Página inicial
>
Base militar in Porto, Porto
> Quartel de Santo Ovídio Análise
Excelente | |
bom | |
Médio | |
Mau | |
Terrível |
Praça da República 126, Porto, Portugal
Avaliações

06/15/2020





Quartel de Santo Ovídeo: A necessidade de dar instalações consignas aos soldados do segundo regimento de Infantaria do Porto, que se encontrava instalado nos celeiros da Cordoaria, obrigou à edificação de um Quartel na Praça ou Campo de Santo Ovídeo. Foi então mandado erigir por D. Maria I, por Aviso Régio de 20 de Fevereiro de 1790. A autoria final do projeto cabe ao Tenente-Coronel Engenheiro do Reino, Reinaldo Oudinot, e as obras de construção aos Arquitetos Teodoro de Sousa Maldonado e José Francisco da Paiva. As obras ter- se- ão iniciado ainda nesse ano e prolongaram-se até 1805 /1806. Na sua estrutura foi utilizada pedra oriunda das pedreiras da Lapa e das Fontainhas mas também alguma proveniente da demolida muralha Fernandina.

06/15/2020





Local importante para a Defesa Nacional

06/15/2020





Local histórico. Daqui, desta praça, eclodiu a revolução Liberal do Porto em 1820, aos 24 de agosto, o movimento do Sinédrio juntamente com os militares fizeram uma missa e partiram para a câmara municipal e formaram a junta provisional, convocando as cortes para elaboração de uma nova ordem constitucional (monarquia constitucional), conclamando o retorno imediato do Rei Dom João VI para a sede original do Império, que estava instalado no Brasil desde a "fuga de Napoleão". A consequinte exigência de submissão do Brasil ao Reino, ou espécie de recolonização, ignorando o fato de que inconscientemente já havia se emancipado depois de alguns anos da chegada da corte em Salvador, em janeiro de 1808. Posteriormente instalada no RJ (com enorme avanço cultural na colônia). Os desdobramentos destes fatos impulsionaram a proclamação da independência do Brasil, por Dom Pedro I, aos 07 de setembro de 1822, as margens do riacho do Ipiranga, em São Paulo/SP, onde hoje repousam os restos mortais do imperador do Brasil, filho de Dom João VI. Em Portugal Pedro IV, rei em 1826. A história dos dois países se encontra aqui também!
Carreira de Tiro de Penude
::
Centro de Tropas de Operações Especiais
::
Centro de Apoio Social do Porto
::
Base Braga
::
Escola Prática de Transmissões

09/15/2019





Magnifique lieu rampli de histoire

06/15/2018





Beautiful building. Historical place. Non-visitable. It can only be appreciated from the ouside. At the time of it's construction, which was initiated by order of King D. Pedro V, it was part of a very important plan to restructure completely the portuguese armed forces.

06/15/2017





Ainda não é atração turistica. Mas fico contente por estar referenciada. Edificio antigo, com muita história. Quartel que viu e fez história...