Página inicial
>
Observatório in Alvados, Leiria
> Fórnea - Porto de Mós Análise
Fórnea - Porto de Mós
Observatório em Alvados, Leiria
Avaliações: 56 | Classificação geral: Perfeito
Excelente | |
bom | |
Médio | |
Mau | |
Terrível |
Chão das Pias, Alcaria, Portugal
Avaliações

06/14/2020





Uma paisagem deslumbrante!
Visitar de preferência no fim do Inverno.

06/14/2020





Passei muito bem o Verão por aqui aconselho

06/14/2020





Um sítio bonito para se passear
Miradouro da Serra do Picoto
::
MM Frio
::
VMF - Material de Fotografia e Video
::
Estoril Discos Bicesse
::
Peniche, Ponta do Trovão

06/14/2020





Bom local para passear! No inverno com água a correr fica muito mais bonito!

06/14/2020





Excelente local para visitar e observar o ciclo da água. Tal com está na fotografia, é também um ótimo espaço para visitar de bicicleta de montanha. Tem muito para ver, principalmente se tiver ocorrido precipitação na semana anterior. Deste modo, existirá água a correr e tornará a paisagem ainda mais bonita.

06/14/2020





Local esplêndido, beleza natural singular

06/14/2020





Ótimo pelas vistas e para quem gosta de caminhar.

06/14/2020





Um estranho fenómeno geológico dá a ilusão de ser um anfiteatro natural. A Fórnea assemelha-se a um enorme abatimento da crosta terrestre começando em Chão das Pias e descendo até Alcaria.
Porque os solos da Serra de Aire e Candeeiros são ocos e apresentam vácuos, puderam dar origem às grutas, mas também a este local: uma depressão de milhões de anos rodeada de cursos de água.
Na zona da várzea existe um vale de oliveiras, enquanto que no espaço envolvente se encontram duas cascatas, e duas nascentes. A zona do semi-circulo é envolvida pela Serra de Ladeiras, Pena de Águia e Cabeço Raposeiro. As erosões provocadas pelas chuvas e pelas águas nascentes criaram um cenário natural impressionante. No interior da Fórnea encontra-se a Cova da Velha, uma cavidade com uma nascente que alimenta o Ribeiro da Fórnea.
Flora: matos baixos compostos por roselhas, alecrins e pilriteiros. Existem também algumas figueiras, loureiros e medronheiros. Podem, também, ser encontrados exemplares de uma árvore rara em Portugal: a zelha. Em termos de plantas aromáticas, pode encontrar-se o poejo.
Fauna: pelas suas características, a Fórnea permite a existência de uma grande variedade de habitats levando a que existam diferentes espécies de fauna: répteis - cobra-de-escada, cobra-de-ferradura, sardão e lagartiza-do-mato; aves - peneireiro-de-dorso-malhado, águia-cobreira, águia-de-asa-redonda, cartaxo, tentilhão-comum, toutinegra-real, verdilhão, milheiriça, perdiz, rola, escrevedeira-de-garganta-preta; mamíferos - raposa, doninha, texugo e ouriço-cacheiro.
Pontos de Interesse:
Ribeira da Fórnea: ribeira temporária alimentada pelas águas que provêm da Fórnea. Contém água em quantidade considerável no Inverno e seca no Verão.
Conglomerados: situam-se no leito da Ribeira. Grandes blocos calcários de cor esbranquiçada constituídos por fragmentos de rocha, mais ou menos arredondados.
Cascata/cascalheiras: depósitos de crioclastos e escombreiras. Típicos do clima frio, são vestígios do gelo aqui presente noutras eras.
Fórnea: anfiteatro natural com 500 metros de diâmetro e 250 metros de altura.
Cova da Velha: Cavidade penetrável localizada na Fórnea, onde existe uma nascente que alimenta a Ribeira da Fórnea.
in Municipio de Porto de Mós

06/14/2020





A visitar após as.boas chuvadas por agora tá seco.nao vale a pena lá ir

06/14/2020





Local muito bom para passeio familiar

06/14/2020





Como adoro natureza sou suspeita. Mas um trilho bom, tanto de um lado como de outro da serra. Só pecou pela falta de água que faz um espetáculo divino..

