Página inicial
>
Atração turística in Vide, Guarda
> Poço da Broca do Muro / Poço Fundeiro Análise
Poço da Broca do Muro / Poço Fundeiro
Atração Turística em Vide, GuardaAvaliações: 11 | Classificação geral: Perfeito
Excelente | |
bom | |
Médio | |
Mau | |
Terrível |
Seia, Portugal
Avaliações

06/14/2020





L'endroit le plus magnifique que je connaisse. La proximité avec la nature est même magique . On entend les oiseaux chanter, on voit les poissons tellement l'eau est pure et propre. Il faut conserver se mieux à tout prix.

06/14/2020





Não dá para chegar ao local...

06/14/2020





Local muito bom para fotografia
Forno Comunitário de Sangemil
::
Nascente do Rio Zêzere
::
Mirador do Vale Glaciar
::
Poço da broca do Serapitel
::
Torre de Lucano

06/14/2020





Excelente local para passar um dia em descanso e onde pode tomar uns banhos em águas limpas com uma vista espetacular.

06/14/2020





Sítio tranquilo ótimo para uma tarde em família e em contato com a natureza.

06/14/2020





Linda cascata, aguas límpidas com muitos peixinhos! Vale a pena explorar o cimo da cascata, tem acesso!

11/14/2019





Local lindo e uma cascata espetacular

08/14/2019





É difícil descobrir o caminho certo, mas após ser descoberto é o Paraíso! Gostei mt, o caminho não é longo, a dificuldade é moderada mas com calma tudo se faz.
Adorei.

07/14/2019





Existe alguma confusão com este local natural, talvez por ser de difícil acesso. Trata-se de um pequeno lago, formado através da queda de água de uma cascata sobre formações rochosas, que atinge alguma profundidade (mais de 2 metros) , explicando assim o seu nome (não fazer confusão com o Poço da Broca, que é outra zona fluvial próxima de destaque, em Barriosa). O acesso mais direto é feito a partir da estrada principal da localidade de Muro, junto a uma moradia branca de telhado preto e situada junto a uma curva de 90º, descendo-se uma encosta através de um estreito carreiro que atravessa culturas e uma levada de água ao início, que depois dá acesso a casas abandonadas, seguidamente atravessa uma área de pinhal e culmina numa "escadaria" improvisada de terra e de rochas e bastante inclinada. Recomendável o uso de calçado adequado em terra mas também na água, pois as rochas são bastante escorregadias. O acesso à zona cimeira deste local, onde também é possível ir a banhos, é feito a partir do centro da localidade de Muro, através de um caminho numa encosta em direção ao rio, atravessando-se uma ponte por cima do mesmo e seguindo um trilho no meio de mato, sempre pelo lado direito.

06/14/2018





É linda, vale a pena ver o sitio ☺

06/14/2017





Nos vales de Loriga e Alvoco, que encontram na freguesia de Vide, as respectivas ribeiras, as quais, contornam os meandros serpenteando e levando a vitalidade das águas cristalinas, oriundas do alto da Serra da Estrela, aos montes, onde a vontade humana construiu dos mais belos conjuntos de socalcos.
Em cinco desses meandros, ao que se crê, a acção e o engenho humanos desviou o curso das ribeiras a fim de conquistar à natureza mais terrenos agrícolas. O desnível destes cortes formou belas cascatas e poços, os chamados poços das brocas. Vale bem a pena percorrer uma Rota pelos Poços das Brocas, a que o povo chama «cortes» ou «obras».
No vale de Loriga, encontramos um Poço da Broca perto de Serapitel, no caminho entre Loriga e a aldeia de Cabeça e outro na aldeia de Muro. No vale do Alvoco, há obras em Aguincho, Frádigas e Barriosa.
Este é um enigma: Os belos poços das brocas foram realizados nos séculos XVIII e XIX para ganhar terrenos agrícolas, ou são obras de origem romana com objectivos de mineração. Para já, não se sabe a resposta, embora a tradição popular afirme que se realizaram para ganhar terrenos agrícolas. O poço da broca do Muro, há quem afirme que estas «obras» são do tempo do rei D. Dinis.