Chapel of Blacksmiths

Marco Histórico em Oliveira do Hospital, Coimbra
Avaliações: 2 | Classificação geral: Perfeito
Excelente
1
bom
1
Médio
0
Mau
0
Terrível
0
1 image 2 image 3 image 4 image 5 image 6 image

40°21'34.1"N 7°51'42., EN3, Urzelina, Portugal

Avaliações

06/14/2020
Ricardo Alhinho

A Capela dos Ferreiros é uma capela da primeira metade do século XIV, anexa à fachada norte da Igreja Matriz de Oliveira do Hospital. Esta construção, em estilo gótico, preserva a traça trecentista original e alberga um notável grupo escultórico da autoria de Mestre Pero, o mais completo conjunto escultórico do primeiro gótico nacional (classificado como Monumento Nacional – Decreto n.º 26 500, DG, I Série, n.º 79, de 4-04-1936). A capela dos Ferreiros é um dos mais importantes espaços funerários góticos portugueses, tanto pela importância das obras que acolhe como por se tratar de uma das raras capelas sepulcrais medievais de iniciativa privada que sobreviveu até aos nossos dias em território nacional. A sua construção deve-se a Domingos Joanes, um nobre de ascendência obscura, neto de D. Chavão, que aí se fez sepultar junto a D. Domingas Sabachais, sua mulher, uma figura igualmente mal documentada da nossa história medieval. A capela é um espaço retangular de dimensões modestas (aproximadamente 6,50m x 3,50m), com cobertura de berço quebrado e contínuo, iluminado por dois pequenos óculos quadrilobados. Se, arquitetonicamente, esta capela não se destaca de tantas outras construções arcaizantes datadas dos séculos XIII e XIV, o notável conjunto escultórico do seu interior – o mais completo do gótico português –, revela uma atualidade de gosto e um desafogo económico incomum no panorama nacional da primeira metade do século XIV. Da autoria de Mestre Pero, o conjunto integra um retábulo e uma imagem da Virgem com o Menino, dois túmulos e a estátua de um Cavaleiro Medieval, afirmando-se como um conjunto de importância fulcral na abordagem das produções desse escultor, de provável origem aragonesa, que desempenhou um papel chave na renovação da escultura portuguesa; através dele, a escultura gótica nacional "atingiu a sua maioridade". Segundo uma inscrição (entretanto desaparecida) na parede exterior da capela, Mestre Pero estaria a concluir as obras que integram a Capela dos Ferreiros no ano de 1341.
04/14/2020
Francisco Basto

A Capela dos Ferreiro é uma Capela da primeira metade do século XIV, anexa à fachada Norte da Igreja Matriz de Oliveira do hospital. Esta construção em estilo gótico preserva a traça trecentista original e alberga um notável grupo escultórico de autoria de mestre Pero, o mais completo grupo escultórico do primeiro gótico Nacional classificado como Monumento Nacional. A Capela dos Ferreiros é um dos mais importantes espaços funerários góticos Portugueses tanto pela importância das suas obras que acolhe como por se tratar de uma das raras Capelas sepulcrais Medievais de iniciativa privada que sobrevive até aos nossos dias em território Nacional. A sua construção deve-se a Domingos Joanes um nobre de ascendência obscura neto de Chavão que aí se fez sepultar junto a Domingos Sabachais, sua mulher, uma figura igualmente mal documentada da nossa história medieval. A Capela é um espaço retangular de dimensões modestas aproximadamente 6,50 X 3,50 com cobertura em berço quebrado e contínuo iluminado por dois pequenos óculos quadrilobados. Se arquitetonicamente, esta Capela não se destaca de tantas outras construções arcaizantes datadas do século XIII e XIV o notável conjunto escultórico do seu interior o mais completo do gótico Português, revela uma atualidade de gosto e um desafogo económico incomum no panorama Nacional da primeira metade do século XIV. De autoria de mestre Pero o conjunto integra um retábulo e uma imagem da Virgem com o menino dois túmulos e a estátua de um cavaleiro medieval afirmando-se como um conjunto de importância fulcral na abordagem das produções desse escultor de provável origem aragonesa, que desempenhou um papel chave na renovação da Escultura Portuguesa, através dele a Escultura Gótica Nacional atingiu a sua maioridade segundo uma inscrição entretanto desaparecida na parede exterior da Capela, mestre Pero estaria a concluir as obras que integram a Capela dos Ferreiros no ano de 1341.

Comentários recentes sobre outros lugares próximos Chapel of Blacksmiths

Esta Best Buy tem alguns bons negócios em jogos de vídeo, assim como alguns conjuntos de lego e periféricos de jogos de computador. No entanto, alguns dos produtos da linha Insignia têm um preço exagerado. Eu precisava de um cabo de impressora USB (alternativamente chamado de cabo A/B USB) para o meu microfone USB. Quando fui pagar por ele, ele custou 27,99 dólares. Tenha em mente que esses cabos normalmente custam em algum lugar na faixa de $10 (para as variantes USB 2.0, que este era). Apesar disso, o pessoal foi muito amigável e entendeu porque eu não compraria aquele cabo. Em resumo, uma boa seleção de eletrônicos, às vezes com ótimos negócios, e o pessoal de ratos, mas a linha in house deles é absolutamente superfaturada.
Se você está no mercado de nichos ecléticos e brinquedos e parafernália esportiva da virada do século, bem este é o lugar para ir. Vendedores com todo o tipo de Atari e jogos de primeira geração da Nintendo. Sem consolas, mas também com uma grande selecção de vinil. Não tanto no reino dos móveis antigos ou vintage, mas encontraste uma selecção decente de jóias. Uma forma divertida de passar um cpl de horas.

Deixe um comentário para Chapel of Blacksmiths