06/14/2020





Excelente local para passear e observar a natureza reduzindo o ser humano a sua dimensão.

06/14/2020





Miradouro da Fornea Definitivamente, o nosso Portugal é assim uma coisa indescritível.

06/14/2020





Fantástica formação rochosa calcária, única em Portugal, 1 espécie de teatro romano.

06/14/2020





Local lindo para caminhar e apreciar a natureza. Fui lá duas vezes na esperança de ver a cascata. Da primeira vez não havia água na cascata. Regressei semanas mais tarde e havia cascata. O segredo? Visitar este local em alturas de muita pluviosidade. Certifiquem-se que dias antes ou mesmo semanas antes tenha chovido imenso pois de outro modo não conseguem ver a cascata. Uma vez que se trata de maciços calcários se não tiver chovido muito a água não chega a vir à superfície para criar a cascata.

06/14/2020





FORNEA
ALCARRIA
UN GIGANTE NATURAL ENCANTADO A SUS PIES
A Fórnea es el único anfiteatro natural del país es el mejor conservado de Europa, por eso este es un lugar para no dejar de visitar cuando se visita Porto de Mos, así como el Parque Natural das Serras do Aire e Cadeeiro.
A estructura geológica un anfiteatro, con cerca de 500 metros de diámetro y 250 metros de altura, corresponde a la cabecera encajada de la ribera de Fórnea escavada en calcáreos margosos y margos del Periodo del Jurásico Inferior lo que se sobreponen los calcáreos del Jurásico Medio. El camino tiene su inicio junto el cafe local y entra en la zona de Várzea donde existe un valle de olivos,higueras, y laureles.
En invierno con la lluvia el trayecto tiene más vida, el caudal del rio aumenta y las cascadas aumentan su volumen. Escenario dificilmente encontrado en los meses calidos del verano. En el interior de A Fórnea llega la Cueva Velha una cavidad con una naciente que también alimenta la ribera afluente del rio Alcaide y subafluente del rio Lena. El acceso a esta cavidad presenta alguna dificultad devido al piso inestable con el que se aconseja mucha atención.
Lugar de singular belleza en A Fórnea en el que aun es posible encontrar poejo y zelhas, un arbol raro en el territorio portugues.
GPS: 39°34'8”N – 8°47'40”W
Distancia de recorrido 1 km.
Tiempo empleado 1 horas.
Altitud máxima 383 metros, altitud mínima 246 metros.
Por Trekking Largos Pasos
FORNEA
ALCARRIA
A NATURAL AND ENCHANTED GIANT AT YOUR FEET
Fórnea is the only natural amphitheater in the country and the best preserved in Europa, so this is a place you must not mis when visiting Porto de Mos as well as the Serra de Aire and Cadeeiros Naturan Cadeeiros Natural Park. The geological structure forming an amphitheater of abaut 500 meter in diameter and 250 meter in height correspond to the fitted in headwaters of the Fórnea stream excavated in calcareous limestone and marls of the Lover Jurassic Period overlapped by the limestone of the Middle Jurassic.
The route star netx to the local café and enters the floodplain area where there is a valley of olive trees, fig trees, and laurel trees.
In winter, when rain comes the path gains life. The streamflow increases and water cascades gain strength a scenario hardly encountered during warmer months in the interior of Fórnea, one arrives at Cova Velha, a cavity with a spring that also feeds the river, tributary of the Alcaide river and sub affluent of the Lena river.
To access to this cavity presents some difficulties due to the unstable floor, which is why extra caution is advised. In this place of unparalleled beauty. It is also posible to find pennyroyal and Montpellier maple trees, a rate tree in national territory.
GPS: 39°34'08”N – 8°47'40”W
Distance 1 km.
Time 1 horas.
Height 383 metros
For Trekking Largos Pasos

06/14/2020





Local lindo e relaxante para dar um passeio

06/14/2020





Espetacular antiteatro natural

06/14/2020





Local deslumbrante com a serra dos Candeeiros como pano de fundo. A Formaçao rochosa forma um anfiteatro Natural tornando este lugar mitico. No fundo desta maravilha natural encontra se uma queda de água mas que apenas ganha vida quando chove.

