Página inicial
>
Igreja católica in Ponte de Lima, Viana do Castelo
> Igreja da Misericórdia de Ponte de Lima Análise
Igreja da Misericórdia de Ponte de Lima
Igreja Católica em Ponte de Lima, Viana do CasteloAvaliações: 1 | Classificação geral: excelente
Excelente | |
bom | |
Médio | |
Mau | |
Terrível |
R. da Matriz 12, 4990-117 Pte. de Lima, Portugal
Avaliações

03/15/2020





O conjunto edificado pertencente à Misericórdia, que se encontrava encostado à muralha do burgo, viria a ser interrompido e dividido em duas partes no início do século XX com a abertura da Rua Cardeal Saraiva.
Em 1551, à Irmandade da Misericórdia foram anexadas duas instituições como o Hospital dos Gafos (interpretado como hospital dos leprosos) e o Hospital da Praça, acabando este último como sede da Misericórdia. Era formado por uma única enfermaria e uma pequena capela.
No ano de 1629 foi proposto pelo provedor Diogo Ferraz à Misericórdia um novo templo religioso, com a pretensão de ser sepultado no local, juntamente com a sua mulher. A oferta foi aceite e encomendada a um artista desconhecido, na possibilidade de ser um artista local, e da qual resultou num amplo templo tardo-maneirista.
Situada no centro histórico da Vila, a sua fachada principal está orientada para a Igreja Matriz, com uma porta secundária e parte do edifício do Consistório orientada para sul, para a Rua Cardeal Saraiva.
A igreja é formada por uma planta retangular com nave e capela-mor e posicionada transversalmente. A fachada principal está orientada para um pequeno pátio que acessa também para o Consistório, através de uma escadaria em pedra (substituiu o antigo hospital) e pela sacristia.
O portal principal, que inicialmente correspondia à fachada lateral, tem como rasgo a porta de moldura retangular, em granito, ladeada por duas colunas toscanas assentes sobre plintos. Sobrepõe-se uma arquitrave com relevo, com a representação da Mater Omnium (iconografia da Senhora da Misericórdia), enquadrada igualmente por duas colunas toscanas. O portal é ladeado por duas imagens assentes em mísulas, sendo o da esquerda São Roque e o da direita Santo Aleixo.
O interior é formado por uma cobertura de abóbada em madeira, de vários tramos com falsas ogivas, ao gosto manuelino revivalista, pintadas com motivos de brutesco policromado.
O restante é formado por um coro-alto, um púlpito e dois altares laterais. Segue-se o arco triunfal com acesso para a capela-mor, em que se destaca o retábulo-mor, de talha dourada, com uma representação da Virgem da Misericórdia de madeira.
Foi no ano de 1946 que a Igreja se tornou Imóvel de Interesse Público.
Esta igreja está localizada no mesmo largo e em frente da Igreja Matriz.
Capela de Nossa Senhora da Conceição
::
Capela do Corim
::
Igreja Paroquial de Barreiros
::
Igreja de Lamas
::
Capela Senhor dos Aflitos
Comentários recentes sobre outros lugares próximos Igreja da Misericórdia de Ponte de Lima
Entrou sabendo o que estávamos procurando e foi abordado muito rapidamente por Kent que foi acima e além para nos encontrar a secadora perfeita, conjunto de quarto e colchão. Trabalhou dentro do nosso orçamento e fez todos os esforços para nos chamar e encontrar cada peça para o nosso conjunto, mesmo que a loja deles não o tivesse. Entrou em grandes detalhes explicando planos de proteção e métodos de entrega que funcionavam melhor para nós. Mesmo depois de comprar um secador eléctrico em vez do gás que eu precisava. Entrei no dia seguinte, Kent e o gerente Ron me ajudaram sem problemas. Eu até saí com uma secadora melhor do que a que comprei originalmente em um grande negócio que funcionou para mim. Mais uma vez obrigado, Kent e Ron. Eu definitivamente voltarei para as minhas futuras necessidades de aparelhos e móveis!
Muito limpo!! Fui à loja para comprar roupa de cama, mas eles não tinham o que eu queria, mas o vendedor lá dentro levou algum tempo para me ajudar a montar um plano alternativo e eu não poderia estar mais feliz com o que nós arranjamos!! Devo-lhes um agradecimento porque estou mais feliz com o que acabei por fazer do que com o que inicialmente tinha ido fazer... falar sobre o fantástico atendimento ao cliente