Página inicial
>
Local de culto in Alcantarilha, Faro
> Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição Análise
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Local De Culto em Alcantarilha, FaroAvaliações: 4 | Classificação geral: Perfeito
Excelente | |
bom | |
Médio | |
Mau | |
Terrível |
3,, Largo da Igreja 2, 8365-012 Alcantarilha, Portugal
Avaliações

06/15/2020





Auf dem Weg von West nach Ost, auf der N 125 machte eine Kapelle, von weitem sichtbar, in dem kleinem Ort Alcantarilha, in der Gemeinde Silves, auf sich aufmerksam. Kirchen sind immer Interessant, von der Architektur, Geschichte und Ausstattung, ging mir durch den Kopf. Ein Abstecher, verbunden mit einer kleinen Pause, wurde eingeplant. Nach einigen Außen Fotos der Kapelle stieß ich auf ein Hinweisschild mit der Aufschrift " Capella dos Ossos ". Neugierig geworden begab ich mich in Richtung der Anzeige. An dem Seitenschiff der Kirche befand sich der Eingang zu der Knochen Kapelle. Abgetrennt und gesichert durch ein Eisengitter, konnten die aufgeschichteten Schädel und Gebeine eingesehen werden. Nachdenklich über den Inhalt des Raumes und mit Ehrfurcht wurden einige Fotos geschossen, incl. der vor der Tür befindlichen Fliesen Hinweistafel . Der Abstecher, zu der Kapelle aus dem 16. Jahrhundert war eine Bereicherung meines Aufenthaltes und zur Nachahmung empfohlen.

06/15/2020





Bonita igreja bem mantida, com um altar em talha dourada e várias figuras religiosas no seu interior. Não esquecer a capela dos ossos que está adjacente.

10/15/2019





Igreja relativamente pequena no centro de Alcantarilha. Acolhedora
Ermida de São Sebastião
::
Lindíssimo
::
Barracão de Xangô - Terreiro de Umbanda
::
Rose mountain retreat
::
Nossa Senhora da Bondade

06/15/2016





A igreja paroquial de Alcantarilha, de Nossa Senhora da Conceição, construída no século XVI, é o principal monumento da Vila, classificado como Imóvel de Interesse Público.
No altar-mor está a imagem da Padroeira, que se destaca no interessante espólio de arte sacra do templo. A imagem de Nossa Senhora da Conceição, em madeira, esculpida no século XVIII por um autor desconhecido, mede 115 cm por 47 cm. Esta imagem representativa de Santa Maria, coroada, é deveras extraordinária. Tem no olhar uma profunda expressão de diálogo com o Além; um olhar vivo, um enigmático sorriso, o rosto levantado mas a cabeça ligeiramente inclinada para a esquerda: o lugar do Seu Imaculado coração. A expressão do rosto é arrebatadora: taumaturgo e metafísico, porém humano. O artista soube dar-Lhe um ar de pureza e divindade que envolve o ambiente como uma estranha luz auxiliada pela talha dourada barroca do altar que Lhe serve de cenário. Não tem, como Outras, o Menino nos braços; as mãos juntam-se em humilde acto de oração. A luz acentua-se no branco do vestido, encandeando o manto azul, ornamentado com motivos florais, com o forro em rosa que sobressai na dobra sobre o braço esquerdo, descendo - com o vestido - sobre a meia-lua que tem sob os pés e três cabeças erguidas de anjos rechonchudos que parecem seguir o olhar de Nossa Senhora, como se vislumbrassem a presença de Deus, sem receio da serpente que se enrola nos seus pescoços.
A torre da igreja avista-se por entre as ruelas estreitíssimas de Alcantarilha. Construída em 1848, é recolhida na fachada, à direita do observador. Tem quatro sinos: o maior tem uma cruz, a imagem e o nome de Nossa Senhora da Conceição; diz que foi feito em Lisboa por António Manuel Santareno, "na fabrica da Rva Avgvsta no Anno de 1847". O segundo é novo, de 1937; apresenta uma cruz e uma custódia. O terceiro tem a imagem de Nossa Senhora do Carmo; foi feito em Lisboa por José Domingues da Costa, em 1795. O quarto tem uma cruz.