Página inicial > ponte in Gimonde, Bragança > Ponte de Gimonde Análise

Ponte de Gimonde

Ponte em Gimonde, Bragança
Avaliações: 10 | Classificação geral: Perfeito
Excelente
8
bom
1
Médio
1
Mau
0
Terrível
0
1 image 2 image 3 image 4 image 5 image 6 image

5300-553 Rio de Onor, Portugal

Avaliações

06/14/2020
Gabriela Silva

Local muito bonito para visitar
06/14/2020
Jorge

Bom para umas fotos temáticas
06/14/2020
João Jaques

Classificada em 1990 como “Imóvel de Interesse Público”, a “Ponte de Gimonde” (ou “Ponte velha”, como é mais vulgarmente conhecida) ergue-se sobre o Rio Malara. Com acesso pela EN 218, faz a travessia a cerca de oito quilómetros de Bragança, cem metros a montante da ponte de finais de século XIX actualmente em uso. Na origem, tratar-se-ia de uma estrutura edificada durante o processo de romanização desta região do Noroeste peninsular, integrando a denominada “via XVII”, que estabelecia a ligação entre Bracara Augusta (Braga) e Asturica Augusta (Astorga), passando por Aquae Flaviae (Chaves), e que serviria de igual modo os habitantes do “Castro de Gimonde”, onde foram identificados e recolhidos inúmeros vestígios de ocupação romana. Construída primitivamente na matéria prima mais abundante na região – o xisto – argamassado com barro, em opus incertum, poucos serão, na verdade, os seus vestígios remanescentes. A actual ponte, em alvenaria de xisto, tem seis arcos quase iguais de volta perfeita construídos com aduelas estreitas e compridas em placas de xisto aparelhadas. O seu comprimento é de 144m por uma largura total de 4,5 metros. De ambos os lados possui cinco talhamares de perfil triangular. O tabuleiro em corcova encontra-se delimitado por guardas de xisto com 0,40 metros de espessura. A meio do corpo da ponte estava um grande olhal redondo que serviu para conduzir a água para um moinho que aqui existiu. Com efeito, esta ponte resulta de uma profunda intervenção conduzida durante o período medieval, numa clara evidência da pertinência dos propósitos que servia e para os quais fora concebida de início, tendo sido então utilizada pelos peregrinos que se deslocavam a Santiago de Compostela.
06/14/2020
Musta Devlin

Had an awesome morning here. The place is shaded and very peaceful. An elderly couple went fishing in the river. Unfortunately, the water isn't suitable for swimming, but it has public restrooms open 24/7.
03/14/2020
Maurício Rosário

Lugar muito pitoresco e aprazível. Ideal para um piquenique com amigos ou família.
12/14/2019
Francisco Basto

A ponte de Gimonde também referenciada como ponte Velha localiza-se sobre o rio Malara na altura de Gimonde no concelho de Bragança. Trata-se de uma antiga ponte Romana. A sua estrutura foi alterada ao longo dos séculos, nomeadamente durante a idade média período em que se incluem os seis arcos de meio ponto, com talhamares a montante e a jusante. Com as fundações assentes num maciço rochoso de xisto tanto as guardas da ponte como a sua superestrutura foram construídas com a mesma pedra. Encontra-se classificada como imóvel de interesse público desde o ano de 1990.
09/14/2019
Ana Cunha

Local muito sossegado. Tem parque de merendas, muito espaço para piqueniques e churrasqueiras. Tem também WC's apresentáveis e limpos. No entanto não há cafés/bares junto ao parque.
09/14/2019
João Miranda

Lindo e bom para fazer picnic em família.
08/14/2019
Marta Canteiro

Está abandonada, é pena, porque o local é lindíssimo
08/14/2019
nonetix

Se come muy bien en este pueblo

Deixe um comentário para Ponte de Gimonde