Página inicial
>
Local de peregrinação in Terena, Évora
> Church of Nossa Senhora da Boa Nova Análise
Church of Nossa Senhora da Boa Nova
Local De Peregrinação em Terena, ÉvoraAvaliações: 14 | Classificação geral: Perfeito
Excelente | |
bom | |
Médio | |
Mau | |
Terrível |
N6-8 389, Estoril, Portugal
Avaliações

06/14/2020





Vale a pena uma visita. Um local de culto possivelmente do século XIV

06/14/2020





Gostamos bastante da calma e serenidade.

06/14/2020





Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, magnífico e raro exemplar de igreja-fortaleza. Monumento Nacional, por decreto de 10 de junho de 1910. É um dos mais antigos santuários marianos construídos a sul do Tejo, resultando, provavelmente, da cristianização do antigo culto pagão ao deus Endonvélico (então venerado nas imediações da atual Terena). A sua construção data do século XIV. Trata-se de uma igreja-fortaleza medieval, de planta cruciforme, estando cercada de ameias e guarnecida de mata-cães sobre as três portas do templo. Edificada na Herdade da Vila Velha, a tradição diz ter sido a paroquial da primitiva Terena, antes da transferência da povoação para o cerro junto ao castelo mandado edificar por D. Dinis. Sede de um intenso culto mariano anterior à própria edificação da igreja, pois Afonso X de Castela tem várias composições dedicadas a Santa Maria de Terena nas suas Cantigas de Santa Maria. A invocação Senhora da Boa Nova está ligada à lenda que atribuí a presença da Rainha D. Maria de Castela (chamada por Camões de "Fermosíssima Maria" em Os Lusíadas) nestas paragens quando, após ter vindo a Portugal solicitar o auxílio de seu pai, o Rei D. Afonso IV, recebeu a "boa nova" da vitória da Batalha do Salado (1340). Conserva a sua forte cantaria original, inteiramente coroada de ameias, acrescentada, no século XVIII, pelo singelo campanário da fachada principal. No seu interior destaca-se a capela-mor, inteiramente revestida de pinturas a fresco do século XVIII com cenas do Apocaplise de São João e a rara inconografia dos monarcas portugueses da 1ª Dinastia. Extraordinário é o retábulo maneirista, com magníficas tábuas de Francisco de Campos representando cenas da vida de Cristo e da Virgem. Ao centro está a veneranda imagem de Nossa Senhora da Boa Nova, em honra de quem se celebra a afamada e antiga romaria dos Prazeres, no domingo e segunda-feira de Pascoela. Posteriores são os retábulos laterais, em talha dourada setecentista, dedicados a São Brás e Santa Catarina Mártir. Os alçados das naves foram revestidos em finais de oitocentos com pinturas parietais, de menor interesse artístico, representando santos da devoção alentejana, da autoria do pintor Silva Rato, de Borba.
Igreja Matriz de Aldeia da Serra/Ermida de Nossa Senhora do Monte da Virgem
::
Ermida de Nossa Senhora das Neves
::
Igreja de São Sebastião
::
Capela de Santa Ana
::
Convento da Tomina

06/14/2020





Templo mítico com varios "frescos" ilustrando reis da época. Mágico

03/14/2020





Gosto imenso. Frequento diversas vezes.

01/14/2020





Magnífico Santuário, cheio de história

09/14/2019





Muito bonito. Lugar á volta transmite paz e calma.

07/14/2019





Ima igreja medieval lindíssima

07/14/2019





Muito gira, só não está cuidado como de resto a maioria dos momentos históricos do país.

06/14/2018





Must go, must see. One of the most beautiful chapels in Portugal.
It is a so called defendable cross-church. Seems a strange combination but when founded the possibility of defending your church was a positive thing.
In urgent need of restoration.
The chapel is closed but you may find the key at the house opposite.

06/14/2018





Maravillosa Iglesia del siglo XIV y XIII donde se puede apreciar el gotico y el detalle del techo. Curiosa

06/14/2018





Fundada por voto de Dona Maria, mulher de Afonso X de Castela, trata-se de uma capela-fortaleza de cruz grega totalmente abobadada. No cimo da fachada principal destaca-se o campanário com um sino de bronze. O edifício é rematado, a toda a volta, por uma coroação de merlões e ameias de tipo claramente defensivo. Destacam-se ainda pinturas murais representando figuras de santos, segundo cópias oitocentistas, enquadradas por molduras de estuque.

06/14/2017





Igreja um pouco steril
Pouca personalidade

06/14/2016





Igreja muito bonita, já fotografei diversos baptizados aqui