte lindíssima construida há muitos anos atrás pela população de Azeitão. ⛲
06/14/2020
Cris Lobo

É um dos ex-líbris da bonita Vila Nogueira de Azeitão. Chafariz do sec. XVIII decorado com motivos característicos do estilo pombalino.
06/14/2020
Ricardo Alhinho

Chafariz dos Pasmados ou Fontanário em Vila Nogueira de Azeitão está como classificado como IM - Interesse Municipal. É um dos ex-líbris da bonita Vila Nogueira de Azeitão. É um chafariz de espaldar do século XVIII, de planta rectangular, decorado com motivos característicos do estilo pombalino.
06/14/2020
Luís Fabião

Um chafariz do sec. XVIII que merece ser visitado. A beleza, a localização e a funcionalidade transformaram este chafariz num local de encontro e de apoio entre turistas, ciclistas e adeptos de caminhadas.
06/14/2020
Bruno Cruz

Local muito bonito para passar.
03/14/2020
Francisco Basto

O chafariz dos Pasmados segundo a tradição, ficou a ser conhecido por este nome derivado ao pasmo à admiração que a sua contemplação causava. Na verdade é admirável ao ponto de ser considerado o ex libris da Vila de Nogueira de Azeitão, fazendo-lhe guarda de honra nessa qualidade a fachada central das caves de José Maria da Fonseca. Na opinião de alguns historiadores de Azeitão o chafariz dos Pasmados foi um dos principais empreendimentos mandados realizar por Agostinho Machado de Faria, cujas ideias sobre urbanismo bastante avançadas para a época permitiram grande desenvolvimento nessa área em toda a região de Azeitão a partir dos finais do século XVIII. Neste sentido no início do seu primeiro mandato em 1768 começou por mandar transferir do pátio da quinta do Nogueira a fonte que até então lá existia a qual por defeito de construção e por falta de cuidados atribuídos ao seu proprietário tinha a água estagnada e cujo consumo provocava com frequentes doenças.
11/14/2019
Augusto Reis

Muito bonito e bem conservado
10/14/2019
Maria Fernanda Freitas

Excelente exemplar barroco. É um local muito agradável.
06/14/2018
Duarte Grencho

Segundo a tradição, a fonte ficou a ser conhecida por este nome, derivado ao pasmo, à admiração, que a sua contemplação causava. Na verdade é admirável, ao ponto de ser considerada o ex-libris de Vila Nogueira de Azeitão, fazendo-lhe guarda de honra - nessa qualidade  - a fachada central das caves de José Maria da Fonseca.
06/14/2018
Tiago Dias

Vila cheia de história, com esta fonte lindíssima. Ponto de encontro de passeios de bicicleta, caminhada, e outras atividades. Não esquecer de provar as Tortas nos vários cafés da zona, e de provar os vinhos nas caves dos vários produtores da região.

Deixe um comentário para Chafariz dos Pasmados