Página inicial
>
Castelo in Mafra, Lisboa
> Forte do Zambujal Análise
2640-581 Mafra, Portugal
Avaliações

06/14/2020





Um dos fortes pertencente à tão conhecida defesa contra as invasões francesas, das linhas de Torres Vedras. Este é sem dúvida um ponto cheio de história, que marcou a sua importância no desenvolvimento da defesa da cidade de Lisboa. Possuidor de uma vista deslumbrante sobre o vale da sra do ó, merece uma visita. A sua importância deve ser respeitada e mantida intacta. Obrigado.

06/14/2020





Boa recuperação de um dos fortes das linhas de Torres. Por vezes ocorrem recriações históricas sobre as invasões francesas.

06/14/2020





Оч смешной форт) вроде форт, а вроде куча земли. Фотки лучше, чем он есть на самом деле. Зато много виноградных и не очень улиток)
Bombos da Encarnação
::
MusicÁlareira - Associação Musical
::
Sociedade Filarmónica 1°Dezembro da Encarnação
::
MYPROPERTYGERE - Mediação Imobiliária
::
Medi 3-sociedade Mediadora De Seguros Lda

06/14/2020





Local histórico e bem conservado entre Mafra e Foz do Lizandro. Paisagem lindíssima sobre a foz e a Srª do Ó.

06/14/2020





Linhas de Torres. Vista magnifica

06/14/2020





Um dos muitos fortes das linhas de Torres

06/14/2020





If you like the history of Portugal and it's around there, you'll like this place and the beautiful view from the top.

06/14/2020





Está muito bem recuperado, e tem uma vista fantástica sobre o mar

06/14/2020





Excelente recuperação que nos permite conhecer bem como funcionavam os fortes das linhas de Torres.

06/14/2020





Tolle Aussicht. Interessantes zur Historie.

06/14/2020





Local histórico bem preservado e com bons acessos até à localidade. Nao esquecer que o acesso à forte é feito por escadaria ou ppr estrada de gravilha, dependendo da direção.

03/14/2020





Prachtig fort goed behoude/gerestaureerd prachtig uitzicht over zee

03/14/2020





Local conservado e com indicações para lá chegar

01/14/2020





O Forte do Zambujal defendia o desfiladeiro de Fonte Boa da Brincosa, o Vale da Senhora do Porto (ou Senhora do Ó) e a estrada da Carvoeira. Apresenta uma planta composta, constituída por reduto central e bateria avançada correspondendo a uma das mais elaboradas construções da segunda linha. A ligação à zona da bateria é efectuada por um túnel escavado na rocha. Conservam-se ainda parte dos degraus originais, estando a área preparada para a visita. Esta estrutura é única no conjunto das linhas de torres, bem como o acesso revestido a pedra pelo qual se acede à bateria. Combina escavação de rocha com camisa em pedra constituindo um dos elementos mais marcantes desta obra. Direcionada aos pontos de controlo a defesa do Forte de Zambujal encontrava-se a bateria onde se colocavam as duas peças de artilharia que estariam atribuídas ao Forte.

12/14/2019





Monumento histórico, mas podia ter mais informação sobre este forte.

07/14/2019





Paisagem espantastica, linda de morrer !
Local histórico onde as forças portuguesas se defendiam dos franceses quando invadiram Portugal.
Levaram no toutiço por 3 vezes...

07/14/2019





É aquilo que se espera ao ver as fotos
Falta manutenção e melhores acessos
Placas com explicações também já faziam falta

07/14/2019





Como monumento histórico deixa a desejar, pois não restou muita coisa deste forte, o estado de conservação não é bom. Mas merece visita, seja durante o dia, pela linda vista, mas especialmente em algumas noites, quando são apresentadas performances de atores retratando a invasão francesa - para saber mais, pesquisar por "No forte ao luar", sendo esse evento sazonal e agendado com antecedência. Somente pelo evento, ao meu ver, já merece as 5 estrelas.

07/14/2019





Belo exemplar dos fortes das linhas de torres vedras.

06/14/2018





Forte das Linhas de Torres. Restaurado e conservado. Com paisagem deslumbrante.

06/14/2018





Excelente exemplo de conservação do património nacional. Importante exemplo de forte da segunda linha defensiva do sistema defensivo das Linhas de Torres. Para além do interesse patrimonial, a vista sobre o vale do rio Lizandro é deslumbrante. Vale bem a visita

06/14/2018





Bom passeio.
Pode aceder-se de carro ao nível do forte em estrada de terra batida que passa na aldeia do Zambujal, ou a pé (a subir) desde a estrada M549 junto ao rio Lizandro, dificuldade média/baixa.

06/14/2018





O Forte do Zambujal defendia o desfiladeiro de Fonte Boa da Brincosa, o vale da Senhora do Ó e a Estrada da Carvoeira. O Forte do Juncal era uma segunda linha defensiva dos acessos por estrada até ao nó de Mafra. E o Forte da Feira, na vila da Malveira, era um ponto nevrálgico em toda a gestão da rede de estradas que ligava o litoral a Lisboa.
Todos estes núcleos das Linhas de Torres foram recuperados pelo concelho de Mafra e dispõem hoje de material de apoio aos visitantes.
A ameaça das invasões francesas de Napoleão ao território português no início do século XIX conduziu à engenharia das Linhas de Torres, um circuito fortificado que protegeu Lisboa contra as investidas das tropas de Bonaparte, que procuraram furar o cerco rumo à capital.

06/14/2018





Para quem gosta de caminhar tem uns percursos com vista lindissima sobre o rio Lizandro e o mar. Pode apreciar também a vista sobre a capela da Nossa Sra de Ó.

06/14/2018





Uma vista panorâmica sobre o vale do rio Lisandro.