Pagina inicial
> E
> Estava A Pé Ou A Pé?
Estava a pé ou a pé?
A forma correta de escrita da locução é a pé, sem acento indicador de crase. A locução à pé, com acento indicador de crase, está errada.
Em relação a isto, como escreve ir a pé?
'Ir a pé' ou 'Ir de a pé'?
A primeira forma é a correta. Existem as regências "ir a" (ir a cavalo, ir a uma festa) e "ir de" (ir de trem, ir de ônibus), mas não "ir de a". É bom lembrar que não há crase na expressão "a pé" porque "pé" é palavra masculina e o "a" é só preposição. Exemplo: "Estou a pé e irei a pé mesmo".
Também, o que é estar de pé? A primeira forma é a correta. Existem as regências "ir a" (ir a cavalo, ir a uma festa) e "ir de" (ir de trem, ir de ônibus), mas não "ir de a". É bom lembrar que não há crase na expressão "a pé" porque "pé" é palavra masculina e o "a" é só preposição. Exemplo: "Estou a pé e irei a pé mesmo".
Nossa proposta ainda está de pé? = continuar, firmar, subsistir, manter-se.
Correspondentemente, está à frente ou a frente?
Na expressão "à frente", a crase ocorre, já que se trata de locução (adverbial ou prepositiva) feminina. Exemplos: Estou à frente dos negócios da minha família.
Para que serve os 4 tipos de porquês? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas. O porquê = Usado como um substantivo.
Então, e a partir ou a partir?
Em geral, só existe crase antes de palavras no feminino. Nunca haverá crase antes de verbo. Logo, o correto é a partir. ex: Ele começa a trabalhar a partir de amanhã.
Estou à procura ou a procura? A procura ou à procura? Depende. Em "A procura dos criminosos durou dez dias", não há o acento da crase porque não há preposição (A procura dos criminosos = sujeito). Em "A polícia está à procura dos criminosos", devemos usar o acento grave porque à procura de é uma locução prepositiva.
Como se escreve andar a cavalo?
Andar a cavalo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Gostaria de saber por que usa-se andar a cavalo e não andar de cavalo, assim como andar de carro. Andar a cavalo é uma expressão feita, e usa-se quando o meio de transporte é um animal: andar a cavalo num burro, numa égua, num camelo, etc.
Ali, É a vista ou a vista? Se alguém "vendeu a vista", deve ter vendido "o olho" (a vista = objeto direto). O desespero era tanto, que um vendeu o carro, o outro vendeu o rim e esse vendeu a vista. Se não era nada disso que você queria dizer, então a resposta é outra: "vendeu à vista", e não a prazo (à vista = adjunto adverbial de modo).
Também se pode perguntar para que lado é a crase?
Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave. Fernanda Bérgamo lembra que expressões adverbiais femininas também pedem crase. "Em frases como 'dobre à direita', 'virar à esquerda', 'comprar à vista', você utilizará crase.