Página inicial
>
Marco histórico in Granja, Viseu
> Moinho das Travessas Análise

Moinho das Travessas
Marco Histórico em Granja, ViseuAvaliações: 1 | Classificação geral: excelente
Excelente | |
bom | |
Médio | |
Mau | |
Terrível |
Avaliações

12/15/2019





Moinho das Travessas, Moinho de rodízio pitoresco que ainda funciona, localizado no Ribeiro da Granja. Está inserido no parque de lazer e merendas construido pela associação de defesa e promoção da freguesia de Tendais. Os Moinhos não apenas um dos mais pitorescos adornos da paisagem. Eles representam também com a sua engrenagem de moenda ao mesmo tempo muito singela e muito elaborada, a forma mais evoluída de um sistema primitivo de trituração de grãos de cereal entre duas pedras, ao se adaptou mais tarde um engenho motor que substituiu a força do braço pela acção das correntes de água ou do vento. Os Moinhos de água foram introduzidos no atual território português pelos romanos como provam os vestígios materiais encontrados. Difundiram-se em larga escala, nos séculos seguintes por interferência dos senhores quer laicos quer religiosos. Este investimento senhorial em moinhos hidráulicos está associado por um lado à emancipação e êxodo dos camponeses e por outro ao movimento das arroteias, ou seja à expansão das áreas agrícolas. Em Portugal encontram-se dois tipos de moinhos de água, os de roda horizontal ou rodízio denominados de azenhas do árabe acenia. De roda horizontal são também os moinhos de maré, menos frequentes no espaço Português.
Pelourinho de Enxidrô
::
Cruzeiro
::
Menor do Marco da Jogada
::
Eira
::
Coreto
Comentários recentes sobre outros lugares próximos Moinho das Travessas
A recolha na calçada é uma piada. Você estacionou no local designado e terminou o check-in. Cinquenta minutos depois você ainda está esperando. Não aceitável! Actualização: Depois de um telefonema, uma jovem muito simpática do balcão de atendimento ao cliente trouxe-me a mercadoria. O tempo total é de 75 minutos após o meu check-in.
AWFUL - AWFUL - AWFULI nunca recomendaria ninguém a este lugar. À chegada, fomos saudados pela Esther. Ela nos desfilou ao redor de conjuntos de cama e colchões. Escolhemos alguns que nos agradam. Depois de nos sentarmos para descobrir as finanças, ela me garantiu que o conjunto que escolhemos seria entregue amanhã. (Cuidado, eu tive que escolher um conjunto diferente porque o primeiro estava em ordem inversa). Venha domingo, não acontece nada. Nenhum telefonema, nada. Obtemos o número do armazém de entrega, e avisam-nos que uma peça foi danificada. (O espelho). Vamos, AGAIN, até à loja e falamos com o gerente, Daniel. ELE ASSUME E REASSURE-NOS, a peça será ENTREGADA EM TERÇA-FEIRA (hoje), e o nosso conjunto deverá sair para a entrega. Ainda não recebemos nada. Warehouse nos avisa que o espelho foi danificado no envio e está AGORA em ordem de entrega. AINDA NÃO RECEBEMOS NENHUMA CHAMADA PARA NOS AVISAR DESTA TERRÍVEL TRAGÉDIA. Na verdade ainda estou no processo de cancelamento desta encomenda. O gerente (Socorro?), decidiu que não há problema em prometer a entrega no mesmo dia. Ha!