06/14/2020





Bonita principalmente quando tem água. Recomendo visitar no inverno

06/14/2020





Bela vista mas poderia ter algo mais para os visitantes.

06/14/2020





Muito bonito, mas os acessos não são os melhores. Para ver água deverá ser em dias em que houve chuva recente, sendo que o chão estará todo lamacento. Mas no fim é um sítio encantador.

06/14/2020





Num local extremamente belo da "nossa" natureza... enquanto as máquinas "assassinas" que andam por perto não a devorarem!!!!

06/14/2020





Excelente local natural para se desfrutar da natureza. Vale a pena a viagem, e as subidas mais íngremes. A paisagem é os cenários que se avistam dos pontos mais altos ... compensa o cansaço. Não esquecer uma garrafa de água.

06/14/2020





Dica: a localização que aparece no Google Maps não é exatamente onde está a cascata.

06/14/2020





Local saudável e de beleza para passear em família.

05/17/2020





Local muito interessante para caminhadas na natureza.

03/14/2020





Calmo e puro, apenas não jorrava água .

01/14/2020





Nao tive oportunidade de ver no inverno ouvi dizer que faz uma cascata e fica lindo
Mas quando fui adorei.. a sensação de quando se chega ao topo da fornea pela primeira vez é inesquecível.. parece outro mundo la em baixo. De facto, é muito lindo
Se quiserem ir de carro até la cima, so com um 4x4.. o meu opel ficou a meio tive que lhe dar meia volta, mas a subida a pé demora apenas 5min
Siga!!

01/14/2020





Vista magnífica, paisagem muito bonita.

11/14/2019





Falta como em tanto lugar de Portugal alguma informação sobre o local.

11/14/2019





Extremamente bonito.
A Fórnea de Alvados é um espectacular anfiteatro com cerca de 1 km de diâmetro e 250 metros de altura escavado nos calcários margosos, margas e calcários do Jurássico inferior e médio, ricos em fósseis de amonites e belemnites. A meia encosta, é possível visitar uma das nascentes mais elevadas, onde a água brota da gruta da Cova da Velha, apenas em algumas alturas do ano. Esta gruta, visitável na sua parte inicial, tem uma galeria rectilínea com cerca de meio quilómetro de extensão e envolvida ao longo de uma falha.
Vários trilhos, para todos os gostos, medios até difíceis. Trilho com fósseis lindíssimos e com uns 100metros de extensão....
A nível geológico: O papel das falhas à escala das Fórneas:
Uma falha corresponde a uma zona de descontinuidade geológica, preferencialmente erodível, que se transforma num dreno privilegiado para as águas de superfície. Quanto às águas subterrâneas, vão poder infiltrar-se, cavando redes subterrâneas, arrastando pedras e saibros que contribuem para a erosão da rocha, até formar uma profunda depressão que estará na origem da Fórnea.
Entre diversos tipos de falhas, podemos distinguir as principais: Falha por distensão, por compressão, por desligamento, ou falha oblíqua.

09/14/2019





Tem uma paisagem magnífica

08/14/2019





Boa vista sobre os montes. Tem um percurso terrestre por entre os vales que nao experimentei mas parece ser de media dificuldade

07/14/2019





Voor de fantastische geur en uitzicht

06/14/2018





Informa-se que existe um percurso de 3km com o inicio em Zambujal de Alcaria... para ver a Fórnia... 39.568971,-8.794566
Excelente passeio em Familia... principalmente depois de chover para se ver a cascata....

06/14/2018





Lindíssimo. Vale apena visitar.

06/14/2018





Local lindo. A quem gosta de caminhar vale apena fazer a volta pelo pico da serra a volta da fornea. Ver os fósseis que são em abundância.

