Portugal está a passar de uma onda de sucesso internacional de prémios a nomeações

Desde ser eleito “melhor país do mundo” pelos leitores da Condé Nast Traveller até ser nomeado para 54 prémios nos World Travel Awards (vistos como os ‘Óscares’ do turismo), Portugal está a cavalgar uma onda de sucesso e reconhecimento internacional.

Apesar do impacto que a pandemia do coronavírus tem tido nas viagens e turismo em todo o mundo, a reputação de Portugal como um dos principais destinos mundiais tem permanecido praticamente intocada.

Depois de terminar em terceiro lugar nas duas últimas edições do Condé Nast Traveller’s The Readers’ Choice Awards, Portugal foi eleito o “melhor país do mundo” pelos leitores da revista de viagens em 2021.

“Não houve grandes surpresas este ano, embora Espanha e França tenham sido notáveis excepções aos 20 primeiros. Portugal, por outro lado, é um país que continua a melhorar, com uma apreciação crescente não só das suas praias mas também da sua comida e vinho, e com recantos menos conhecidos, como o Melides artisticamente inclinado no nosso radar ao lado dos pontos quentes óbvios da Comporta e do Algarve”, diz Condé Nast.

Portugal ficou em segundo lugar em países como a Nova Zelândia e o Japão no top-20 da lista, enquanto países mediterrânicos geralmente vistos como “rivais” do turismo, como a Grécia e a Croácia ficaram em oitavo e nono lugar, respectivamente.

Entretanto, o país recebeu 54 nomeações para os World Travel Awards, incluindo ‘World’s Leading Destination’, ‘World’s Leading Family Destination’ e ‘World’s Leading Nature Destination’.

O Algarve está também na corrida para o ‘World’s Leading Beach Destination’ – um título que recebeu na edição do ano passado dos prémios – enquanto os hotéis da região receberam 20 nomeações numa série de categorias.

Lisboa está também a concorrer a vários prémios, incluindo Leading City Destination, Leading Cruise Port, Leading Cruise Destination, Leading City Break Destination e Leading Heritage City Destination – os dois últimos também incluem o Porto entre os nomeados.

As votações estão abertas a todos até 24 de Outubro. A cerimónia de gala para anunciar os vencedores terá lugar em Novembro em Moscovo, Rússia. Outro prémio que poderá chegar ao Algarve é o Prémio CIFFT “People’s Choice”, que visa seleccionar a melhor curta-metragem de turismo promocional do mundo.

O filme, intitulado “The Algarve Looks Good on You”, é a peça central de uma campanha com o mesmo nome que foi lançada no meio da pandemia e visa mostrar aos potenciais visitantes que o Algarve é um destino seguro.

Apresenta o casal Raquel e Miguel, conhecido na Instagram como ‘Explorerssaurus’, um dos mais bem sucedidos influenciadores do negócio, uma vez que desfrutam de uma viagem ao Algarve. Pode votar a favor do filme em https://www.cifft.com/cast-your-vote/.

No mês passado, a Marina de Vilamoura, no Algarve, foi também nomeada ‘Marina Internacional do Ano’ em 2021 pela The Yacht Harbour Association (TYHA) e pela quinta vez pela British Marine Federation.