Página inicial
>
Farmácia in Aldeia das Pias, Évora
> Farmácia Santiago Maior Análise
Rua Principal 2B, 7200-012 Aldeia de Pias, Portugal
Não há comentários para Farmácia Santiago Maior. Aqui estão críticas de outros comentários.
★
★
★
★
★
Hugo Lopes: A atual Igreja da Misericórdia foi iniciada na 1ª metade do séc. XVIII e mencionava-se já nas Memórias Paroquiais de 1758 como sendo uma “boa capela”. Juntamente com a contígua Igreja de S. Francisco, à qual se liga por um arco passadiço recente, forma o remate monumental da Praça da República, seguindo-se a nascente os antigos edifícios do Hospital da Santa Casa da Misericórdia e Celeiro também setecentista. A Misericórdia fora noticiada em Mourão já em 1548 no testamento de Pedro de Mendonça Furtado, alcaide-mor e fundador da Irmandade, mas durante dois séculos teve instalações provisórias nas imediações do Castelo. A obra definitiva coube assim ao período de D. João V e apesar do volume compacto e perfil rectilíneo, recebeu decoração barroca, conforme se observa da colocação dos pináculos laterais no exterior à aplicação de talha dourada em retábulos interiores. Destaca-se ainda o uso de mármore branco no Púlpito, que é de 1719, bem como no Portal que, perpetuando a consagração do templo, tem gravado o ano de 1743 na base da cartela com a Coroa e escudo português, estando ainda o Brasão real joanino sobranceiro ao altar da Capela-mor. A ladear o mesmo altar, e também em mármore, surgem dois portais interiores para acesso à cobertura e à Sacristia, aqui estando um lavabo também da mesma pedra. Ao longo da nave, a seguir ao coro alto da entrada, que manteve o parapeito de xisto ornamentado com olhais, albergaram-se inicialmente algumas outros altares laterais: de S. João Batista e do Calvário (parede nascente), e, diante, a Capela do Senhor Morto ao lado do púlpito. Estavam sob amplos arcos redondos com apoio em duplos pilares e robustas bases. Conservaram-se na Capela-mor, além da banqueta sob o altar-mor mostrando a imagem jacente do Senhor Morto, pinturas na parede sobre os portais, com alegorias religiosas, e, no abobadamento, com o tema do Sagrado Coração.
Manuel F.S. Patrocínio - Historiador
2020-06-14 09:52:30
Comentários recentes sobre outros lugares próximos Farmácia Santiago Maior
Tive de conduzir de St. Augustine até Mandarin porque a minha loja Oreck local fechou. Eu tinha comprado um novo Oreck quando o meu antigo finalmente começou a parecer um rato. Ainda funcionava, Orecks nunca morre, mas decidi que era hora de um novo. Um ano depois, a loja local onde eu comprei meu novo Oreck fechou, então eu tive que sair da cidade para obter a manutenção gratuita. Flash adiante para hoje, quando eu dirigi até Mandarim, onde Jonathan, o gerente, estava trabalhando. Ele foi super legal e disse, é claro, que eles podiam afinar de graça! Eu só teria que deixá-lo por alguns dias. Eu temia ter que dirigir todo o caminho de volta para lá novamente quando estivesse feito. Ele me surpreendeu quando eu comecei a sair, dizendo que iria em frente e que o faria para que eu não tivesse que dirigir de volta. WOW! Eu fiquei impressionada, nunca esperei isso. Ele estava ocupado e eu sabia que não ia ser fácil para ele. Mas. Eu fui almoçar e quando voltei, lá estava ele! Aquele homem merece o teu negócio! Ele certamente mereceu o meu.
Entrei para comprar uma geladeira e um freezer, as pessoas que estavam na loja (se você quiser chamá-los de vendedores) agiram como se eu não estivesse lá. O meu dinheiro é tão bom como as outras pessoas que não pareciam ter dinheiro. Esperei mais de 30 minutos e NENHUMA pessoa se preocupou em me ajudar. Eu saí e nunca mais vou fazer compras lá. A equipe de vendas é rude e o dono age como se o cliente lhes devesse um favor para fazer compras naquele lugar.
Deixe um comentário para Farmácia Santiago Maior