Página inicial
>
Organização sem fins lucrativos in Lisboa, Lisboa
> CPAS - Centro Português de Actividades Subaquáticas Análise
CPAS - Centro Português de Actividades Subaquáticas
Organização Sem Fins Lucrativos em Lisboa, Lisboa
Avaliações: 2 | Classificação geral: excelente
Excelente | |
bom | |
Médio | |
Mau | |
Terrível |
R. Alto do Duque 45, 1400-009 Lisboa, Portugal
Avaliações

06/15/2020





O Centro Português de Actividades Subaquáticas - CPAS - foi fundado em 1953, sendo uma Instituição de Utilidade Pública sem fins lucrativos com mais de 5000 sócios actualmente. Estatutariamente é uma associação de carácter Técnico, Cultural e Científico (Artigo 1º dos Estatutos).
A acção do CPAS ao longo de 50 anos de existência tem sido visível sobretudo na promoção e ensino das técnicas de penetração no mundo subaquático, na preservação do património histórico submerso, na promoção de conferências e exposições sobre temas ligados ao mar e no desenvolvimento de actividades que promovam o estudo e conservação de fauna e flora subaquáticas (Artigo 3º dos Estatutos).
Em 1956 o CPAS realiza o primeiro filme subaquático a cores de que há conhecimento "Fundo do Mar" cuja captação de imagens são da autoria do Eng. Jorge de Castro e Eng. Eduardo Caupers (Ambos sócios fundadores do CPAS).
Em 1957 o CPAS inicia o ensino da escafandria em Portugal (Mergulho Amador).
No ano seguinte é igualmente pioneiro com a realização das 1as. Jornadas de Arqueologia Subaquática em Portugal (Tróia). Em 1958 prepara em Bruxelas (aquando da exposição Internacional) a fundação da futura CMAS, estando envolvidos neste processo o Comandante J. Y. Cousteau, o Arq. J. Albuquerque e o Eng. E. Caupers (estes últimos fundadores CPAS).
Em Janeiro de 1959 é fundada oficialmente a CMAS no Mónaco estando presentes em representação do CPAS e de Portugal o Arq. J. Albuquerque e António Ramada Curto.
Em Março de 1961 com o patrocínio de o Instituto de Alta Cultura de Portugal o CPAS organiza em Lisboa o primeiro Simpósio Médico Internacional sobre Fisiologia e Técnica do Mergulho onde estiveram presentes Dr. Cabarrou (França), Novelli (Itália), Bulhmann (Suiça), Matemático Hannes Keller (Suíça) e Dr. Juan E. Sala Matas.
Em 1965 tomou a iniciativa de propor e defender a criação de parques submarinos a nível nacional. Desde a criação da Reserva Natural da Berlenga, cuja iniciativa lhe pertence, o CPAS é actualmente uma Organização não Governamental de Ambiente (ONGA).
No campo científico organizou várias expedições ao longo da costa Portuguesa e ao ex-Ultramar, em colaboração com a Marinha Portuguesa e outras instituições científicas (Gulbenkian, Faculdade de Ciências e de Letras de Lisboa), donde resultaram as suas valiosas colecções, sobretudo as arqueológicas e as malacológicas.
De salientar o trabalho de investigação do Departamento de Malacologia do CPAS pela descoberta e classificação de diversas espécies de Conus. O CPAS, através deste departamento, editou em 1999 um livro sobre as espécies malacológicas conhecidas das costas de Portugal, com o subsídio da Shell Portuguesa, com o título "Conchas Marinhas de Portugal". O CPAS edita ainda (sem regularidade por falta de meios financeiros), a única Revista Portuguesa sobre Malacologia, a AMPHITRITE.
No campo técnico-didático o CPAS – A 1ª escola de mergulho amador em Portugal -, ministra cursos desde 1957, tendo formado até à data mais de 5.000 mergulhadores.
Ao abrigo de um projecto subsidiado pelo Fundo Social Europeu - EUROFORM, promoveu em 1993 cursos de mergulho profissional civil os quais visaram a criação de novos perfis profissionais inexistentes em Portugal.
Também através de outros programas do Quadro Comunitário de Apoio - ADAPT, desenvolveu o projecto de "Valorização e Promoção da Hiperbária em Portugal" nas vertentes da engenharia e da medicina, durante os anos de 1998 e 1999.
Simultaneamente o CPAS promove cursos de Arqueologia e Fotografia Subaquáticas, Cursos de Náutica (Marinheiro, Patrão Local, Costa e Alto Mar) e Cursos de Especialização.
Margarida Farrajota, Presidente do CPAS

06/15/2018





Adorei a visita. A Dra Margarida Ferrajota foi espectacular. Obrigada por partilhar connosco os seus conhecimentos e o seu amor pelo mar
UMAR
::
Embaixada da Paz "Peace UN"
::
Escuteiros de Porto Salvo
::
Pet B Havior
::
After School - Centro de Estudos & ATL
Comentários recentes sobre outros lugares próximos CPAS - Centro Português de Actividades Subaquáticas
Uau! Quando um cliente recomendou a Tax Effective, eu pensei que eles seriam como qualquer outra empresa de contabilidade que eu usei e apenas me dar uma correção rápida impessoal para tudo. O que eu consegui foi atenção e estratégia. Eles pegaram a bagunça complicada que os caras anteriores criaram, limparam e o mais importante, simplificaram. Agora estou a ver os resultados e não podia estar mais grato. Eles operam sob o mantra de que têm um interesse no meu sucesso e me dão conselhos sensatos e atualizados. Obrigado, pessoal!
Excelente. Eddy, Rebecca, John C e Mark foram muito amigáveis e prestativos. Eles trabalharam duro para mim para encontrar, recuperar, deixar, entregar e pegar itens necessários para uma produção e eu aprecio muito isso. É realmente um armazém cheio de tudo e (quase) tudo relacionado ao interior e exterior de qualquer estrutura. Onde mais em Jacksonville você pode encontrar seu próprio bagageiro de 1000 libras, operado por moedas?!?!?
Se eu pudesse dar mais estrelas para a Maya, eu definitivamente daria mais! Ela foi incrível e super prestativa. Muito motivada para ajudar o meu noivo a encontrar os móveis certos para a nossa nova casa! Ela até nos ajudou com lugares para irmos em Portland, já que somos novatos em Portland! Obrigada, Maya! Outra associada que foi super prestativa e motivada foi Paige. Ela nos ajudou enquanto Maya nos ajudou. Recebemos o pacote total aqui na American Freight. E a nossa cama é AMAZENTE!!! Obrigada, pessoal. Vão voltar! ️