Chafariz de Cacilhas

Atração Turística em Almada, Setúbal
Avaliações: 2 | Classificação geral: Perfeito
Excelente
1
bom
0
Médio
1
Mau
0
Terrível
0
1 image 2 image 3 image 4 image
Sábado Horário de funcionamento 24
Domingo Horário de funcionamento 24
Segunda-feira Horário de funcionamento 24
Terça-feira Horário de funcionamento 24
Quarta-feira Horário de funcionamento 24
Quinta-feira Horário de funcionamento 24
Sexta-feira Horário de funcionamento 24

2800-677 Almada, Portugal

Avaliações

06/14/2020
Ricardo Alhinho

Chafariz inaugurado em 1 de Novembro de 1874. Um importante melhoramento que a Câmara Municipal sob a presidência de Bernardo F. da Costa, prestou ao povo de Cacilhas. Implantado à entrada da antiga rua Direita (actual rua Cândido dos Reis) e junto ao largo Costa Pinto (actual largo Alfredo Dinis-Alex), os moradores abasteciam-se de água potável para os lares. O chafariz (infelizmente destruído nos finais dos anos 40 ou início de 50) era abastecido pela mina do Ginjal, por intermédio de canalizações. Quando estas canalizações começaram a envelhecer e a degradarem-se, a água, que era de muito boa qualidade, passou a ser salobra por infiltrações das águas do Tejo. Então, a população de cacilhenses, só a utilizava para lavagens. A boa, para beber, continuava a vir da mesma origem (do Ginjal) mas fornecida em barris, por aguadeiros. Até que veio a canalização domiciliária. Deve-se este melhoramento ao presidente da Câmara Municipal de Almada, Luís Teotónio Pereira.
12/14/2019
Francisco Basto

O Chafariz de Cacilhas inaugurado a 1 de Novembro de 1874. Um importante melhoramento que a Câmara Municipal sob a Presidência de Bernardo F. da Costa prestou ao povo de Cacilhas. Implantado à entrada da antiga Rua Direita ( atual Rua Cândido dos Reis ) e junto os Largo Costa Pinto ( atual Largo Alfredo Dinis-Alex ) os moradores abasteciam-se de água potável para os Lares. O Chafariz ( infelizmente destruido nos finais dos anos 40 ou início de 50 ) era abastecido pela mina do Ginjal por intermédio de canalizações. Quando as canalizações começaram a envelhecer e a degradarem-se, a água que era de muito boa qualidade, passou a ser salobra por infiltrações das águas do Tejo. Então a população de Calhicenses só a utilisava para lavagens. A boa para beber continuava a vir da mesma origem ( do Ginjal ) mas fornecida em barris, por aguaceiros. Até que veio a canalização domiciliária. Deve-se este melhoramento ao presidente da Câmara Municipal de Almada, Luís Teotônio Pereira.

Comentários recentes sobre outros lugares próximos Chafariz de Cacilhas

Este lugar é o melhor antiquário em que já estive. Pessoal incrivelmente conhecedor, enorme selecção, preços razoáveis. Os artigos em venda conseguem um bom equilíbrio entre elementos arquitectónicos e decoração de interiores. Você pode literalmente escolher entre centenas de puxadores de porta ou dobradiças em cada ponto de preço ou pegar um isqueiro ou anel. Se você for, planeje ficar pelo menos uma hora porque há tanto para ver nos dois andares.
Lá ok o gerente onde eu moro enviou esta empresa 2 vezes para uma geladeira vazando a segunda vez que o cara realmente descobriu. Depois 2 vezes para a porta do meu forno a primeira vez que eu não tenho idéia do que ele pensou que fez porque ele não resolveu o problema eu tive que mostrar ao meu gerente do apartamento qual era o problema ainda e ele mandou o cara de volta para substituir o forno inteiro porque a porta do forno não selaria as dobradiças estavam dobradas. Também descobriu que se você tem baratas esses caras dizem que eles têm o único gel que mata para sempre por 35 dólares. Isso não está correcto, encontrei o mesmo material na Amazon por 26 dólares.

Deixe um comentário para Chafariz de Cacilhas