Pagina inicial > Q > Quais São As Principais Características Do Barroco?

Quais são as principais características do Barroco?

As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.

Consulte Mais informação

Quais foram os gêneros textuais usados pelo Padre Antônio Vieira no barroco?

Os sermões do Padre Antônio Vieira fazem parte do Barroco e apresentam características como: culto ao contraste, rebuscamento da linguagem, além do uso de antíteses e paradoxos. Além de sermões, Vieira também escreveu cartas, textos proféticos, poesia e teatro.
Qual o objetivo do Sermão do padre Vieira?
→ A forma do sermão

Desde os anos do sacerdócio, Vieira destacou-se como grande orador. A grande maioria dos seus textos foi escrita, portanto, no formato de sermões, ou seja, textos em prosa de orientação moral e religiosa que têm como objetivo argumentar e persuadir o leitor.

Por conseguinte, quem foi padre antônio vieira é de que forma os seus sermões refletem características do conceptismo barroco e explorar a importância da sua obra nesse período?

Padre Antônio Vieira

Chamado por Fernando Pessoa de "Imperador da Língua Portuguesa", Vieira explora em seus sermões o melhor da retórica de sua época. Orador hábil e virtuoso, é também claro, engenhoso, imaginativo e convincente. Os sermões constituem o principal da obra de Vieira.
Mantendo isto em consideração, qual foi a importância da literatura de pé vieira para o barroco brasileiro?
O "Sermão de Santo Antônio aos Peixes" e o "Sermão da Sexagésima" são dois sermões conhecidos da obra de Vieira. Geralmente, seus textos eram de fácil compreensão, para que pudessem chegar a um público amplo sem perda de conteúdo.

Quem foi o maior representante do barroco português?

O Barroco Literário em Portugal teve como maior representante o padre Antônio Vieira e suas obras "Sermões", escritas em estilo conceptista. Lembre-se que o Barroco (ou Seiscentismo) é uma escola literária posterior ao Classicismo e anterior ao Arcadismo (Setecentismo).
Por conseguinte, qual é a forma e o estilo privilegiados pelo padre vieira?
5. Qual a forma e o estilo privilegiados pelo Padre Vieira? A forma em prosa, típica dos sermões, que são destinados ao púbico que assiste às missas, e o estilo conceptista.

A respeito disto, qual é o tema central do sermão da sexagésima?

O tema do Sermão da Sexagésima é a ―Parábola do semeador‖, tirada do Evangelho segundo São Lucas: Semen est verbum Dei. Neste sermão, o Padre Vieira usa de uma metáfora: pregar é como semear.
Que estilo de linguagem está criticando Vieira?
As mais utilizadas são metáfora, comparação, hipérbole, etc. Vale lembrar que com a Reforma Protestante a Igreja católica perdia cada vez mais seus fiéis. Dessa maneira, Vieira tentou incutir na mente das pessoas os dogmas da religião católica. Entenda mais sobre o Cultismo e o Conceptismo.

O que é um Sermão na literatura?

Os Sermões são textos que focam na questão da retórica, escritos para darem ênfase à oratória da pessoa que os está lendo, sendo assim, possuem uma série de ideologias e jogo de palavras e concepções para defenderem essa ideia, sempre permeados pelo raciocínio lógico, e não pela emoção, o que os caracteriza como textos

De Gray Harlem

Por que ele era conhecido como Boca do Inferno? :: Porque o livro se chama Boca do Inferno?
Links Úteis