Página inicial
>
Capela in Belinho, Braga
> Capela de Nossa Senhora do Rosário Análise
R. Poe. António Correia de Oliveira 100
Avaliações

09/15/2019





Pequena capela construida entre 1489 e 1492, foi consagrada em 1492, constituída por um bonito alpendre suportado por oito colunas com capiteis tipo dórico sobre um muro de pedra, junto a entrada encontrasse um interessante púlpito em forma circular, a entrada principal em arco de volta inteira com uma porta em estilo barroco joanino.
Corpo central em lajes de granito e aqui se encontram quatro gavetões destinados aos membros da família da Casa de Belinho, grande casa solarenga que se encontra nas imediações.
Na capela -mor separada do corpo central está o tumulo de D.Paulo da Cunha Sottomayor fundador da casa de Belinho.
Mais um exemplo da falta de atenção das entidades responsáveis sejam elas, particulares, da junta de freguesia, do concelho municipal ou do estado Português com o nosso património que se vai degradando lentamente um pouco por todo o lado.
O nosso património é a nossa identidade como País e Povo, urgência na preservação e valorização destes testemunhos culturais para as gerações futuras.

07/15/2019





Gostei bastante. Não vi qualquer indicação desta igreja pela estrada. Encontrei a por acaso e valeu bem a pena. Apesar de abandonada é um edifício bastante bonito com uma aura de mistério, devido ao local onde encontra. Recomendo a visita.

06/15/2018





Uma das capelas mais antigas do concelho, esta data de fins do séc. XV.
Possui planta rectangular e frontaria voltada para oeste.
Possui alpendre, corpo central e capela-mor. Neste último, encontra-se a sepultura de D. Paulo Cunha Sottomayor, o fundador da Casa de Belinho.
Velha Guarda - Surf, Lda.
::
GIVA Lda
::
seletivedeta
::
Lamassport
::
Capela e Cruzeiro Do Espírito Santo