Página inicial
>
Rio in Vila Verde da Raia, Vila Real
> Ribeira de Cambedo Regueirón Análise

Não há comentários para Ribeira de Cambedo Regueirón. Aqui estão críticas de outros comentários.
★
★
★
★
☆
João Jaques: Sita na freguesia da Vila, SMP. As armas foram concedidas, a 1/9/1793, ao Dr. João Manuel Gomes de Abreu Cunha Araújo. O primeiro membro dessa família a residir no Rio do Porto parece que foi o Dr. João António, nascido no século XVIII, filho de Bento da Cunha Araújo e de Maria Gonçalves, ou Maria Martins (moradores na Rua do Campo, depois Rua do Espírito Santo, perto da igreja matriz da Vila), casado com D. Maria Gomes de Abreu, ou D. Mariana Gomes Figueiroa (ver “O Meu Livro das Gerações Melgacenses”, vol. I, p. 409). Na obra citada, p. 410, lê-se: «Ora em 17/5/1748 D. António da Glória, mestre doutor de Sagrada Teologia na Universidade de Coimbra e Prior Donatário do Real Mosteiro do Salvador de Paderne e os mais padres conciliares emprazaram por três vidas aos fidalgos da Casa do Rio do Porto o prazo das Serenadas, que pertencera à família da mulher.» No entanto, quem solicitou à rainha D. Maria I a justificação de nobreza e mandou colocar as pedras de armas no frontispício da Casa foi o Dr. João Manuel Gomes de Abreu Cunha Araújo, filho do Dr. João António de Araújo e de D. Mariana Gomes de Abreu, neto paterno de Bento da Cunha Araújo e de D. Maria Martins, e bisneto de Gonçalo da Cunha Araújo e de D. Catarina Esteves; e neto materno de João Gomes de Abreu e de D. Maria Gomes de Figueiroa, e bisneto de Manuel Gomes de Abreu e de D. Jerónima de Castro. Este Dr. João Manuel casou, a 6/8/1768, com D. Isabel Maria, filha do capitão Manuel Luís Pereira da Gama e de Maria de Araújo, moradores no Campo da Feira de Fora, SMP, e faleceu em 1813.
É curioso que esta Casa Solar tenha sido adquirida, na década de vinte do séc. XX, pelo então secretário de finanças em Melgaço, Ernesto Viriato dos Passos Ferreira da Silva, de Braga, casado em Melgaço a 21/9/1918 com Margarida Maria, neta ilegítima do fidalgo da dita Casa, Caetano José de Abreu Cunha Araújo, e de Margarida Carolina de Castro Álvares de Barros. O acontecimento gerou polémica, pois Ernesto Viriato era o chefe dos republicanos no concelho, e foi Governador Civil de Viana em 1925. Acusaram-no de monárquico, mas ele argumentou publicamente que comprara aquela Casa fidalga porque estava em ruínas e queria recuperá-la. O certo é que ali viveu com a família, com o peso daqueles brasões à porta de entrada.
2020-03-16 11:27:18
Comentários recentes sobre outros lugares próximos Ribeira de Cambedo Regueirón
Esta é a melhor casa de peças por causa do Mike e do grande pessoal de lá. Eu conheço o Mike há anos. O seu conhecimento de peças, números de peças e substituições é inigualável. Além disso, ele é apenas uma boa pessoa que você sempre fica feliz em ver. Eu também adoro a música, o gato da loja e as plantas. É uma grande quebra mental. Obrigado V & V por encontrar grandes pessoas, é como o Cheers como uma casa de peças moderna (que na verdade é moderna).
Lugar horrível de sempre!! Se eu pudesse dar menos 5 estrelas eu daria! Fiz uma encomenda de envio e paguei na totalidade, quando chegou o dia da minha entrega tinha menos de metade da minha entrega. Falei com várias pessoas que disseram que a enviariam numa data posterior. Recebi uma chamada para um encontro mais tarde e disse-me que não tinham a quantia total. Então, ou me venderam mercadoria que não tinham ou revenderam a minha. Sem vontade de ajudar a resolver ou melhorar a situação, incapazes de se comunicarem uns com os outros ou com os clientes!! Não compre nesta loja com segurança o seu tempo e dinheiro!!
Deixe um comentário para Ribeira de Cambedo Regueirón