Página inicial
>
Atração turística in Carrazeda de Ansiães, Bragança
> Moinho de Vento de Carrazeda de Ansiães Análise
Moinho de Vento de Carrazeda de Ansiães
Atração Turística em Carrazeda de Ansiães, BragançaAvaliações: 8 | Classificação geral: Perfeito
Excelente | |
bom | |
Médio | |
Mau | |
Terrível |
R. Moinho de Vento, 5140-085 Carrazeda de Ansiães, Portugal
Avaliações

03/14/2020





Excelente recuperação do património.

02/14/2020





Moinho de Vento de Carrazeda de Ansiães, não sendo trás-os-montes uma terra de Moinhos de Vento, a existência desta estrutura eólica no concelho de Carrazeda acaba por constituir uma curiosidade e um motivo de atração. O moinho de vento de Carrazeda de Ansiães foi construído no início do século XX e terá funcionado durante cerca de uma década moendo o trigo produzido nos campos circundantes à Vila de Carrazeda. Em 2012 foi recuperado pela autarquia estando integrado num programa de visitas guiadas com carácter pedagógico, cultural e patrimonial. O moinho de vento que espreita sobranceiramente a Vila de Carrazeda sempre fez parte do imaginário popular que ao longo dos últimos cem anos que se habituou a ver a vetuta estrutura isolada sobre as muitas pedras que ladeiam o moinho e interrogar-se acerca da sua origem e funcionalidade. Atualmente entre a população idosa não existe memória da época do seu funcionamento. No entanto no início da década de oitenta foram recolhidos importantes testemunhos entre os habitantes mais idosos da população que hoje nos ajudam a compreender um pouco da sua história. Decorria o ano de 1900 quando Damião Gonçalves Neves, originário da Cidade do Porto decidiu mandar construir um moinho de vento que iria substituir o velho moinho de água localizado na Veiga junto ao antigo caminho para Fontelonga. O moinho de vento funcionou durante cerca de uma década moendo o trigo produzido nos campos circundantes e que as mulheres transportavam à cabeça pelo estreito caminho rural que trepa pelas imensas fragas circunscritas no mesmo. Aí Damião Neves e o seu ajudante transformavam o grão em farinha que depois de ensacada e tirada a sua maquia iria alimentar a população crescente desta Vila transmontana. Pouco se sabe a razão pela qual esta estrutura terá deixado de funcionar podendo-se especular sobre a dificuldade de funcionamento e a impresevilidade do vento. Certo é que terá sido substituída pela máquina a vapor tocada a carvão e mais tarde pelo motor a diesel.

02/14/2020





Moinho lindíssimo datado de 1900, muito bem preservado. Encontra-se encerrado o que é uma pena. Também há falta de sinalização. Local a não perder para quem passa por Carrazeda de Ansiães.
Apeadeiro ferroviário de Chãos (inactivo)
::
Miradouro de Santa Marinha
::
Capela de Senhora da Cunha
::
Praia Fluvial da Fraga da Pegada
::
Estação ferroviária de Romeu (desactivada)

01/14/2020





Carrazeda de Ansiães - Windmill
Very beautiful point of view and also very beautiful monument fully reconstructed.
THE ONLY PROBLEM IS THAT IT IS CLOSED FOR VISITORS

11/14/2019





Beau point de vue. Dommage que l'intérieur soit inaccessible. Absence de fléchage pour y arriver. Les riverains sont très sympathiques et de bons guides

09/14/2019





O moinho está fechado, o que é uma pena. Penso que poderia ser encarregue um local para abrir a porta ou mesmo uma solução de fechadura Wi-Fi que abrisse a porta mediante solissitação via SMS, por exemplo e no interior uma iconografia com som. Bom gostaria de experimentar o funcionamento do moinho nem que fosse em maqueta.

08/14/2019





Muito bem preservado e paisagem magnífica

06/14/2018





Bom lugar para ver Carrazeda de Ansiães. Nunca consegui entrar no moinho propriamente, penso que falta informação para isso. No entanto, é um cartãi de visita à entrada de Carrazeda de Ansiães para quem vem do IC5. Os acessos não são muito fáceis e principalmente não estão marcados. Entra-se ao na "Rua moinho de vento" ao lado de uns prédios "inclinados".