06/14/2018





Talvez no inverno seja mais bonito por causa da queda de água. Apesar de tudo, quem vai pelo Chãos das pias tem trilhos bons para bicicleta e até para fazer caminhadas. Quem vai só pela queda de água, pode ir até ao Zambujal da alcaria que tem um caminho curto até às fornea

06/14/2018





Local lindo ótimo para realizar passeio junto a natureza

06/14/2018





Local paradisíaco de comunhão com a natureza. Podemos dividir o passeio em duas partes: numa delas temos o miradouro, com uma vista fenomenal de todo o vale. Numa segunda parte, podemos deslocar-nos (de carro) para a parte inferior do vale e aí fazer o percurso pedestre pelo meio da flora e das cachoeiras (só têm água em tempo de chuvas) e disfrutar de um cenário natural unico. As fotos publicadas têm imagens tanto do miradouro como do caminho pedestre. Na ida para o caminho pedestre, sugiro deixar o carro no estacionamento à beira da estrada e fazer todo o percurso a pé, pois é de difícil acesso para carros.

06/14/2018





Passeio pedestre de 3km, sem desnível, fácil acesso. Pequena zona de parqueamento 400m mais à frente avançando pela estrada de terra batida. Muitos buracos mas o carro passa.
SÓ TEM ÁGUA IMEDIATAMENTE APÓS A CHUVA. É bem possível que em menos de 24h fique praticamente seca.

06/14/2018





Liberdade e tranquilidade.. excelente

06/14/2018





Muito relaxante. 3km a pé sempre ao lado do riacho, muitas pessoas aos FDS, mau para as fotos...

06/14/2018





Paisagens brutais! Vale a pena visitar!

06/14/2018





Sítio fabuloso
De inverno ainda mais bonito com cascatas de água

06/14/2018





Excelente localização geográfica, maravilhoso quando há bastantes chuvas o que faz subir a intensidade e o leito do rio e das quedas de água. Fácil acesso

06/14/2018





Lugar de beleza única e fantástico para caminhadas

06/14/2018





Uma boa caminhada, para um destino final maravilhoso!

06/14/2018





Local de uma beleza natural ímpar.

06/14/2018





Excelente vista de cima para o polje de Alvados a partir de um anfiteatro natural que visto lá de baixo impressiona bastante....

06/14/2018





Paisagem linda! E o som da água a correr é simplesmente relaxante!

06/14/2018





Grande vista e boa oportunidade de fotos, aconselho deixar o carro no pequeno estacionamento ao pé do trilho pedestre e caminhar até ao topo da coluna do lado esquerdo. Muito ar puro e paisagens magníficas, um pequeno tesouro escondido.

06/14/2018





Vista espetacular um descanso para ver os vales e montanhas da região

06/14/2018





Um dos destinos de eleição no btt na zona. Trilhos em pedra com uma fantástica vista a perder de vista, onde a paz e o silêncio proporcionam um bem estar fora do normal. Zona normalmente visitada em caminhadas, trails, btt. Aconselho a todos os que gostam de btt, posso disponibilizar track Gps.

06/14/2018





De novo, a Serra de Aire e Candeeiros, deslumbra-nos pelo seu lado positivo. Desta vez, uma estrutura geológica única em Portugal e uma das mais bem conservadas na Europa. A Fórnea. Este magnífico anfiteatro, com 250 metros de altura e 500 de diâmetro, é o local ideal para uma boa caminhada ao ar livre e com uma vista deslumbrante. Para quem gosta deste tipo de passeios, aconselho vivamente irem até lá, porque de certeza que jamais pensaram existir tal lugar. Após o passeio da manhã, vamos até ao Livramento e aproveitando a simpatia da Dª Guida, fazemos uma bela refeição na Tasquinha D. Maria, para ganharmos ânimo para o passeio da tarde. De uma coisa tenho a certeza. Vou lá voltar no Inverno, depois das chuvas e aproveitar as brasas da Tia Maria. Será a cereja em cima do bolo. Uma imagem é tirada de Alcaria (parte de baixo) e a outra de Chão de Pias ( vista da parte de cima).