Página inicial
>
Estação de onibus in Airães, Porto
> Carriça Análise

Não há comentários para Carriça. Aqui estão críticas de outros comentários.
★
★
★
★
★
Rodan Anjo: O Santuário de Nossa Senhora do Alívio é um dos mais conhecidos e requisitados centros de peregrinação de Portugal, atraindo anualmente milhares de visitantes à freguesia de Soutelo. Em excursões ou em transporte individual, em grupos extensos ou com amigos/familiares próximos, os peregrinos chegam de todos os pontos do país para prestar a sua devoção num local de culto de rara beleza. Localizado na lateral do Santuário, o parque de merendas densamente arborizado garante sombras extensas e proporciona a soutelenses e visitantes excelentes momentos de lazer. O Santuário inclui também a Casa das Estampas (vulgo Casa das Promessas) onde podemos ver a imensidão de graças obtidas por intercessão de Nossa Senhora do Alívio, entre as quais se destacam quatro peles de jiboias; a mais antiga foi oferecida em 1818 por um devoto residente no Brasil. Nas traseira do Santuário do Alívio podemos encontrar um Fontanário, datado de 1813, que além de embelezar o espaço também era um ponto de água utilizado por peregrinos e habitantes locais. O templo regista particular afluência no segundo e terceiro Domingo de Setembro, por altura das Grande Romarias em Honra de Nossa Senhora do Alívio, uma peregrinação que traz ao Alívio todas as paróquias do Arciprestado de Vila Verde e inúmeros visitantes. Recentemente, o Santuário do Alívio e a zona circundante foram alvo de intervenções de requalificação, ficando ainda mais aprazíveis para os visitantes.
História
A construção do primeiro Santuário de Nossa Senhora do Alívio data do ano de 1798, erigido pelo pároco local, o Padre Xavier Frágoas, como agradecimento à Virgem por o ter salvado de uma doença que o atormentava. Em 1794, escreveu ao arcebispo de Braga, D. Frei Caetano Brandão, pedindo autorização para construir no lugar da Gândara uma capela em louvor de Maria Santíssima, deixando património suficiente para a sua construção e manutenção. O seu pedido não foi atendido, o que o levou a insistir novamente com o prelado referindo que a capela seria em honra de Nossa Senhora do Alívio. No dia 18 de agosto de 1794, D. Frei Caetano Brandão autoriza então a construção da dita capela. O Pe. Xavier põe logo mãos à obra e no dia 18 de junho de 1798 escreve ao arcebispo de Braga comunicando a conclusão da capela e pedindo a sua bênção. A cerimónia da sagração da Capela de Nossa Senhora do Alívio aconteceu no dia 7 de setembro do mesmo ano. Foi um dia de grande festa em Soutelo, na presença de várias dignidades eclesiais e civis e de uma grande multidão de povo. A imagem da padroeira foi levada em procissão da igreja matriz de Soutelo até ao lugar da Gândara, acompanhada por doze anjos e doze apóstolos.
O crescimento exponencial do número de devotos e do fervor religioso em torno da Senhora do Alívio impeliram a construção de um templo maior. O lançamento e a bênção da primeira pedra teve lugar no dia 25 de julho de 1872, presidida pelo arcebispo primaz D. José Joaquim de Azevedo e Moura, acompanhado de alguns membros do Cabido. Até cerca de 1930, do novo projeto arquitetónico concluiu-se a frontaria com as respetivas torres e a nave central. Entretanto, em 1944 a confraria encarregou o arquiteto bracarense José Vilaça de elaborar um plano geral de conclusão do santuário (que foi aprovado), que incluía a execução do lanternim, as capelas laterais, o transepto, a capela-mor, a sacristia e o deambulatório para a circulação dos peregrinos.
Arquitetura
Esta igreja, ladeada por duas torres sineiras, tem um frontão triangular encimado pela imagem da Virgem com o Menino e cabeceira poligonal envolvida pela casa das estampas, casa de sessões e sacristia. O interior, muito simples, tem planta em cruz latina, nave única bastante longa, com cobertura em abóboda de berço. Caracteriza-se pela existência de seis pilares, entre os quais se abrem grandes janelões, que sustêm os arcos, que estruturam o teto. O coro-alto encontra-se sobre um arco abatido com balaustrada de pedra. As pias de água benta são de mármore e o cruzeiro, com cobertura em cúpula, tem janelas com vitrais.
2020-01-15 04:09:57
★
★
★
★
★
José Macedo: Feira de domingo com produtos variados junto do santuário do Alívio!
2019-08-15 07:22:40
Comentários recentes sobre outros lugares próximos Carriça
Home Depot é ótimo para móveis de pátio, churrasqueiras externas e internas, lâmpadas, ferragens, eletrodomésticos, luzes solares, detergente de roupa, iluminação, ventiladores de teto, luminárias domésticas, armários de prateleiras até mesmo chuveiros de ponta. Você está ciente de que eles oferecem aluguer de ferramentas de hardware, caminhões, reboques e muito mais. Home Depot fazer grandes chaves que é garantido para consertar.
Eles não têm a capacidade de reembolsar dinheiro se você pagou com um cartão. Normalmente eles apenas o reembolsam ao seu cartão ou banco. Mas o meu cartão e o meu banco foram fechados devido a alguém que acedeu ilegalmente a ele. Então quando eu fui devolver um baralho de cartas, eles me disseram que só podiam fazer cartões de presente ou reembolso bancário. Não compre com nada além de dinheiro.
Eu não entendo como este negócio funciona. O interior é empilhado de parede a parede com coisas (50% de lixo real). O mesmo material está lá há anos! É difícil ver qualquer coisa muito menos mover-se. Uma vez perguntei se uma etiqueta de preço de 85 dólares estava correcta para uma pequena cesta de arame chintzy - apenas para ser dito que sim e ridicularizado! Este lugar é realmente hilariante. É preciso vê-lo para acreditar. Tente não deixar o tétano andar por aí.
Deixe um comentário para Carriça