Página inicial
>
Chancelaria do governo local in Carrazeda de Ansiães, Bragança
> Junta da Freguesia de Parambos Análise

Junta da Freguesia de Parambos
Chancelaria Do Governo Local em Carrazeda de Ansiães, Bragança
Avaliações: 1 | Classificação geral: média
Excelente | |
bom | |
Médio | |
Mau | |
Terrível |
R. Dr. António Santos Pinto 95, Parambos, Portugal
Avaliações

06/15/2018





Um apoio para a população.
Junta de Freguesia de Chãs
::
Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação do Côa
::
Rest. Residencial Sra da Ribeira
::
Fatibel, Lda
::
União das freguesias de Vilarouco e Pereiros
Não há comentários para Junta da Freguesia de Parambos. Aqui estão críticas de outros comentários.
★
★
★
★
☆
João Jaques: Devido à falta de registos, não é possível datar quando é que a freguesia de S. Cristina da Pousa, então sem a Reguela, começou a ter a sua paroquial.
A tradição oral indica que seria uma pequena ermida em frente da fonte do lugar do Outeiro na Bouça na qual existia um Cruzeirinho que os mais antigos reconheceram e recordam com saudades.
A igreja anterior à actual ficava dentro do espaço da actual virada ao contrário desta, como mandava a liturgia, sendo a porta principal mais ao menos no sítio da Tribuna e altar mor de agora, metro e meio acima do nível do Cemitério.
A porta principal da Igreja ficava em frente da do Cemitério da qual se descia por umas escadas de pedra fazendo arco.
Tinha campanário igual ao da Capela da Senhora da Esperança e uma sacristia. Desta igreja diz T. Fonseca em Barcelos Áquem e Além Cavado na p. 310:
“A matriz de Santa Cristina do Ulgoso, situada no mesmo sítio onde hoje está a actual, era pequeníssima, sofrendo obras de reforma e ampliação há cerca de cem anos. Não obstante estas, ficou assim um templo exíguo paras necessidades do culto.
A fachada singela, amparada do lado direito por um velho torreão com um único sino, e enfim todo o conjunto, na sua arquitectura simples, nada tem que nos enleve.
O seu interior rescende, porém, a asseio e limpeza, o que mostra bem o zêlo do seu pároco e a devoção dos fregueses».
Quando esta obra foi escrita era abade o sr. Padre Joaquim Firmino Gomes.
No ano de 1912-1914 foi enriquecida com o aumento da sacristia, reparação dos altares e adquirida a nova Pia do Baptismo a qual passou para a nova igreja e tem esta inscrição: «Offerecida pela Família Leal». Foi inaugurada no dia de S. Pedro e o primeiro baptizado foi o de Maria da Deveza. A antiga Pia foi parar a casa do agricultor António Martins da Silva.
Na Torre foi colocado outro sino, ficando o torreão em tudo igual ao da Capela e não se sabe qual o que serviu de modelo ou o mais antigo.
Pelo Tombo de 1548 sabe-se que a igreja de S. Cristina de Algozo já era no mesmo sítio de agora e que estava rodeada a sul pela Residência Paroquial e por cobertos que ocupavam o lugar do Salão Paroquial. Estes começaram a ser destruídos para o aumento da sacristia da igreja velha, acabando totalmente quando se iniciaram as obras do Salão em 1950. Ocupavam uma grande área e davam a entender terem sido casa de caseiros das terras do Passal.
Há 150 anos a igreja velha foi ampliada e a nível de curiosidade convém referir que também foi uma senhora que pagou as despesas.
Em 1936 foi derrubada para dar lugar ao monumento que é a igreja de Pousa. Esta ocupou, por ser grande, parte do Adro.
2019-09-15 14:41:35
★
★
★
★
☆
João Jaques: Igreja paroquial da freguesia de Moure no concelho de Barcelos. O seu orago é Santa Maria.
2020-05-31 08:19:48
Comentários recentes sobre outros lugares próximos Junta da Freguesia de Parambos
O pessoal de RH deles é um mentiroso descarado. Disse a alguém que sei que ele foi contratado e fi-lo esperar por uma data de início. Ele deixou os seus outros empregos para se preparar para a mudança. Depois, uma semana antes de perder sua casa, recebeu um e-mail dizendo-lhe que o cargo para o qual tinha sido contratado tinha sido cancelado. Eles não tinham sequer a decência comum de lhe ligar directamente. Comportamento muito pouco profissional e meu amigo perdeu tudo o que tinha por causa disso. Eles são literalmente o pior tipo de pessoas. Não se pode sequer contactá-los. Meu amigo disse que ele ligou mais de 300 vezes e deixou mensagens em um período de um mês e não recebeu nenhuma resposta. Ele foi muito paciente e educado com eles e sua vida foi arruinada por causa disso. Eles precisam ser expostos para estas práticas nojentas.
Janet Chavis prestou um excelente serviço. A melhor representante de vendas que já conheci. Ela não empurrou o seu produto, mas ouviu em seu lugar. Ela foi paciente e foi capaz de nos ajudar a encontrar o que precisávamos por causa de seu conhecimento do produto. Conseguimos encontrar o que precisávamos a um óptimo preço. Obrigado, Janet.