Página inicial > Local de culto in Belinho, Braga > Igreja Paroquial de São Bartolomeu do Mar Análise

Igreja Paroquial de São Bartolomeu do Mar

Local De Culto em Belinho, Braga
Avaliações: 6 | Classificação geral: Perfeito
Excelente
4
bom
2
Médio
0
Mau
0
Terrível
0

Esposende, N13 21

Avaliações

06/20/2020
João Jaques

Local das festividades dedicadas a São Bartolomeu. Desde o século XVI que a Romaria de São Bartolomeu do Mar é conhecida pelo transporte do pito preto pelos pais e pelas crianças dando três voltas à igreja e que passem outras tantas vezes por baixo do andor. O acto seguinte leva que vão à praia furar as ondas do mar num número impar, naquele que é chamado o banho santo. Esta é uma das romarias maiores do norte do país com uma procissão que apesar de ter apenas dois quilómetros que leva da igreja à praia e o percurso inverso  demora cerca de duas ou três horas tendo centenas de figurantes que reconstituem episódios bíblicos. Todos os dias de festas é registado um magnifico fogo de artifício pela meia noite antecedido por concertos de grupos musicais.
09/20/2019
joao gomes campos

Bonita igreja com uma fachada harmoniosa coberta de azulejos Igreja construída entre 1909 e 1912, conta com uma só nave bem decorada e arranjada mas sem grandes obras de arte de valor a considerar. Contudo São Bartolomeu do Mar é terra de tradição, romaria que remonta ao século XVI quando aqui existia um mosteiro Beneditino que foi Vigaria de apresentação do convento de Palme. São Bartolomeu foi um dos 12 apóstolos de Cristo, missionário na Índia, Arménia e Pérsia que foi martirizado na Turquia, embora não haja consenso relativo a sua morte acredita-se que foi esfolado vivo e depois decapitado por esse motivo temos na sua representação de imagem com uma faca e a sua pele esfolada. Venerado ao longo dos séculos por curtidores, sapateiros, luveiros, encadernadores, talhantes, estucadores e nesta localidade o ( Banho Santo ) nas águas frias do Atlântico contra o medo, gaguez e epilepsia. A tradição manda também fazer a romaria com um galo preto 3 vezes a volta da igreja e por baixo do andor de São Bartolomeu trazido de casa ou alugado no adro da igreja para a cerimônia pois aqui segundo a superstição o diabo anda solto no dia 24 de agosto.
09/20/2019
Amélia Freitas

Fui no dia 25 de agosto. Andores espetaculares. E ainda havia frangos pretos e doces de romaria
07/20/2019
Rúben Pinheiral

No ano de 1894 o Ministro das Obras Públicas, Comércio e Indústria cedeu à Junta da Paróquia de S. Bartolomeu os terrenos onde haveria de se edificar a atual Igreja Paroquial. As obras começaram em 1906 e foram concluídas seis anos mais tarde, 1912. De então até à atualidade, muitas obras pontuais têm sido realizadas, mas, no essencial, a igreja é a do início do século XX. Já reparou que a porta está voltada a nascente, e a cabeceira, com o altar-mor, voltada a poente. Exatamente ao contrário do que é costume nas igrejas. No interior pode admirar os quadros que representam a via-sacra, dispostos nas paredes laterais. Vale ainda a pena observar os vários nichos e altares, com as suas imagens. Deslumbre-se também com os tectos. Vale a pena entrar, apreciar, e... rezar.
06/20/2018
Filipe Casanova

Igreja muito bonita e modernizada. Tem boa área e muito bem decorada. Pessoas muito acessíveis. Tem bom estacionamento.
06/20/2018
Elisabete Abreu

Romaria tradicional e secular, a 24 de agosto, onde o religioso e o profano se cruzam de forma peculiar (banho santo, romaria com a galinha preta)

Deixe um comentário para Igreja Paroquial de São Bartolomeu do Mar