Pagina inicial > P > Porque O Livro Se Chama Boca Do Inferno?

Porque o livro se chama Boca do Inferno?

Ana Miranda usa no livro diversas palavras e expressões tidas como chulas, com tom de critica à sociedade, que fazem referência a sátira de Gregório de Matos, um poeta do século XVII conhecido pelo apelido Boca do Inferno ou Boca de Brasa que fazia criticas ferrenhas a sociedade baiana da época.

Consulte Mais informação

Qual o contexto histórico retratado na Boca do Inferno?

A obra Boca do Inferno, da autora Ana Miranda faz uma reconstituição do Brasil colônia do século XVII e aborda temas políticos e literários com perfeita verossimilhança, ou seja, ela mistura verdade com ficção de tal forma que não se chega a saber quando uma termina para o início da outra.
Além disso, quem escreveu a boca do inferno?
Gregório de Matos
Gregório de Matos foi um dos maiores poetas brasileiros do período do Barroco. Além de poeta, Gregório foi advogado durante o período colonial. É conhecido como o "Boca do Inferno", sendo famoso por seus sonetos satíricos, donde ataca, muitas vezes, a sociedade baiana da época.

Posteriormente, como podemos classificar a obra do conhecido como boca do inferno?

A obra de Gregório de Matos possui duas vertentes: a satírica, composta dos versos de escárnio pelos quais ficou conhecido e que lhe renderam a alcunha de Boca do Inferno, e a lírico-amorosa, cujos poemas dividem-se entre temas sacros e do amor sensual.
Quem foi Padre António Vieira e Gregório de Matos?
Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira são os principais nomes do Barroco no Brasil, no âmbito literário. Ambos devem ser associados à região nordeste, mais especificamente, à Bahia. Vamos conhecer as obras desses autores importantes para a literatura barroca?

Então, por que gregório de matos e padre antônio vieira se destacaram na literatura barroca?

As principais características da literatura barroca são o fusionismo, o cultismo e o conceptismo. No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe. António Vieira (1608-1697), com seus sermões.
Também, quem foi o padre antônio vieira e qual a sua importância para o barroco brasileiro?
Padre Antônio Vieira é considerado o principal autor do barroco do Brasil e de Portugal. Grande orador de sua época, pregava com eloquência para índios, brancos, negros, brasileiros, africanos, portugueses, dominadores e dominados.

O que o Padre Antônio Vieira representa para o Barroco?

Responsável pelo desenvolvimento da prosa no período do barroco, Padre Antônio Vieira é conhecido por seus sermões polêmicos em que critica, entre outras coisas, o despotismo dos colonos portugueses, a influencia negativa que o Protestantismo exerceria na colônia, os pregadores que não cumpriam com seu ofício de
Qual a linha de pensamento usado pelo padre Antônio Vieira?
Padre Antônio Vieira ficou conhecido pela atuação em defesa dos índios. Nascido em Portugal, foi no Brasil que começou a escrever seus sermões e a evangelizar. O religioso fez parte da Companhia de Jesus e defendia, além dos indígenas, a liberdade dos judeus, perseguidos na época pela Inquisição da Igreja Católica.

Então, quais são os principais autores do estilo barroco no brasil?

Gregório de Matos
Alguns representantes dessa época: na arquitetura e na pintura, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho; na pintura, Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde; na música, José Joaquim Emérico Lobo de Mesquita. Na literatura, os principais autores barrocos do Brasil são Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.

De Egan Elias

Quais são as principais características do Barroco? :: Como dar boas vindas ao grupo?
Links Úteis