Página inicial
>
Marco histórico in Alcabideche, Lisboa
> Cruzeiro Análise
Excelente | |
bom | |
Médio | |
Mau | |
Terrível |
Av. de Sintra 1693, 2755-318 Alcabideche, Portugal
Avaliações

06/15/2020





“... Este cruzeiro encontra-se na Av. de Sintra, na Abuxarda. No seu pedestal tem somente “Maria do Carmo de Melo; 20-9-1902”. Trata-se da filha do Conde de Sabugosa que regressava de Sintra com o seu pai e aqui sofreu um acidente fatal com a sua charete-pannier puxada por um cavalo, oferecidos pela rainha D. Amélia.
No período republicano o cruzeiro foi alvo de vários atos de vandalismo mas reconstruído com a quotização de habitantes de Cascais. Esta história está bem documentada numa carta do Conde de Sabugosa ao Jornal A Nossa Terra, publicada em 20 de Outubro de 1917, quinze anos após o acidente, e da qual não resisto a transcrever o seguinte excerto:
"Illmo e Exmº Sr. Director de A Nossa Terra
(...)Todas as povoações da beira mar são como os pescadores. Sentem a poesia das ondas e o encanto das tempestades. Cascaes, porêm, tem sôbre as outras um predicado mais nobre - sabe apreciar com compaixão os temporaes que assolam as almas e desbastam os corações.
Tenho d’isso uma prova, que é ao mesmo tempo uma recordação enternecedora.
Há annos a população d’esta villa, commovida ainda com a lembrança d’uma tragédia recente e indignada com o attentado selvagem que profanou a luctuosa memória, remiu-se por um movimento espontaneo de piedade, e, numa subscripção de quantias mínimas quotizou-se para reconstruir o Cruzeiro da Abuxarda, arrazado por mãos criminosas.
Esse Cruzeiro tinha sido levantado para commemorar saudosamente a maior tormenta que jamais devastou o ânimo de seus Paes.
Não simpathiso com a exteriorisação de sentimentos íntimos. Mas um cruzeiro não é um reclamo espectaculoso, nem um estendal de Dôr.
É simultaneamente uma prece e a mais symbolica fórma de expressar uma saudade."
...”
#historiasdahistoriadecascais
José Sanjurjo Scanell
::
Praça Condes de Barcelona
::
Anta do Monte Abraão
::
Lighthouse Esteiro
::
Memorial de Odivelas
Comentários recentes sobre outros lugares próximos Cruzeiro
Eu fiz compras neste local do Home Depot durante anos, o seu sucesso e saudades Às vezes os funcionários são amigáveis - às vezes eles agem como se você fosse evitado a todo custo o que, no final, acaba por custar ao Home Depot negócios adicionais. A gerência precisa ser um pouco mais vigilante no policiamento e supervisão de seus funcionários. Por exemplo, um dos funcionários aparentemente sente a necessidade de estacionar o seu camião de forma a ocupar dois lugares de estacionamento. Isto já dura há alguns anos. Imagine o que aconteceria se cada cliente adoptasse a mesma atitude e reduzisse a capacidade do parque de estacionamento para metade. Mais uma vez, alguém na gerência não está prestando atenção. Você pode pensar que isso é mesquinho, mas a atenção aos detalhes importa, especialmente quando, essencial ou não, as pessoas têm uma escolha no local onde compram os itens de melhoria da casa.
Vamos ver que a minha tia e o meu tio são clientes da loja desde sempre. Nós também fomos com a minha tia para ajudá-la a conseguir móveis daqui. O representante que a ajudou foi óptimo. Desta vez tivemos a Jody que tem sido útil. Eu entendo que trabalhar através da situação do vírus tem causado problemas. Encomendámos um fogão novo em Maio. Foi uma encomenda especial. Depois tivemos de o trocar 3 vezes. Então finalmente desistimos e entrámos na loja e trabalhámos com o nosso representante e conseguimos outro Cash and Carry Stove para levar. Enquanto eu esperava que a Jody nos ajudasse, não fiquei impressionada com o resto do pessoal. Eu fiquei na seção de Clearence e 5 funcionários diferentes passaram por mim, não tanto quanto um oi. Ou posso ajudá-los? Entendo que talvez tenha trabalhado demais, mas o atendimento ao cliente ainda deve ser importante. Só isso me faz repensar as compras aqui novamente.