Página inicial
>
Igreja católica in Vila do Conde, Porto
> Igreja Da Lapa Análise
Igreja Da Lapa
Igreja Católica em Vila do Conde, PortoAvaliações: 5 | Classificação geral: Perfeito
Excelente | |
bom | |
Médio | |
Mau | |
Terrível |
R. da Lapa 421, 4480-848 Vila do Conde, Portugal
Avaliações

06/14/2020





Local de culto católico muito acolhedor

06/14/2020





Igreja da Nossa senhora da Lapa.
Situada na rua da Lapa, perto da Cooperativa Agrícola. Sua construção remonta ao século XVIII, e constitui-se num dos principais monumentos da cidade pela sua vistosa fachada ladeada por duas imponentes torres.
Data do século XVIII, e constitui-se num dos principais monumentos da cidade pela sua vistosa fachada ladeada por duas óptimas torres; já o interior é bastante simples.
Antecedentes - Em 1548, no começo poente da actual rua da Lapa, construiu-se a Capela de São Sebastião. Na década seguinte, já está documentada, na entrada nascente do concelho, a existência da Capela de São Bartolomeu, antepassada da Igreja da Lapa. Desde 1258, uma centena de metros para norte dela, assinala-se a forca de Vila do Conde, que foi reconstruída em 1502. Em começos do século XVIII, conhece-se na capela de São Bartolomeu a devoção a Nossa Senhora da Lapa, mas a actual igreja deve-se à pregação do padre brasileiro Ângelo Ribeiro Sequeira, que esteve em Vila do Conde em 1756 ou 1757.
A construção - Data de Março de 1758 a escritura da entrega da obra desta igreja; é provável contudo que o projecto inicial tenha sido alterado e ampliado. Sabendo-se a semelhança do frontão da Igreja de Nossa Senhora da Lapa de Vila do Conde com o da igreja correspondente do Porto, cuja planta data também de 1758, é legítimo perguntar qual será anterior. Mas, depois daquela, a Igreja de Nossa Senhora da Lapa é a mais vistosa das várias que então se construíram dedicadas à mesma invocação.
No interior, a igreja possui uma muito bela talha neoclássica, datável de finais do século da sua construção. O principal arquitecto dela parece ser o da homónima do Porto, José de Figueiredo Seixas.

06/14/2020





Na origem desta igreja, estão o Prior Falcão, pároco de Vila do Conde em 1758, e o Pe. Ângelo Sequeira, brasileiro, grande divulgador da devoção a Nossa Senhora da Lapa, autor de obras como "A Botica Preciosa ou o Tesouro Precioso da Lapa", que passou por Vila do Conde em 1756.
Igreja S. José de Ribamar
::
Capela de São João Batista
::
Capela Santo Amaro
::
Capela de São Lourenço
::
Igreja de Nossa Senhora do Desterro

06/14/2020





Muito bonita. Recomendo visita.

12/14/2019





Um óptima igreja de culto. Recomendo.