Página inicial
>
Atração turística in Carrazeda de Ansiães, Bragança
> Fonte das Sereias Análise
Fonte das Sereias
Atração Turística em Carrazeda de Ansiães, BragançaAvaliações: 9 | Classificação geral: Perfeito
Excelente | |
bom | |
Médio | |
Mau | |
Terrível |
R. Cap. Francisco de Amaral 2, 5140-062 Carrazeda de Ansiães, Portugal
Avaliações

06/14/2020





Património cultural fantástico.

06/14/2020





É um espetáculo muito bonito

11/14/2019





4 sereias no interior de Portugal? Provavelmente inspiradas num capitel de um colunelo de uma das janelas da igreja românica de S. Salvador do Castelo de Ansiães. É um espaço muito bonito.
Jardim Botânico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
::
Castro do Outeiro Lesenho
::
Castro de Sapelos
::
Museu da Oliveira e do Azeite
::
Parque de Lazer Lagoa do Alvão

11/14/2019





Fonte com uma História Patrimonial assinalável, com um Pelourinho Classificado como Peça de Interesse Público, local muito frequentado particularmente em dias que convidem a desfrutar de uma sombra e saciar a sede de água da Fonte considerada de excelente qualidade, uma boa opção para uns tempos de lazer.

09/14/2019





Muito bom local para beber água natural aconselho toda as pessoas a visitarem este local

06/14/2018





Lugar pequeno mas agradável. Tem o Pelourinho da Vila classificado no site: patrimoniocultural como " Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público". Com fonte nesse mesmo site: "
Nota Histórico-Artistica
O actual concelho de Carrazeda de Ansiães, com foral de 1075, tinha a sua sede na antiga vila de Ansiães, abandonada após a transferência para Carrazeda, no século XIX. O pelourinho da localidade foi destruído em 1734, quando por alvará de D. João V Carrazeda subiu à categoria de vila; a destruição destinava-se a enfraquecer a memória do estatuto anteriormente detido por Ansiães. No sequência desta destruição foi levantado novo pelourinho, que ainda se conserva, no largo da velha cadeia comarcã.
O pelourinho assenta sobre plataforma de quatro degraus, sendo o degrau inferior de secção quadrangular, o segundo circular, o terceiro polilobado, e o último novamente circular, servindo de base à coluna. A coluna é composta por fuste oitavado, de faces lisas, e o capitel é antecedido por uma estreita moldura oitavada. É prismático, de secção octogonal, e saliente, apresentando um escudo de armas de D. João V , envolvido por enrolamentos vegetalistas (grossas vergas com rebentos) de tipo barroco. O remate é tronco-cónico, bastante elevado, e todo ornado com escamas, tendo o topo truncado.
Sílvia Leite"

06/14/2018





Deux trois jolies photos à faire à côté, visite incontournable de la fontaine si c'est la première fois qu'on y vient.

06/14/2018





Adoro estar na fonte das sereias, é muito agradável!

06/14/2017





Monumento historico bem conservado.