Página inicial
>
Atração turística in Porto, Porto
> Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular Análise
Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular
Atração Turística em Porto, PortoAvaliações: 16 | Classificação geral: Perfeito
Excelente | |
bom | |
Médio | |
Mau | |
Terrível |
Praça de Mouzinho de Albuquerque 3220, Porto, Portugal
Avaliações

06/14/2020





Um monumento fantástico...

06/14/2020





Muy bonito monumento, perfecta ubicación

06/14/2020





Praça muito bem cuidada com um monumento que impressiona pela dimensão e beleza. O imponente leão inglês subjugando a águia francesa, bem como as tropas em bronze na sua base, representam a resistência da cidade do Porto no período da invasão francesa.
MorePower
::
Kimso
::
Exclusive - Lavagem e Personalização Automóvel
::
l'auto
::
Manor of Sezim

06/14/2020





Belo monumento aos heróis da guerra peninsular. Localizado no centro da rotunda da Boavista, rodeada por belos jardins. A sul está a Casa da Música e a norte está localizado o primeiro centro comercial do Porto, CC Brasília.

06/14/2020





Monumento de exaltacion dos soldados ingleses e portugueses que loitaron contra Napoleon

06/14/2020





Monumento de exaltação aos heróis do ultramar

06/14/2020





Nice park. Some trees/shade. Beautiful statue in centre. Close to beautiful and modern music hall, which has a great little café:cafeteria with salads, sandwiches and pastries.

04/14/2020





Bom,maravilhoso,excelente,história cultura...muito bem localizado na rotunda fácil acesso.

01/14/2020





O Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular localiza-se na Rotunda da Boavista, Porto, Portugal.
A Guerra Peninsular, assim designada, foi aquela que uniu os portugueses e os ingleses contra os exércitos de França, de Napoleão Bonaparte, na Península Ibérica, no período de 1808 a 1814.
Bem no centro do jardim da Praça de Mouzinho de Albuquerque, ergue-se este monumento comemorativo aos bravos destas lutas.
Da autoria do arquitecto Marques da Silva e do escultor Alves de Sousa, projecto escolhido dentre os três melhores, esta obra levou alguns anos a ser concluída. Coube à Cooperativa dos Pedreiros o encargo de o erigir, sendo começado em 1909 e apenas inaugurado em 1952. Dada a morosidade do tempo de construção e a morte do escultor Alves de Sousa, ainda jovem (38 anos), a obra foi concluída sob a direcção dos escultores Henrique Moreira e José Sousa Caldas.
É composta por um pedestal, de 45 m de altura, rodeado de grupos escultóricos, chegando mesmo, dois deles, a morder a base. Estes, representam cenas de artilharia em movimento, podendo ver-se também soldados ingleses que vieram apoiar Portugal e a intervenção das gentes do povo na luta e o desastre da «Ponte das Barcas». De notar a presença do elemento feminino em todos os grupos: no da frente, uma mulher, a Vitória guiando o povo, empunha, na mão esquerda, a bandeira nacional e, na direita, uma espada.
Completa o conjunto uma alta coluna encimada por um leão (símbolo da bandeira de Inglaterra, que enviou soldados para apoiar os portugueses na sua vitória) sobre uma águia que derruba (esta é o símbolo do império de Napoleão).
Na base da figura tem figuras de soldados e cenas de factos ligados às guerras napoleónicas, em relevos esculpidos no granito.
Duas datas, em bronze, como toda a escultura, podem ver-se em duas frentes da base da coluna: MDCCCVIII e MDCCCIX. Ainda no pedestal, estão apostas as armas da cidade.

12/14/2019





Destacable dentro de la ciudad.

09/14/2019





Além do monumento único tem um jardim muito grande e bonito com muitos bancos e sombras

09/14/2019





Памятник символизирует местную войну между Португалией и Францией. Монумент большой, красивый.

07/14/2019





O homem que projectou este monumento é o Arquitecto Marques da Silva o mesmo que projectou a Estação Ferroviária de São Bento, Teatro Nacional São João, Armazéns Nascimentos entre outros edifícios no Porto e Guimarães.....

07/14/2019





Nesta época está com vários equipamentos para os miúdos e jovens! Muito bom para as famílias!

07/14/2019





Un lugar del que no se habla mucho en las recomendaciones de que ver en Oporto pero esta bastante chulo.

06/14/2018





Da autoria do arquitecto Marques da Silva e do escultor Alves de Sousa, projecto escolhido dentre os três melhores, esta obra levou alguns anos a ser concluída. Coube à Cooperativa dos Pedreiros o encargo de o erigir, sendo começado em 1909 e apenas inaugurado em 1952. Dada a morosidade do tempo de construção e a morte do escultor Alves de Sousa, ainda jovem (38 anos), a obra foi concluída sob a direcção dos escultores Henrique Moreira e Sousa Caldas.