Página inicial
>
museu in Souto São Salvador, Braga
> CAMPO DA ATACA Análise
Excelente | |
bom | |
Médio | |
Mau | |
Terrível |
Aldão, Portugal
Avaliações

03/15/2020





Local de relevante interesse histórico, para muitos historiadores o primeiro dia do País Portugal

10/15/2019





Segundo reza a história foi aqui que se deu a batalha de São Mamede e que a partir desta D. Afonso Henriques conquistou o Condado Portucalense. O nome em si não deixa de ser significativo, Campo da Ataca o que leva a supor que aqui houve um ataque a algo, é contudo uma lenda e nem sequer existem documentos comprovativos de tal façanha.

09/15/2019





Um ligar cheio de nostalgia. A obra de arte ergue-se sobre os céus, como forma de agradecimento.
Fica um pouco afastado de tudo mas vale a pena visitar para sentir a natureza e a história.
Para quem gosta de Geocaching também lá tem uma prendinha a descobrir...
RECOMENDO ®
Parque de Lazer de Regilde
::
Miradouro da Cachoeira
::
Santuario Senhora Aparecida
::
Nossa Senhora de Fátima, Rendufe, Guimarães
::
FORCA DE ARNÓIA

08/15/2019





Segundo a tradição oral de muitas gerações, foi aqui neste lugar, a pouco mais de 4 km do castelo, lá para os lados de Aldão, que teve início, em 24 de Junho de 1128, a Batalha de S. Mamede, na qual D. Afonso Henriques conquistou a chefia do Condado Portucalense e iniciou o processo político da independência de Portugal, ao afastar a tentativa de hegemonia galega que pretendia tomar conta do poder no nosso território. Pode, pois, dizer-se que aqui nasceu Portugal.
É certo que não temos uma garantia absoluta de que este tenha sido, de facto, o verdadeiro lugar desta batalha. Não há, com efeito nenhum documento que o prove. Mas há uma tradição nesse sentido, passada de geração em geração, sabendo-se, pelos residentes nesta área, que aqui apareceram ao longo dos anos, várias ossadas que se supõe pertencerem aos cavaleiros que aí pereceram.
Não deixa de ser significativo que o nome do lugar seja o de “Campo da Ataca” – ou do ataque – designação guerreira bem sugestiva.
O arranjo deste campo foi feito, sob proposta do Prof. Doutor Freitas do Amaral, pela Câmara Municipal de Guimarães, por ocasião do II Congresso Histórico de Guimarães, dedicado ao Estudo de "D. Afonso Henriques e a sua Época". O campo foi inaugurado no dia 27 de Outubro de 1996, no encerramento do referido congresso, sendo o conjunto escultórico composto por sete estátuas com cerca de cinco metros, da autoria de Augusto Vasconcelos.